Como fazer bolo de chocolate cientificamente perfeito

Publicada em: 14/09/2021 22:11

Hoje de uma vez por todas você vai aprender a receita para fazer um bolo de chocolate perfeito, usando medidas certeiras e cientificamente testadas para ter o melhor resultado.

É importante que se essa for sua primeira vez fazendo o bolo, siga à risca o passo a passo para não cometer erro.

Boa leitura.

Bolo de chocolate

Usando a ciência a favor do sabor

De modo geral, cozinhar envolve muita ciência, principalmente química e física, mas ninguém precisa ser PhD para preparar um prato gostoso, basta ter atenção ao passo a passo e aprender algumas técnicas que são simples e eficientes.

Para o bolo de chocolate, o segredo é proporção, para que as reações químicas aconteçam do jeito adequado.

As claras em neves também são fundamentais para o sucesso desse bolo, pois é nele que o ar é incorporado e isso ajuda a dar estrutura e deixar a massa mais fofinha.

A reação química mais importante de qualquer bolo é o fermento, que tem alguns truques que podem ajudar muito no sucesso da sua massa. 

Uma coisa importante para entender sobre o fermento químico, é que a sua reação é ativada por dois fatores: o primeiro é o contato com líquidos e o segundo é com o calor, por isso é crucial que você adicione-o apenas ao final do preparo, pois assim que entrar em contato com a massa ainda líquida já vai iniciar as reações que serão complementadas no calor do forno.

Esse é um dos detalhes que colaboram para um bolo de chocolate alto, fofinho e saboroso.

Receita de bolo de chocolate

Essa receita já foi testada e aprimorada pela nossa equipe, então atente-se e respeite as medidas, pois assim as chances de um bolo de chocolate perfeito são grandes.

Vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Farinha de trigo 4 xícaras (chá)
  • Ovo 4 unidades
  • Açúcar 4 xícaras (chá)
  • Chocolate em Pó 70% 2 xícaras (chá)
  • Margarina 3 colheres (sopa)
  • Óleo de soja 3 colheres (sopa)
  • Leite 2 1/2 copos
  • Fermento em Pó Químico 1 1/2 colheres (sopa)

Cobertura

  • Creme de Leite 1 lata
  • Açúcar 3 colheres (sopa)
  • Chocolate em Pó 70% 5 colheres (sopa)

Como fazer bolo de chocolate

  1. Bata a manteiga, o açúcar e o óleo.
  2. Depois as gemas e bata até ficar bem cremoso.
  3. Coloque o leite e, em seguida, o chocolate, a farinha e, por último, o fermento juntando, então, as claras neve.
  4. Asse em assadeira untada e polvilhada grande.

Cobertura

  1. Misture bem todos os ingredientes. Fure o bolo ainda quente com um garfo e despeje a cobertura, espalhando bem.

No final do tempo de forno para certificar do ponto do seu bolo, use a técnica do palito espetando-o bem no meio. Se o palito sair limpinho, sua massa está bem cozida e pronta para receber a cobertura.

Esse bolo é a versão mais ajustada, o que não quer dizer que você não possa variar, confira algumas opções para te inspirar:

Aplicando técnicas científicas na cozinha

Usamos a ciência na cozinha a todo momento, mesmo que não nos demos conta disso, e na verdade não é tão necessário assim saber o que há por trás de algumas reações químicas, desde que funcionem como esperado.

Porém, algumas técnicas são cientificamente testadas e uma vez que você as entende, fica mais fácil utilizá-las tanto para preparar quanto para corrigir algum erro de percurso.

Um bom exemplo de técnica científica é o processo de saltear, que basicamente usa as leis da termodinâmica para transformar os ingredientes. O processo consiste em colocar os ingredientes numa frigideira e cozinhar rapidamente em fogo bem alto, com pouca gordura e movimentos constantes.

A técnica faz com que os alimentos criem uma casquinha por fora e fiquem macios por dentro, pois quimicamente acontece uma caramelização do exterior. 

Esse processo de caramelização é conhecido como reação de Maillard e é muito comum em hambúrgueres, mas falaremos disso em um outro momento.

Por ora, o que você precisa saber é que essas reações químicas são indispensáveis em alguns preparos como no nosso bolo de chocolate perfeito, que com essa receita você não precisa ser nenhum cientista para preparar com sucesso.

Faça esse bolo e marque a gente nas redes sociais, vamos adorar ver o seu progresso.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: