Comece seu dia com a Cueca Virada (calma, é só a receita!)

Publicada em: 29/01/2021 16:22

Pensa numa receita de doce deliciosa e simples de fazer, essa é a Cueca Virada. Não pensou que fosse literal né?

Na realidade estamos falando de um tipo de massa frita adocicada coberta com açúcar e canela, que é perfeita para acompanhar um bom cafezinho preto logo pela manhã.

Então, prepare-se para conhecer essa receita incrível, que usa poucos ingredientes e rende muitas porções.

Moda italiana que veio para o Brasil

Cueca virada, ceroula virada, orelha de gato ou grostoli (nome chique como é conhecido na Itália), é um doce feito com massa de trigo e ovos, frito em óleo quente e polvilhado com açúcar e canela que tem conquistado muitos paladares, pela simplicidade do preparo, leveza e sabor.

Nas receitas tradicionais italianas tendem a ficar um pouco mais crocantes, quase com uma textura de biscoito, já nas versões brasileiras, ele fica com a massa mais macia, próxima a de um bolinho de chuva.

Os ingredientes são realmente semelhantes aos da receita tradicional de bolinho de chuva, porém o ponto da massa da Cueca Virada é diferente, é mais consistente, até para conseguir fazer a voltinha que dá o formato característico que originou o nome.

Sinta-se um mestre confeiteiro

O mais legal de preparar a cueca virada, é que apesar de ser uma receita relativamente simples, que leva poucos ingredientes, ela tem essa característica decorativa que faz toda a diferença e eleva seu nível.

Sinta-se um mestre confeiteiro

É daquelas receitas que depois de pronta e servida a gente nem consegue acreditar que deu tão certo. Mas para isso, não pode se descuidar durante o passo a passo.

A receita completinha, com as medidas você pode conferir aqui no CyberCook, mas aqui vão algumas dicas preciosas para te auxiliar durante o preparo.

Confira as dicas:

  • Adicione a farinha aos poucos. Na medida vai ver que a recomendação é mais ou menos 700g, isso porque precisa ser incorporado na massa aos pouquinhos para ir ajustando o ponto, até o momento que não esteja mais grudando na mão.
  • A farinha também é usada para polvilhar a bancada para sovar e abrir a massa, isso faz com que não grude e não resseque.
  • Fatie a massa e abra um pedaço pequeno, deixe o restante descansando coberto com plástico filme, novamente para não ressecar.
  • Abra bem a sua massa, mas fique atento a espessura para não ficar fina demais e se romper na hora de fazer a virada para dar o formato.
  • Fatie a massa em retângulos de mais ou menos 4 dedos de altura por 3 de largura, não precisa ser muito grande pois o fermento vai fazê-la crescer durante a o processo de fritar.
  • Se por acaso a massa reservada ficar seca, uma borrifada de água já dá conta de reidratar. Se não tiver um borrifador, salpique gotinhas que terá o mesmo efeito, mas sempre aos pouquinhos para massa não perder o ponto.
  • Ah, por último e não menos importante, o formato da cueca virada. Se tiver um fatiador, tipo aqueles de cortar pizza ou pastel é uma mão na roda pois serão várias unidades, se não, vai na faquinha mesmo que dá certo também. Basta fazer um corte bem no meio do seu retângulo de massa, passar o dedo no meio e dar uma torcida, na hora, mesmo crua, ela já vai no formato semelhante ao da foto aqui do post.

Nossa receita de Cueca Virada, com essas medidas, vão te render mais ou menos umas 60 porções, ou seja, é doce para família toda, pro café da manhã, da tarde e até para sobremesa.

É um show de praticidade, economia e sabor.

Se preferir, guarde-a num pote fechado hermeticamente, que vai durar por mais tempo, mas acho difícil resistir e não devorar tudo logo depois de pronto, com uma bela xícara de café para acompanhar.

Agora é sua vez de se sentir um chef confeiteiro, fazer a sua receita de Cueca Virada aí na sua casa e compartilhar aqui com a gente. Vamos adorar receber, ainda mais se tiver um toque criativo e saboroso.

Confira outras receitas de Cueca Virada:

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: