O bolo de leite é um dos mais simples e mais gostosos da confeitaria caseira, inclusive não precisa nem de batedeira, pois você pode bater o seu bolo no liquidificador e ter como resultado uma massa bem fofinha.
Trouxemos uma receita otimizada para um bolo de leite perfeito, com algumas curiosidades sobre essa delícia.
Boa leitura.
Cana de açúcar impulsionando a confeitaria
Por muito tempo a confeitaria era restrita apenas à nobreza por um único motivo: as formas de adoçar eram extremamente caras.
O mel era o mais utilizado antigamente, e não era qualquer um que podia esbanjar fazendo vários doces, que ficavam restritas aos nobres, enquanto os plebeus usando a criatividade para preparos bem rudimentares com frutas.
Contudo, uma inovação virou esse jogo, e principalmente aqui no Brasil, foi responsável por impulsionar e popularizar a confeitaria.
Estamos falando do engenho que permitiu que as vastas plantações de cana de açúcar se tornassem melaço e consequentemente o açúcar.
Foi justamente nesse período dos engenhos que a maioria das receitas que conhecemos até hoje surgiram: bolo de milho, de cenoura, nega maluca e até o docinho chamado “negrinho” que muitos acreditam ser um ancestral do brigadeiro.
A abundância de ingredientes resultou em abundância de receitas, e o bolo de leite é uma ótima forma de continuar preparando delícias que só foram possíveis com a produção em massa do açúcar.
Receita de bolo de leite
O preparo é simples e certeiro, pois essa massa fica macia, mas por conta do leite condensado ela não fica seca, e entrega uma doçura e uma cremosidade incríveis para o paladar.
Vamos ao passo a passo:
Ingredientes
- Manteiga 250 gramas
- Açúcar 2 xícaras (chá)
- Farinha de trigo 3 xícaras (chá)
- Ovo 3 unidades
- Leite condensado 1 lata
- Leite 1 litro
Sal 1 pitada
Como fazer bolo de leite
- Derreta a manteiga em uma panela e reserve.
- Coloque o leite no liquidificador, acrescente o leite condensado e bata por alguns minutos.
- Depois aos poucos acrescente os outros ingredientes: a farinha de trigo, o açúcar, os ovos, a manteiga derretida e o sal.
- Coloque numa fôrma untada com manteiga e farinha de trigo.
Asse no forno em banho maria por 1 hora e 30 minutos.
Esse bolo fica bem mais úmido que a maioria, por isso nem é preciso cobertura, mas se quiser algo simples, pode polvilhar açúcar de confeiteiro por cima para decorar.
Se preferir, temos variações ótimas dessa receita para você experimentar:
Caminhos para massa perfeita
Primeiro é importante dizer que a massa ideal vai depender da ocasião em que o bolo será usado.
Para um lanche da tarde para criançada, o bolo de leite de liquidificador tem o sabor e a praticidade que você precisa, agora para uma festa de aniversário mais robusta é ideal partir para um preparo mais rebuscado.
Sendo assim, temos que dizer que existem vários tipos de massas, cada uma com suas características, mas vamos optar pelas mais populares para que você tenha um norte na hora de escolher.
A massa de bolo genoise (que se pronuncia “genôaz”) é bem leve e aerada com textura elástica, e pode servir para bolos de casamento, por exemplo.
Já o bolo de massa amanteigada é ideal para quem quer trabalhar com pasta americana, pois tem a consistência perfeita para receber esse tipo de decoração. Como o nome diz, é uma massa que leva manteiga, por isso é bem mais saborosa e úmida, combinando bem com castanhas e frutas secas, lembrando até uma massa de rosca ou de panetone.
Por último, guardamos a massa coringa que é a de pão de ló.
Versatilidade é a característica principal dessa massa, sendo uma das bases da confeitaria mundial pelo fato de ser neutra, assim permitindo variados recheios e coberturas. Ela também aguenta tranquilamente a decoração com pasta americana, podendo ser a base para bolos de aniversário incríveis.
E ainda é super simples de preparar, temos aqui mesmo uma receita perfeita de pão de ló, confira.
Enfim, a massa perfeita é a que melhor atende a sua ocasião, então no dia a dia, um bolo de leite cremoso pode ser o suficiente para matar sua vontade de comer doce, e quando precisar de algo para ocasiões especiais, é só escolher a massa que mais lhe agradou e mandar ver.