O cozinheiro de primeira viagem sabe que o arroz é aquela receita cheia de pegadinhas. Você pode até ter conseguido fazer um arroz soltinho uma única vez e não faz ideia como acertou, pois depois desse brilho, os próximos foram só os famigerados “unidos venceremos”.
Hoje é hora de aprender de uma vez por todas a fazer um arroz bem soltinho, com uma técnica infalível que vai requerer muita atenção.
Boa leitura.
O segredo é paciência
Não adianta ficar em cima do arroz desesperado com medo de dar errado, tenha paciência e confie no processo.
Opte sempre por fogo médio e nunca no máximo, assim você é capaz de ter um controle visual mais assertivo e ajustar a situação caso necessário.
Outro ponto que precisamos reforçar é prática, portanto não desista se seus primeiros pratos não ficarem bons, cozinha é experimentação, repetição e aprimoramento.
Agora, para você sair na frente, separamos uma receita infalível que nós aqui do CyberCook já testamos a exaustão e sempre dá certo, confira:
Ingredientes
- Arroz 2 xícaras (chá)
- Água 4 xícaras (chá)
- Óleo de canola 2 colheres (sopa)
- Cebola 1/2 unidade
- Alho 2 dentes
- Louro 1 folha
- Sal a gosto
Como fazer arroz branco soltinho
- Numa panela, acrescente o óleo e leve ao fogo médio. Quando esquentar, adicione a cebola e o alho e refogue até dourar.
- Coloque o arroz e mexa bem. Antes de começar a grudar no fundo da panela, despeje a água quente e misture bem.
- Adicione a folha de louro e tempere com sal. Abaixe o fogo e deixe cozinhar.
- Para verificar se ainda há água no fundo da panela, fure o arroz com um garfo. Quando a água começar a secar, prove o arroz para ver se já está cozido. Caso contrário, acrescente um pouco mais de água quente e deixe secar totalmente.
A proporção sempre será o dobro de água para a quantidade de arroz e na hora da secagem é preciso atenção e não deixar secar completamente no fogo.
Quando notar que está apenas úmido, com pouquíssima água no fundo, desligue o fogo e aguarde, pois o calor residual vai completar o trabalho e secar o restinho de água.
Dessa forma o grão fica soltinho, pois o que faz grudar é o excesso de umidade.
Aprendendo o básico, você pode ir além, confira mais 3 dicas ótimas que preparamos:
Arroz com o que?
O arroz é o acompanhamento universal e praticamente vai bem com tudo. Porém temos de concordar que tem algumas receitas que parecem que foram feitas para ser consumidas com um belo arroz soltinho, e é dessas maravilhas que vamos falar agora.
Salada de Grão de Bico
Começamos com uma opção bem refrescante e nutritiva, pois a salada de grão de bico leva atum e muito sabor de temperos, fica pronta em 20 minutos e dura muito na geladeira.
Esta salada incrível com arroz branco é uma combinação maravilhosa, leve e super saudável.
Carne de Panela Clássica
Esta é a receita da mãe definitiva. Carne de panela com batata é o prato que crianças e adultos amam e o melhor amigo desta delícia é o arroz branco feito na hora.
Uma carne macia com uma batatinha bem temperada só precisam do arroz para amarrar uma bela refeição completa.
Strogonoff
Para fechar a lista deixamos o prato que praticamente é obrigatório ser consumido com arroz.
Um strogonoff bem cremoso, com bastante champignon e carne macia, precisa de um bom arroz bem soltinho para dar a liga perfeita e virar uma refeição maravilhosa.
Um arroz bem feito, soltinho e saboroso é o prato que vai definir suas habilidades na cozinha, pois dominando essa arte simples mas cheia de armadilhas, vai ficar fácil você se aventurar por outras receitas mais rebuscadas.
Nessa jornada culinária, o CyberCook vai estar ao seu lado com centenas de milhares de receitas das básicas às mais sofisticadas.
Bom apetite.