Quando se fala em galinhada a primeira imagem que vem é aquele panelão em cima do forno à lenha. Uma característica rústica parecida com a da feijoada ou dobradinha e outros pratos típicos brasileiros feitos em grande quantidade. Porém, a característica que define esses pratos e a cultura que vem junto com eles é o uso de ingredientes baratos, às vezes carnes de segunda. E enquanto os outros dois se apoiam nas carnes bovinas, caprinas e suínas, a galinhada se baseia no frango.
O frango é a carne mais consumida nas casas brasileiras por vários motivos, mas nem sempre como galinhada! Um preparo como esse, que cozinha o arroz junto com o frango é muito prático e barato e não tem porque não estar na sua lista de compras.
Como é conhecida popularmente
De tão fácil que é muitos devem até fazer em casa e chamar de mexidão, já que tendo a coxa de frango e o arroz, você pode utilizar o que mais estiver sobrando em casa para complementar. Como a ideia é cozinhar tudo junto, quanto mais sabores diferentes e contrastantes estiverem na mistura, melhor. E claro, o que sempre falamos por aqui: se te ajuda a economizar e aproveitar melhor os ingredientes, tem que estar na alimentação!
O CyberCook separou algumas receitas que variam o modo de preparo da galinhada para provar que só depende de você para surgir uma receita nova!
Confira 4 receitas para preparar a sua galinhada
Galinhada caipira
Para uns esse nome pode até ser redundante, já que a galinhada realmente é um prato muito tradicional do interior. O que torna ela caipira é a procedência do frango, muitas vezes orgânico que não se alimenta de ração, o que desenvolve muito o sabor da carne. Mas pode ser também o fato de usar todos os miúdos na receita, como coração, pé, moela e etc.
Galinhada com Pequi
O pequi é uma das frutas mais usadas na culinária sertaneja. Por exemplo, é ingrediente de receitas muito tradicionais de Minas Gerais e Goiás, como o próprio Frango com Pequi. Parece inevitável que surja na galinhada, mas quem conhece o sabor sabe que é completamente revolucionário.
Galinhada do lobisomem
Não é receita de Halloween, pode ficar tranquilo. Pode até ter surgido por conta de algum mito contado culturalmente no interior, mas muda pouco a receita. A adição do açafrão, tempero um pouco mais caro, e da leve caramelização do frango e aos legumes, é o que muda nesse prato delicioso.
Galinhada no vinho tinto
Mudando mais um pouco a receita, troque um pouco da água do cozimento por vinho tinto e veja o que um ingrediente nobre como o fermentado de uva pode fazer para sua receita. Além de todo aroma e sabor, muda também o aspecto da galinhada com muito mais cor e personalidade. Vale muito a pena experimentar.
Por fim, em vez de mais uma receita, aqui vai uma dica. Estamos falando de frango e arroz, ingredientes muito versáteis, mas que também tem muitas variações de si próprios. O arroz, por exemplo, pode ser negro, vermelho ou selvagem e cada um desses vai trazer características muito diferentes para sua galinhada.
Conheça mais sobre as culinárias do interior do país e aventure-se na cozinha. O mais importante é se divertir e comer bem. O resto a gente arranja!
Bom apetite!