Peixe é sempre um prato mais complicado de fazer, quando é salmão então, aí fica ainda mais delicado pois é uma carne que precisa ser temperada da forma correta.
Portanto, separamos algumas dicas de como temperar salmão para fazer um assado especialíssimo para as festas de fim de ano.
Boa leitura.
Fatiando seu peixe corretamente
Antes mesmo de pensar no tempero, tem uma etapa antes que é muito importante: fatiar! Já que fatiar o salmão de forma errada pode acabar com a textura da carne.
Por isso que existem várias técnicas para fatiar um salmão corretamente, em sua grande maioria vindas do Japão, onde o peixe é amplamente consumido, o que faz dos japoneses especialistas no assunto.
Para a nossa receita não precisaremos fatiar tão fino quanto seriam para ir num sushi, porém os princípios são semelhantes para qualquer tamanho de posta.
O salmão se divide em duas partes principais, sendo a parte de cima, próxima a cabeça, o porcionado e a metade debaixo, próxima ao rabo, a chamada de cola.
Para pratos mais delicados como niguiri e sashimi, usa-se apenas o porcionado, por conter mais gordura, consequentemente tendo mais sabor e uma textura mais agradável ao paladar ao ser ingerida crua.
Já para o nosso assado, pode ser usado tanto o porcionado quanto a cola, pois o tempero vai ajudar a manter tudo suculento, e nesse caso faremos apenas o corte seguindo o comprimento do peixe de fora a fora.
É importante nesta etapa retirar as espinhas do salmão, que apesar de não ser uma espécie das mais espinhentas, algumas ainda ficam aparentes, o que torna fácil a remoção.
Se quiser postas menores, faça o corte mais ou menos no meio da peça que é onde separa o porcionado da cola, do contrário pode assar por inteiro que vai funcionar bem.
Receita de salmão assado
Peixe bem cortado é hora do tempero, que é bem simples, pois a ideia é te dar praticidade.
Contudo, é preciso se planejar pois essa marinada precisa de pelo menos 12 horas para agregar bem nas fibras do salmão.
Antes de levar ao forno, não se esqueça de fazer os sulcos na carne para ajudar a penetração do molho.
Enfim, vamos a receita do salmão:
Ingredientes
- Salmão 1 1/2 quilos
- Alho a gosto
- Tomate Seco a gosto
- Salsinha a gosto
- Sal a gosto
- Azeite a gosto
Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa .
Como fazer salmão assado
- Molho do tempero feito na véspera: misturar todos os temperos, colocar em um vidro fechado e guardar na geladeira.
- No dia seguinte, uma hora antes de assar o salmão, temperar.
- Fazer uns sulcos no comprimento da peça de salmão e encher com o tempero.
- Colocar em um refratário com a pele para baixo, cobrir com papel laminado e levar ao forno.
- Mais tarde retirar o papel para corar bem.
- Servir acompanhado de arroz branco.
Mais receitas de salmão
Aproveite bem os cortes
Agora que você tem uma noção maior dos cortes de salmão, é o momento de pôr em prática utilizando o peixe em outros preparos.
Para facilitar sua vida, separamos algumas receitas para aproveitar.
Sashimi de Salmão
Tradicionalmente o sashimi é feito da parte superior do salmão, o chamado porcionado, pois é a região do peixe com mais gordura o que dá melhor textura e sabor.
Porém a delicadeza conta nesta etapa, pois é necessário tirar os filezinhos de sashimi numa espessura nem tão fina e nem tão grossa para ter a textura certa.
Nesta etapa não tem segredo, é ir praticando e experimentando, os primeiros provavelmente não serão perfeitos mas você vai pegando o jeito.
Sanduiche de Metro com Salmão
Agora uma segunda opção ideal para confraternizações, um sanduíche de metro recheado com salmão.
Nesse caso o corte é em cubinhos pois o salmão vai cozido e defumado. Se quiser praticidade é possível encontrar prontinhos nos mercados.
Salmão Oriental
Fechando com uma opção oriental, esta versão de salmão grelhado com calda de shoyu e açúcar é sensacional.
O corte aqui são as postas, de preferência do porcionado para ter ainda mais sabor.
O tempero ideal é o que mais gostar
Hoje trouxemos algumas opções de como temperar cortes diferentes de salmão e em preparos diferentes, porém essa é apenas uma base, para que você não precise sair do zero, mas tenha espaço para criar em cima.
Sendo assim, faça esse salmão assado com nosso tempero e vá adicionando suas ideias, quem sabe assim não crie uma versão personalizada deste prato.
Bom apetite.