Como fazer Pudim de Leite Condensado mais inclusivo

Publicada em: 12/09/2021 18:34

Não tem momento errado para saborear um bom pudim de leite condensado, mas há várias formas de se preparar um.

Hoje vamos trazer uma receita ótima e à prova de erros, com algumas dicas para ficar ainda mais inclusiva.

Boa leitura.

Pudim de Leite Condesado

Leite condensado caseiro e vegano

Um ingrediente fundamental para um pudim saboroso é o leite condensado, porém acaba sendo um limitante, pois há pessoas que são intolerantes ou alérgicas ao leite e até quem seja adepto ao veganismo e fica de fora da sobremesa.

Para isso uma solução interessante é preparar leite condensado caseiro de origem vegetal, que fica com a mesma textura e também é bastante sabor, tanto que muita gente nem nota a diferença.

Mesmo o leite condensado tradicional trata-se do leite de vaca com bastante açúcar, fervido e mexido até chegar na consistência cremosa que conhecemos. Então para um preparo vegano, basta usar uma opção de leite vegetal, ou como nessa receita simplificada, na qual você utiliza água, açúcar e farinha de aveia, que tem sabor neutro e ajuda a dar a consistência exata.

Com isso, você tem um dos ingredientes fundamentais para fazer um pudim perfeito.

Receita de pudim 

A receita abaixo é a tradicional de pudim, com leite, leite condensado, açúcar e ovos, então para uma versão para intolerantes e alérgicos, é só substituir pelo leite vegetal. 

Já os veganos podem usar uma outra estratégia de emulsão para chegar na textura tradicional do pudim.  Uma boa opção é utilizar o agar-agar que é um tipo de gelatina vegetal oriunda de algas marinhas.

Sem mais delongas, vamos ao preparo desse pudim infalível para você preparar em casa:

Ingredientes

  • Leite condensado 1 lata
  • Leite 1 lata
  • Ovo 3 unidades
  • Essência de baunilha a gosto
  • Açúcar 3 colheres (sopa)

Como fazer pudim 

  1. Coloque o açúcar numa fôrma própria para pudim e leve ao fogo brando para caramelizar a fôrma.
  2. Bata todos os outros ingredientes no liquidificador. Despeje o conteúdo na fôrma caramelizada. 
  3. Leve ao forno em banho-maria.

Se quiser um pudim sem furinhos é melhor bater na mão usando um fouet, isso permite que menos ar seja incorporado e deixe seu pudim lisinho.

Conheça também outras versões dessa sobremesa:

Há um passo do doce de leite

O leite condensado é um ingrediente que revolucionou a vida dos confeiteiros, conferindo muito mais agilidade nos preparos e também muito sabor.

Brigadeiros, mousses, o próprio pudim e muitas outras receitas só se tornaram tão populares no Brasil graças ao uso desse ingrediente que trouxe mais praticidade ao dia a dia das pessoas.

E falando em praticidade e preparos populares, uma das maravilhas do leite condensado é o fato de estar muito próximo de outra receita muito amada por nós brasileiros, o doce de leite.

Muita gente já deve conhecer essa técnica, mas é importante reforçar para que você tenha no repertório uma forma infalível de fazer esse doce que pode se tornar recheio para vários preparos como tapiocas, pães de queijos, bolos, tortas e até mesmo para você comer de colher.

Pudim Vegano de Leite Condensado

Basicamente há dois preparos, um para o leite condensado em caixinha, outro para o em lata. Começando pela caixinha, é necessário embrulhá-la em papel alumínio, pelo menos umas 5 voltas e certifique que está bem vedado. Depois coloque numa panela de pressão e adicione água até cobrir a caixinha. Cozinhe em fogo alto por 30 minutos e leve para geladeira por uma hora.

Prontinho, doce de leite cremoso e saboroso em 30 minutinhos. Para a lata o processo é o mesmo, só que não precisa nem enrolar no papel alumínio, é só cozinhar e saborear.

Portanto, o leite condensado é um ingrediente que não pode faltar na sua dispensa, tanto para um pudim, quanto para um doce de leite num dia de mais preguiça.

Não esqueça de nos marcar nas redes sociais quando fizer essas delícias e bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: