Cozinhando com frutas: mais um novo jeito de ver a cozinha

Publicada em: 28/07/2021 14:57

Em quais refeições ou momentos você come frutas? E quanto você apostaria que a maioria diz café da manhã, sobremesa do almoço e café da tarde?  

As frutas doces (sem entrar na eterna discussão de legumes que na verdade são frutas) são comumente conectadas a refeições saudáveis e leves, sendo consumidas in natura ou com outros ingredientes saudáveis, como mel, aveia, granola e etc. Por esses motivos, é muito provável que a maior parte das pessoas só coma frutas no café da manhã, que é a refeição doce do dia. 

Porém, isso é um desperdício de potencial! As frutas encaixam bem demais em vários pratos salgados, dando um equilíbrio de sabores e normalmente acrescentando muito aroma e frescor aos mesmos. É por isso que o CyberCook veio aqui mostrar alguns tipos de preparos e pratos com frutas que você pode aprender e mostrar para todo mundo suas novas técnicas culinárias.

Salada Tropical de Frango

Dividindo em grupos

Para fazer pratos, sejam entradas, principais ou sobremesas, você pode considerar três tipos de preparos com frutas: cruas, cozidas e assadas. Mas não se limite a esses três, vamos explicar essa história:

Cru, in natura ou melhor, direto do pé!

O processo mais comum é simplesmente colher a fruta (ou comprar) lavar e já meter os dentes, muitas vezes nem precisando descascar. A maior parte das frutas pode ser consumida em natura, seja sozinhas, na salada de frutas ou em uma salada salgada, que ganha muito frescor e equilibra principalmente os ingredientes salgados.

Um dos preparos que mais se destaca nesse grupo é o corte supreme da laranja, que deixa ela perfeita para essa salada de laranja feita pelo Chef Laurent na aula dele, disponível aqui.

Esse corte tira completamente a casca enquanto mantém o formato redondo da fruta, deixando ainda mais simples de cortar em gomos. 

Uma outra receita deliciosa é essa salada tropical, na qual você pode usar vários tipos de frutas in natura para equilibrar com a maionese, suas folhas e legumes preferidos e até mesmo frango!

Cozido, ou seja, na umidade!

Frutas escalfadas e cozidas à redução são as preparadas com água no processo. São meios mais comuns, mas que seguem receitas específicas, dá uma olhada:

  • Molhos: Os molhos de fruta podem ser feitos com o suco ou com a polpa, em caso de frutas mais moles. Molhos emulsionados de laranja e limão são clássicos na cozinha e acompanham muito bem pratos como peixe, como a tilápia da aula do Chef Laurent. Já os mais grossos, feitos com frutas “carnudas” como a manga, abacaxi e o pêssego, por exemplo viram os também clássicos “chutneys” de fruta. Por exemplo nessa delícia de camarões ao curry com chutney de frutas
  • Outra opção é escalfar: cozinhar em líquido não fervente por algum tempo. Pode ser feito com leite, água, vinho e outras bebidas alcoólicas. Esse processo não só intensifica o dulçor da fruta, como também acrescenta a ela as características da bebida. Criando ingredientes deliciosos para sobremesas ou pratos que precisem de um bom equilíbrio doce, como risotos e carnes de caça.

Para essas duas opções, vale a pena ficar atento a algumas dicas: não coloque mais água ou qualquer que seja o líquido utilizado do que o suficiente para cobrir as frutas. Isso faz com que elas absorvam aromas mas não passem do ponto. O ponto, por sinal, é muito mais fácil de acertar se as frutas estiverem cortadas do mesmo tamanho! Além disso, vale esperar de 15 a 20 minutos depois do cozimento para que as frutas absorvam ainda mais o líquido.

Assado, perto do fogo

Outra opção é fazer as frutas em processos sem água, como assar, grelhar, refogar e fritar. Essas não são tão comuns e por isso trazem aromas e características bem diferentes do que conhecemos para as frutas.

  • Assar: Muitas vezes incluídas junto com outros ingredientes no forno, como por exemplo o chester e o tender no fim do ano, que vão recheados de pêssegos, abacaxi, figo e uvas passas. É uma boa maneira de misturar os aromas das frutas com o de carnes e outros ingredientes.
  • Grelhar: Com o crescimento da cultura vegetariana é cada vez mais comum ver frutas sendo grelhadas no churrasco, e a reação é sempre de aprovação. Abacaxi e melancia são algumas das que figuram e que recebem muito bem o defumado e o tostado. 
  • Refogar: assim como os outros dois processos, você pode sempre colocar frutas na hora de refogar um legume.  A dica aqui, que também vale para as outras, é usar frutas mais maduras, mas ficar bem atento para não passar do ponto e ficar molenga.

No meio dessa conversa existe uma fruta mais do que explorada pelos brasileiros em processos quentes e secos, que vai bem em todos incontestavelmente: a banana.

Camarão ao Curry com Chutney de Frutas

Banana, a fruta amiga dos cozinheiros 

Fácil listar receitas deliciosas e tradicionais, desde saladas até sobremesas com a banana nas suas diversas variedades. É uma ótima primeira opção para começar a descobrir o potencial das frutas!

  1. Farofa de banana: simples, delicioso e imperdível na maior parte dos pratos tradicionais brasileiros, a farofa de banana é simplesmente maravilhosa!
  2. Salada gelada de banana com repolho: várias saladas vão bem com a banana também, mas lembre-se de usar uma mais verde para manter a textura na hora de misturar.
  3. Robalo grelhado com banana da terra e aspargos na manteiga: prato chique, delicioso e que combina perfeitamente a banana. Peixes grelhados no geral são deliciosos com banana-da-terra, mas vale a pena ir atrás de peixes do mar como o robalo, já que tem aromas mais presentes.
  4. Virado à paulista: o que seria do virado à paulista sem a banana empanada? Nada! Esse jeito de fazer a banana aparece em vários outros pratos famosos como a feijoada, por exemplo.
  5. Banana caramelada: Um ingrediente importante até mesmo na culinária oriental e que é mais do que suficiente para uma sobremesa completa, mas que sempre pode ir além no famoso banana split

Descubra novos ingredientes para os pratos de sempre e surpreenda-se com a variedade que a cozinha nos oferece, sempre pensando no melhor aproveitamento desses e, claro, na sua saúde e bem-estar.

Bom apetite!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: