Uma base simples que permite inúmeras opções de coberturas: este é o cupcake, doce comum nas festas americanas que com nosso passo a passo também poderá fazer parte das suas.
Também é uma ideia boa para fazer uma renda extra, então anote esse passo a passo e faça deliciosos cupcakes.
Boa leitura.
As muitas origens do cupcake
Há algumas controvérsias históricas sobre a autoria desses bolinhos, como os ingleses, que acreditam que o cupcake é apenas uma versão dos tradicionais muffins britânicos.
A ideia era fazer o preparo normal de bolinhos, mas para ganhar tempo porcionava-se em forminhas menores para assar mais rápido, e deram o nome de fairy cake.
Os Estados Unidos, por sua vez, contam uma história diferente, na qual basicamente os cupcakes foram uma saída criativa de algumas donas de casa para a falta de assadeiras, então assavam as massas de bolo nas xícaras mesmo, tanto que vem daí o nome cup = xícara e cake = bolo.
Só não vá confundir com o bolo de caneca que também já falamos aqui, pois este realmente é uma forma prática de assar bolo, o cupcake já passou por várias aprimorações até ser este docinho icônico com topos variados e gostosos.
Receita de cupcake
Esta é a receita básica e econômica para fazer a massa, pois rende bastante e fica super fofinha, deixe para caprichar na hora das coberturas.
Ingredientes
- Farinha de trigo 2 3/4 xícaras (chá)
- Manteiga 1 xícara (chá)
- Açúcar 2 xícaras (chá)
- Leite 1 xícara (chá)
- Fermento em Pó Químico 1 colher (sopa)
- Essência de Baunilha 1 colher (chá)
- Ovo 4 unidades
Como fazer cupcake
- Coloque a manteiga na batedeira e bata até ficar cremosa.
- Acrescente o açúcar aos poucos com a batedeira ligada até que fique uma mistura fofa.
- Acrescente os ovos um por um sem parar de bater.
- Tire a mistura da batedeira e acrescente a farinha peneirada, intercalando com o leite.
- Acrescente a essência de baunilha e por último o fermento.
- Misture levemente.
- Pré-aqueça o forno a 180° C.
- Coloque a massa nas formas.
- Asse por aproximadamente 20-25 min.
Recheie e ponha a cobertura que mais lhe agradar, a nossa recomendação é ir nas básicas que funcionam sempre, como brigadeiro, glacê com morango, creme de avelã, doce de leite, e muito mais.
Para aguçar sua criatividade, segue algumas variações:
- Cupcakes com Brigadeiro de Chocolate
- Pão de Queijo em forma de Cupcake
- Cupcake Low Carb de Limão
- Cupcake de Chocolate
Muffin, brownie ou cupcake, quais as diferenças?
Nos países de cultura de origem britânica, como Inglaterra e Estados Unidos, há até essa brincadeira de time muffin, time cupcake ou time brownie, para definir quem prefere o que, mesmo que ainda haja muita confusão sobre a diferença entre eles.
Por isso, vamos apresentar as diferenças básicas e também as semelhanças, assim você verá que tem para cada ocasião e ainda não vai fazer confusão na hora de pedir o seu em futuras viagens turísticas por esses países.
Começando pelo cupcake que já demos a receita aqui: esse bolinho é composto por uma massa bem rica, densa e ainda assim fofinha, não leva recheio (na receita original) e o seu diferencial são as várias coberturas possíveis de serem feitas.
Já o muffin, como dissemos lá no início, é realmente semelhante ao cupcake em estrutura, porém a massa é mais leve e de sabor neutro, justamente para que possa ser incorporado recheio a ela. Outro ponto sobre o muffin é que ele pode ser doce ou salgado.
Por último vem o brownie, que basicamente é um bolo com a base sendo o chocolate, por isso fica muito mais denso, com o interior bem molinho. Na maioria dos preparos não vai fermento ou quando vai é muito pouco, por isso o brownie é um bolo que não cresce, mas é justamente para que o chocolate e a massa fiquem bem concentrados, realçando bastante o sabor do recheio.
O interessante do brownie assim como o cupcake é que você pode comer com várias coberturas ou mesmo com um sorvetinho para acompanhar.
Bolinhos, a porta de entrada da confeitaria
Dos ramos variados da culinária, a confeitaria é um dos mais desafiadores, pois, em geral, bolos e massas doces não dão espaços para improvisos e adaptações, tem que seguir a risca a receita e as medidas. Qualquer errinho significa bolo solado ou creme que desanda.
Contudo, uma boa e simples maneira de se aventurar no ramo dos doces é começando pelos bolinhos. Este cupcake que trouxemos é uma receita bem simples, com poucos passos, perfeita para te dar a confiança necessária para ir alçando novos voos no mundo dos confeitos.
Experimente esse preparo em casa e nos conte os resultados, vamos adorar compartilhar por aqui.
Bom apetite.