Cozinha terapia: como utilizar a cozinha a seu favor

Publicada em: 24/03/2020 18:00

A alimentação tem o poder de mudar com as nossas vidas, não só com os benefícios físicos (trazidos pelas vitaminas e nutrientes), mas pelas sensações que uma boa comida traz. Mas as mudanças não acontecem apenas pelo hábito de comer: Cozinhar também pode nos fazer muito bem.

Em 2005, a culinarista Julie Powell mudou o paradigma das publicações culinárias com o livro "Julie & Julia", onde ela conta como cozinhar 524 receitas da cozinheira Julia Child melhorou sua auto-estima e mudou sua vida. A lição que Julie aprendeu é simples: cozinhar ajuda em muito o nosso bem-estar.

Levando em consideração os benefícios de cozinhar e o aumento de pessoas cozinhando em casa devido à quarentena do Coronavírus, o CyberCook separou 4 motivos do por que cozinhar faz bem.

1. Cozinhar incentiva a criatividade

Já ouviu o ditado "Cabeça vazia, oficina do diabo"? Cozinhar é uma ótima maneira de se manter ocupado por um tempo delicioso. Por mais que existam receitas que nos ajudem a traçar todo o caminho, cozinhar também carrega muito da nossa personalidade. Picar um alimento de tal jeito ou de outro? Temperar com isso ou com aquilo? Bem passado ou mal passado?

Cozinhar em casa/CyberCook

2. Cozinhar movimenta o corpo

Em tempos de quarentena em casa, se movimentar é essencial! Cozinhar requer trabalho manual e esforço físico, mesmo que você tenha equipamentos para te ajudar em alguns processos. E exercícios físicos fazem muito bem não só para o nosso corpo, mas para a nossa mente, graças à liberação de endorfina (e, claro, a sensação de trabalho cumprido quando o prato fica pronto).

3. Cozinhar envolve responsabilidade, afeto e conforto

Cozinhar é uma atividade de afeto. Quando você prepara uma refeição para as pessoas que você ama, cozinhar requer cuidado e atenção. Já quando você faz uma comida para si mesmo, você costuma procurar os sabores que te agradam e as comidas que te confortam. O processo de escolher o que cozinhar e a forma de preparar sua refeição podem ser bons momentos de auto-conhecimento e dedicação com o outro.

Se você se interessou em tentar ver a felicidade em cozinhar, o CyberCook tem um especial sobre por que cozinhar em casa faz bem para o planeta e dicas para quem quer aprender a cozinhar.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: