Dê mais tempo para suas frutas e legumes

Publicada em: 12/08/2021 14:50

Todo mundo deveria ter um segredinho para guardar as frutas e vegetais na geladeira. Até porque quem não tem costuma ver seus ingredientes deliciosos escurecerem ou ficarem manchados até que não dê mais para comer. E se você faz parte desse grupo, sabe o quão curto pode ser o tempo entre o momento em que você chega das compras e o que a fruta estragou.

Mas não se preocupe, o CyberCook está sempre buscando a melhor maneira, receita ou dica para te ajudar com o melhor aproveitamento dos seus ingredientes, tanto nas receitas quanto na hora de jogar fora.

Frescas, cada uma no seu pote

Principalmente para as frutas, é importante guardar da melhor maneira na geladeira para que não estrague tão rápido e nem estrague outros produtos frescos.

  • Uma boa primeira dica é guardar suas frutas cortadas em potes escuros para impedir que a luz tenha muito efeito nela.
  • Isso, além de guardar cada fruta em um pote, o que ajuda a não proliferar nenhuma bactéria nem misturar os aromas.

Essas duas dicas fazem muita diferença, por mais simples que possam parecer, e costumam fazer com que suas frutas durem bem mais. Se estiver com poucos potes, uma última opção é fazer a salada de frutas com bastante suco de laranja ou de limão, para manter as frutas dentro do suco ácido.

Essas são dicas para preservar suas frutas um pouco mais a fim de poder comê-las o quanto antes. Porém, se suas bananas estão sempre pretas, aqui vão uma série de receitas que são ideais para você.

Nunca é tarde demais para suas frutas

Normalmente o intuito das frutas é ser inserida no meio da alimentação do dia a dia, fresca ou in natura. Porém, se você não tiver um consumo de acordo com a quantidade que compra, é inevitável acabar consumindo frutas muito maduras. Por isso, o CyberCook trouxe o Chef Laurent Suaudeau para nos dar uma aula de como preservar melhor nossas frutas, seja desidratando-as ou fazendo as deliciosas compotas!

Você confere a aula inteira do chef, na qual ele te mostra como fazer uva-passa, confit de tomate e uma compota de banana e mamão, aqui!

Esses doces combinam muito bem com vários momentos e pratos do seu dia. Vale tanto para a sobremesa do almoço quanto para a entrada de um jantar especial, acompanhado de um queijo diferente e outros quitutes. Assim como a fruta desidratada, que dura muito mais e pode ser levada para qualquer lugar sem o medo de estragar com o calor ou coisas do tipo.

Quanto mais tempo na geladeira, melhor

Um processo bem parecido com as compotas, mas em uma versão salgada, é o picles! E aí logo de cara uma curiosidade: picles é o processo, e não o pepino!

Picles é o processo de curtir qualquer tipo de legume ou vegetal em uma solução ácida que transforma totalmente o sabor daquele ingrediente para melhor. Além, é claro, de fazer durar muito, mas muito mais! Dentro do mundo do picles existem dois processos nos quais podem ser utilizados quaisquer tipos de legume.

O primeiro tipo é o picles rápido: esse aqui é mais um jeito de armazenar seu legume, seja pepino, cebola, cenoura, uma mistura como essa berinjela com pimentão em conserva ou até mesmo aquele ovo de codorna

O segundo tipo é o picles longo: nesse tipo está inclusa a fermentação do ingrediente, o que afeta ainda mais seu sabor, deixando o aroma mais forte. Algumas receitas do mundo valem a pena ser citadas como exemplo para esse:

  • Chucrute: Essa receita super comum na alemanha vem de um picles de repolho bem fininho e temperado. Você pode até fazer o chucrute com um picles rápido, mas deixar o repolho fermentar é o que dá o verdadeiro sabor e que combina tão bem com o joelho de porco, salsichão e etc.
  • Kimchi:  Pode copiar, mas não faz igual! O kimchi também é um picles de repolho, mas esse precisa ser longo, até fermentar. Uma receita muito tradicional da Coréia do Sul que leva bastante pimenta!

O objetivo do CyberCook com essas dicas e ideias é te incitar a buscar mais perspectivas, equilibrar sua alimentação e manter a noção de sustentabilidade sempre como prioridade!

Nosso especial Cozinha Sustentável com o Chef Laurent Suaudeau está cheio de receitas, dicas e técnicas para melhorar suas habilidades e não deixar desperdiçar mais nada!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: