Como conservar as frutas mantendo os nutrientes

Publicada em: 21/07/2021 17:49

As frutas, quanto mais frescas e livres de agrotóxicos pós colheitas, mais perecíveis são, fazendo com que a gente tenha que consumi-las rapidamente para aproveitar o máximo de sabor e nutrientes.

Porém, às vezes não temos tempo de ir com frequência na feira ou quitanda e ao mesmo tempo não queremos perder as frutas, por isso, há a necessidade de conservar por mais tempo, mantendo boa parte dos nutrientes e principalmente do sabor.

Venha conhecer algumas técnicas ótimas de conservação de frutas.

Boa leitura.

Uva Desidratada

O armazenamento ideal

Muita gente tem o hábito de lavar as frutas e legumes antes do consumo, e isso é um erro que pode estar colaborando para uma deterioração mais rápida dos seus alimentos.

O ideal para as frutas é lavar e higienizar antes de levar a geladeira ou fruteira, pois isso elimina as principais bactérias. Você pode usar uma solução de hipoclorito de sódio que pode ser comprada no mercado, ou fazer a mistura caseira com água e bicarbonato de sódio ou água sanitária.

Outro ponto negligenciado pela maioria das pessoas é a secagem, pois colocar as frutas na geladeira ainda molhadas favorece a proliferação de bactérias que vão acelerar o processo de decomposição dos alimentos. Lembre-se de lavar novamente antes de consumir para tirar as impurezas que se formam no armazenamento.

Por fim, há mais dois pontos de atenção que você deve considerar: temperatura e o gás etileno.

Esse gás é emitido naturalmente por algumas frutas, e as que mais o produzem devem ficar separadas, principalmente de verduras e legumes, pois isso pode acelerar a decomposição dos outros produtos da sua geladeira.

As principais frutas que produzem esse gás são:

  • Abacate;
  • Abacaxi;
  • Banana;
  • Figos;
  • Maçã;
  • Mamão;
  • Manga;
  • Melão;
  • Pera;
  • Uvas.

Portanto é importante separá-las para preservar sabor e nutrientes por mais tempo.

Quanto à temperatura, algumas frutas se beneficiam da geladeira, como abacaxi, abacate e uvas, e se seu equipamento tiver um compartimento específico para frutas e legumes, utilize desses pois ali a temperatura é mais adequada para preservação.

Já outras frutas se dão melhor na fruteira em espaço bem arejado, como maçãs, peras, manga e a banana que é uma das frutas que mais libera o gás etileno, então vale deixá-las mais afastadas.

Essas são algumas dicas para preservar suas frutas in natura, porém existem técnicas culinárias para fazer estes alimentos durarem por mais tempo, então separamos algumas para você experimentar:

Fruta desidratada ainda é fruta

O processo de desidratação das frutas é uma forma muito eficiente de conservá-las por muito mais tempo, pois removendo a água diminui-se a proliferação de bactérias.

Agora a dúvida: as frutas desidratadas têm os mesmos nutrientes?

A resposta é sim, e na realidade são ainda mais concentrados, com alto índice de fibras o que traz uma sensação de saciedade enorme e auxilia no bom funcionamento do intestino, sendo assim um ótimo lanche para quem está de dieta.

Sobre esse último ponto um alerta: as frutas desidratadas são menores, mas ainda têm as mesmas quantidades de açúcares e calorias, então tome cuidado com excessos! Apreciando as com moderação, não terá problemas.

Por fim, as frutas desidratadas além de terem prolongados os seu prazo de validade, ainda podem compor muito bem várias receitas, doces e salgadas, como uma bela farofa, ou uma salada de maionese e até um manjar com ameixa seca.

Todas essas dicas de conservação servem para incentivar você a ter mais frutas na sua dieta, tanto in natura quanto em receitas, e se possível busque por produtos sustentáveis, livre de agrotóxicos pós colheita como os alimentos do selo Sabor e Qualidade, pois assim você tem mais nutrientes e principalmente muito mais sabor em casa!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: