Como fazer Tapioca gostosa e super saudável

Publicada em: 20/04/2021 11:52

Esse é com certeza um dos pratos mais queridos pela galera que gosta de seguir uma onda mais fitness. A tapioca é um prato leve, gostoso e que pode receber os mais variados recheios.

No texto de hoje vamos falar sobre os benefícios da tapioca e também te dar a receita perfeita para preparar em casa.

Boa leitura.

Como fazer Tapioca gostosa e super saudável

Os benefícios da tapioca

De cara, podemos dizer que a tapioca é um bom substituto para o pão, por isso se tornou a queridinha para os adeptos das dietas low carb, porém ela tem poucas fibras então o ideal é que você complemente a com outros cereais, como aveia, linhaça e granola.

É sim muito saudável, pois tem baixo teor de sódio, não tem glúten, contém bastante potássio, cálcio e é uma boa fonte de energia. Também não precisa adicionar óleo ou qualquer gordura para prepará-la, pois o amido da mandioca já é o suficiente para fritar sem grudar na frigideira.

Lembrando que a massa da tapioca em si é muito saudável e pode ser incorporada na sua dieta diária, mas fique de olho no recheio: não adianta exagerar e achar que terá o mesmo resultado fitness. Use de forma equilibrada no dia-a-dia e de vez em quando se dê o agrado de algo mais gorduroso.

Sem mais, vamos para a receita prática e rápida para fazer uma deliciosa tapioca.

  • 2 xícaras (chá) de polvilho doce
  • Água a gosto
  • 1 colher (café) de sal

Como Fazer

  1. Misture o sal com a água até dissolver bem.
  2. Coloque o polvilho em uma tigela e vá respingando a água aos poucos (não é para usar toda a água) até formar uma farofa úmida.
  3. Passe essa farofa por uma peneira grande.
  4. Divida essa massa em 3 porções e espalhe em uma chapa quente ou em uma frigideira anti-aderente, deixe assar até que a goma comece a ficar transparente.
  5. Retire e faça o mesmo processo com o restante da massa.
  6. Recheie a gosto e sirva em seguida.

Dica CyberCook

Você pode usar recheios doces como: leite condensado com coco, creme de avelã com morangos, banana e doce de leite e etc ou recheios salgados como: queijo e presunto, queijo minas com tomate, calabresa com cebola, carne seca com catupiry e etc. Na opções fit, pode usar creme de amendoim, peito de peru e o que mais tiver.

O ponto é sempre usar a criatividade e pensar no equilíbrio entre uma refeição gostosa e saudável.

Um ingrediente, várias receitas

Além da tapioca tradicional, essa massa de fécula de mandioca pode render outras receitas incríveis, com a mesma praticidade. Por isso, separamos algumas para você experimentar por aí, confira:

Bolo tapioca

Bolo fofinho, saboroso e muito prático de fazer. Essa receita com farinha de tapioca na massa deixa o preparo com uma textura mais granulada e absorve muito o sabor do leite de coco, formando assim um prato delicioso e cheio de brasilidade.

Prepare este bolo de tapioca para o lanche, que todos vão adorar.

Bolo tapioca

Dadinho de tapioca

Um petisco maravilhoso, ideal para comer num happy hour com os amigos, ou mesmo para servir de entrada durante um jantar especial.

Esses dadinhos de tapioca rendem muito, são bem fáceis de fazer e principalmente são uma delícia. Também são sem glúten, então quem tem restrição pode se deliciar tranquilamente.

Faça um molhinho de sua preferência para acompanhar e mandar ver nesses dadinhos de tapioca.

Dadinho de tapioca

Pudim de tapioca

Não existe pudim ruim e esse não é o primeiro! Descubra essa receita de pudim de tapioca sem glúten que é simplesmente divina.

Muito simples de fazer: o segredo é hidratar a farinha de tapioca no leite de coco por algumas horas, assim ela fica bem molhadinha e com muito sabor de coco.

Experimente esse pudim de tapioca e depois nos conte o que achou. É uma sobremesa maravilhosa para qualquer ocasião.

Enfim, nosso objetivo era sair do lugar comum, e te ensinar a fazer não só a tapioca clássica, mas também variações criativas para você aumentar ainda mais seu repertório de receitas práticas, saudáveis e deliciosas.

Conte para nós o que achou desse preparo, e compartilhe suas receitas conosco.

Bon appetit!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: