Sejamos sinceros, é muito mais bonito quando o peixe é servido inteiro, não é? O filé vai bem e é muito mais prático, além de ser bem mais fácil de fazer e acertar o ponto. Mesmo assim, quando a gente quer caprichar de verdade, a apresentação é quase tão importante quanto o sabor, não é mesmo?
É por isso que o peixe assado é tão valorizado nos restaurantes de frutos do mar. Ali eles conseguem mostrar para quem come que o peixe é fresco e muitas vezes isso serve também para mostrar como é o peixe! Você sabe como é uma tilápia? E uma merluza? Já viu o bacalhau na forma natural?
É uma delícia fazer o peixe assado inteiro, então trouxemos aqui algumas dicas para você caprichar logo de cara!
Receita de peixe assado tradicional
Ingredientes
Linguado 2 quilos
Sal a gosto
Alho 2 dentes
Cebola 1 unidade
Limão 2 unidades
Vinho Branco 2 xícaras (chá)
Cheiro-verde a gosto
Louro 1 folha
Azeite 4 colheres (sopa)
Modo de preparo
Deixe o peixe limpo, inteiro, de molho em todos os ingredientes acima (com exceção do azeite), durante 2 horas.
Coloque uma parte dos temperos dentro do peixe.
Coloque o peixe em assadeira (forrada com papel alumínio e untada com o azeite), derrame por cima os temperos (da marinada), mais o azeite e leve para assar em forno moderado nos primeiros 15 minutos, banhando de vez em quando com os temperos.
Depois desse tempo, forno quente para dourar, por aproximadamente 30 a 40 minutos.
Os ingredientes dessa receita deliciosa estão lá no Carrefour e você recebe aí na sua casa! Confira!
Forno, fogão ou grelha?
Para ser um peixe assado, ele precisa receber calor de todos os lados ao mesmo tempo, e isso você consegue no forno, na churrasqueira ou no fogão, com uma panela larga e de tampa. Todos fazem um belo peixe assado, mas para cada caso tem uma técnica e dificuldades diferentes.
Forno: o mais simples dos três é fazer seu peixe assado no forno, assim como a receita que trouxemos acima. Comece com o fogo médio e só depois aumente para tostar a pele e terminar de cozinhar por dentro sem ressecar a carne.
Fogão: o fogão talvez seja o mais difícil, porque se o fogo for muito alto você vai queimar a pele do peixe e se for muito baixo ele vai ficar enrugado e meio feio. Aqui só funciona se você tiver uma panela grande, porque todo o peixe precisa estar apoiado para não deixar nada em ponto diferente!
Churrasqueira: na churrasqueira sua preocupação é apenas com o fogo muito alto, o ideal ali é que esteja médio e mesmo assim o recomendado é deixar seu peixe distante dele.
Segredos de tempero
A nossa receita traz também um segredinho de tempero, mas que não é o único, então confere algumas receitas que revelam esses segredinhos:
Peixe recheado
Esse peixe recheado revela o primeiro segredo para fazer o peixe todo: a marinada! Já tínhamos falado sobre ela na receita, mas é importante ressaltar que essa técnica traz muito sabor para seu peixe, principalmente quando ele é feito inteiro!
Tambaqui recheado
Aqui a revelação é que cada peixe tem um sabor bem distinto. O que não é uma grande surpresa, mas vale a pena o teste para entender essa diferença. Em vez de falar um monte de nomes de peixe, lembre-se de pesquisar sobre quais são de água doce e de água salgada.
Como dissemos no começo, tem dias que a gente quer fazer o melhor peixe assado possível e apresentá-lo de uma forma igualmente linda! Então não meça esforços para pesquisar, comprar um peixe bem fresquinho e usar as duas dicas que nós trouxemos!