O dadinho de tapioca conquistou o gosto popular em vários bares Brasil afora como um petisco simples, bastante queijudo e relativamente saudável, mas foi a sua combinação com a geleia de pimenta (um molho ainda não tão comum no Brasil) que fez sua popularidade explodir!
Agora você vai aprender a fazer uma versão recheada e com muito mais presença, em casa, assim como a geléia de pimenta, que dá toda a cor, aroma e sabor para combinar perfeitamente com a textura desse petisco delicioso e super fácil!
Receita de dadinho de tapioca recheado
Ingredientes
- Leite 2 xícaras (chá)
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino em grãos a gosto
- Queijo de Coalho 250 gramas
- Tapioca granulada 250 gramas
- Mussarela 100 gramas
- Presunto Magro 75 gramas
Modo de preparo
- Em uma panela aqueça o leite com o sal e a pimenta até ferver, depois retire do fogo.
- Adicione o queijo coalho ralado e a tapioca, misture bem.
- Transfira metade da massa para uma assadeira com plástico filme por baixo e alise bem.
- Distribua a mussarela e o presunto e cubra com o restante da massa, alisando bem.
- Leve para geladeira por 3 horas até firmar para depois cortar em cubos uniformes.
- Frite em óleo quente (180°C) até ficar dourado e drene o excesso de óleo com papel toalha.
- Se desejar, pode ser assado: Unte uma assadeira e coloque os dadinhos cortados pincelados com um pouco de óleo, leve ao forno à 180°C por 22-25 minutos, virando na metade do tempo.
Todos os ingredientes dessa receita você encontra no Carrefour, com qualidade e entrega em casa!
Esse link te leva direto para a lista de compras com os ingredientes dessa receita!
Receita de geleia de pimenta para acompanhar
Ingredientes
Abacaxi 1 unidade
Açúcar 700 gramas
Pimenta Dedo-de-Moça 6 unidades
Modo de preparo
Bata no liquidificador o abacaxi com 3 copos de água, coe e acrescente o açúcar, as pimentas picadas (3 com sementes 3 sem sementes). Leve ao fogo por 30 minutos até que fique em ponto de geléia mole. Coloque em vidros. Use para acompanhar carnes, pernil, tender, etc.
Obs:Pode-se usar também outras frutas, como morango, kiwi, ameixas, maçã e etc.
Mais acompanhamentos para o petisco perfeito
O dadinho de tapioca é um petisco muito divertido por ter uma base neutra, cujo sabor vem basicamente do queijo usado (que pode ser variado, vale a dica!), então combina com diversos molhos diferentes.
Uma ideia importante para escolher os molhos é que eles tenham algo doce para combinar com o salgado do dadinho, então seguem algumas sugestões:
- Mel ou melaço de cana: o bom desses dois é que é muito fácil de encontrar no mercado e a combinação do puro doce com o salgado é uma delícia! Aqui o CyberCook só não sugere usar um queijo muito presente como o gorgonzola, mas um provolone já pode ser considerado.
- Catchup: o catchup rústico e caseiro pode ter um tom mais adocicado se você quiser. Esse toque a mais de açúcar vai combinar muito bem com seu dadinho, principalmente esse recheado que trouxemos!
- Geleia de bacon com cebola: outra opção maravilhosa para seu dadinho. Com a cebola caramelizada você também consegue o dulçor do qual tanto falamos e que faz boa diferença.
- Molho barbecue apimentado: o barbecue sozinho seria interessante, mas nada demais. Já essa versão apimentada traz um toque diferente que complementa seu happy hour com muita sede!
Petisco saudável?
O dadinho de tapioca é realmente saudável? Por um lado nós temos a gordura do queijo cremoso e do outro a tapioca, normalmente relacionada a dietas. Qual é o equilíbrio?
A tapioca é uma opção para ter menos carboidrato do que a farinha de trigo normal, então ela serve para um propósito bem específico, já o queijo, sim, é gorduroso e é o que dá o sabor e textura do dadinho. Porém, tudo depende da porção que você come e como ele é frito. Se for no óleo, aí a gordura aumenta, mas se for na fritadeira elétrica ou no forno esse petisco fica mais equilibrado e pode ser consumido mais vezes!
Mantenha o equilíbrio e divirta-se experimentando diversos molhos!