Como fazer calda de pudim com o caramelo no ponto perfeito

Publicada em: 02/11/2021 18:12

O pudim é aquela sobremesa amada por praticamente todo mundo com suamassa leve e consistência encantadora, combinada sempre com uma calda caramelada divina.

É justamente essa cobertura tão característica do pudim que será nosso assunto de hoje, incluindo dicas para um caramelo no ponto certo e outros sabores de calda para versões diferenciadas da receita.

Boa leitura.

Calda de Caramelo

Os pontos do caramelo

Na teoria, caramelo é apenas água e açúcar, o que faz parecer muito simples acertar no preparo da receita, mas na prática, a história é muito mais tensa do que parece.

O ponto do caramelo é extremamente delicado e a consistência ideal dele é muito próxima do ponto de queimar, por isso muita gente acaba errando, ou por tirar cedo demais, ou deixar passar um pouco, o que já é suficiente para amargar demais.

Por isso que um bom caramelo requer paciência e um controle de temperatura preciso, pois o ponto do doce acontece justamente pela evaporação da água, que vai deixando apenas o açúcar e engrossando aos poucos, atingindo a textura famosa.

Sendo assim, sempre comece seu caramelo no fogo baixo e muito atento a transformação que ali ocorre. 

Caso queira ser mais preciso, os especialistas da confeitaria convencionaram que o ponto do caramelo está entre 146 e 155° C, por isso se tiver um termômetro de cozinha vai ficar mais fácil atingir o ponto.

Caramelização ultra rápida 

Para trazer um exemplo de caramelização que ocorre de forma quase instantânea, temos um ícone da confeitaria francesa, o creme brulée.

Acontece que o que forma aquela casquinha clássica do doce é o açúcar caramelizado, que tradicionalmente vai no ramequin na hora de servir e com auxílio de um maçarico é feita a caramelização na hora, de forma quase que instantânea.

Lembrando que esse exemplo de caramelo rápido funciona nessa situação específica, por isso que para uma calda de pudim perfeita Comprar os ingredientes, paciência ainda é o maior ingrediente.

Receita de calda de pudim

Para não trazer uma receita de calda sozinha, optamos por um preparo completo de pudim, com a calda de caramelo para finalizar, porém com um detalhe que deixa tudo melhor: o chocolate.

Confira o passo a passo dessa delícia:

Ingredientes

  • Açúcar 1 xícara (chá)
  • Chocolate em pó 2 colheres (sopa)
  • Água 1/3 xícara (chá)
  • Leite condensado 1 lata
  • Leite 2 latas
  • Ovo 4 unidades
  • Cenoura 2 unidades

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa Comprar os ingredientes.

Como fazer calda de pudim

  1. Em uma panela, dissolva o açúcar e o chocolate na água.
  2. Leve ao fogo baixo, sem mexer, por 10 minutos ou até formar um caramelo.
  3. Distribua em uma fôrma de pudim de 20 cm de diâmetro e reserve.
  4. No liquidificador, coloque o leite condensado, o leite, os ovos e a cenoura e bata até ficar homogêneo.
  5. Transfira para a fôrma preparada, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), em banho-maria, para assar por 90 minutos ou até firmar.
  6. Deixe esfriar e leve à geladeira por aproximadamente 4 horas.
  7. Desenforme para servir.

Mais receitas de calda de pudim

Caldas diferenciadas

No caso de pudim tradicional, aquele que nossa avó prepara e que finaliza nossas ceias de natal, o padrão é a calda de caramelo mesmo, porém isso não impede que você possa inovar usando outras opções tão boas quanto. 

E não só para pudim, já que uma boa calda combina com vários preparos, então aproveite nossa lista com 3 preparos diferentes, para doces diferentes.

Calda Hot Fudge

Calda Hot Fudge

Essa delicia é uma ganache de chocolate extremamente cremosa e fácil de fazer.

O processo em si lembra até um brigadeiro, porém usando chocolate derretido com o creme de leite, você chega numa textura de calda perfeita para cobrir bolos, tortas, brownies, sorvetes e o que mais seu paladar mandar.

Veja a receita completa

Calda de Banana

Calda de Banana

As panquecas de banana são uma delícia, porém se puderem vir com uma calda da mesma fruta, ganha um novo nível de sabor.

Essa calda de banana é bastante simples, e com a adição do mel de laranjeira e o açúcar mascavo, adquire um sabor muito mais suave e fica numa cremosidade de dar água na boca.

Você pode servir nas panquecas como está na receita, mas funciona bem também numa salada de frutas por exemplo.

Veja a receita completa

Calda de Maracujá

Calda de Maracujá

Essa calda vai num preparo simples de abacaxi, mas com criatividade pode ir muito além.

Combinando a acidez do maracujá com o açúcar caramelado, você consegue uma calda de sabor equilibrado e cítrico que vai bem em inúmeros preparos, até mesmo cobrindo uma mousse de maracujá.

Veja a receita completa

Calda boa é calda cremosa

Seja a de caramelo tradicional, de chocolate ou mesmo de qualquer outra fruta como mostramos, o ideal é que sua calda seja cremosa antes de tudo, pois a sua função é apresentar um contraste no prato. No pudim, por exemplo, você tem uma massa super suave que quando combinada a uma calda doce e cremosa, traz uma das melhores sensações ao paladar. 

Portanto, teste essas caldas nos seus preparos e descubra novas sensações.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: