Como saber se meus ovos estão podres?

Publicada em: 21/10/2021 16:17

Você já deve ter visto vários conteúdos sobre como aproveitar melhor seus ingredientes ou como diminuir seu desperdício. O que é muito bom, já que agora você deve ser craque na hora de aproveitar ao máximo seus ingredientes para fazer pratos deliciosos com todo tipo de sobra! Inclusive aqui no CyberCook nós temos muitos conteúdos nesse sentido, caso você ainda tenha alguma dúvida.

Como saber se meus ovos estão podres

Mesmo assim, às vezes fica um pouco vago falar como aproveitar sem te ajudar com o armazenamento dos ingredientes. Como você vai saber que precisa usar seus ovos se não tem certeza de que estão estragados? Ou então quanto tempo suas frutas sobrevivem na geladeira e fora?

Confira essas dicas e veja como a pode ser de grande ajuda para todas as soluções!

Ovos

Tomar cuidado com os ovos é uma ideia que todos conhecemos, inclusive de brincadeiras como a corrida do ovo. Sendo assim, vale lembrar que os ovos são muito perecíveis e tem na sua casca um segredo. Primeiro, você não vê o interior, então fica mais difícil saber se está bom ou não. Depois, essa casca é porosa, então absorve bactérias e outros microorganismos do ar em que o ovo é armazenado.

Por isso, a primeira dica é guardá-los na geladeira, no fundo da prateleira (e não na porta!), pois assim ele fica em menor contato com o ar.

Armazenados, agora é hora de saber se estão bons ou não sem depender do cheiro ou correr o risco de estragar a receita toda:

  • Chacoalhe os ovos com delicadeza: se o interior balançar, então infelizmente deve ir para o lixo.
  • Separe um pote com água e sal: se o ovo boiar, então o tempo dele aqui na terra já acabou. Para os dois casos você ainda pode aproveitar a casca! Veja como, aqui.

Hortaliças

Depois dos ovos, mais uma parte sensível: folhas e hortaliças. E você deve saber bem que é impressionante o quão rápido elas estragam!

Para as hortaliças você pode sempre comprar os temperos secos, se achar que não vai usar tudo no dia, mas se a escolha for pelos frescos, então pense em como utilizar tudo o que comprar. Se mesmo assim não der, essas são nossas dicas!

.

  • Primeiro de tudo, acabe com as folhas mortas: se já tem alguma escurecida, tire-a do conjunto, ela vai acelerar o apodrecimento das outras.
  • O lugar das folhas é na gaveta da geladeira, que é a parte menos fria e que condiz com a temperatura ideal de 10ºC.
  • Por fim, guarde suas folhas já lavadas em potes fechados, mas com aberturas como os da . Vão durar bem mais tempo!

Reaproveitamento dos alimentos

Frutas

Sobre as frutas, o principal ponto é o gás que elas soltam conforme amadurecem, chamado de etileno e que afeta outros produtos da sua geladeira se as frutas estiverem no mesmo ambiente.

Ou seja, a principal dica é armazenar suas frutas em potes separados e escuros, para que as frutas não sofram com a incidência da luz também. Falamos disso nesse outro post aqui:

Abacate,  banana, maçã, uvas, abacaxi, figo, manga, tomate e melão são alguns dos exemplos de frutas que vale serem armazenadas na fruteira por conta da emissão desse gás!

Legumes

Os legumes se comportam de um jeito parecido com as frutas, mas sem liberar gases. O grande ponto para os legumes é ser organizado e ter um espaço para cada tipo de legume, seja na geladeira ou fora.

Batata, pepino, tomate e cenoura são alguns dos legumes que ficam melhor fora do sol, mas também fora da geladeira. Qualquer buraco ou amassado deve ser considerado e o ideal é descascar e picar os legumes só na hora de comer.

Mas se for mais prático já deixar ralado, como cenoura e beterraba, os potes da Tupperware, hermeticamente fechados, são ótimas opções para dar mais tempo aos seus legumes.

Carnes

No outro texto de armazenamento (aqui) nós já falamos sobre porcionar suas carnes e descongelar apenas o que for comer, mas o que não foi dito é que se você já cozinhou ou grelhou essas carnes, você também pode congelar, mas por poucos dias e apenas em potes de vidro.Use essas dicas para ter mais segurança em casa e confira todas as receitas criativas do CyberCook para não deixar mais nada estragar!

 

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: