Bolo de fubá sem ovo e leite dá certo? Dá, sim

Publicada em: 11/01/2022 15:25

O que falar do Bolo de Fubá, essa receita deliciosa e confortável (além de muito fofinha) que ninguém mais no mundo pode chamar de sua, já que é patrimônio da culinária brasileira digno de orgulho?

Dá para falar que é fácil e rápida, que combina bem demais com um cafezinho recém passado e que pode ter recheio e cobertura do que você mais gostar. Mas aqui a gente vai falar de como ele existe até mesmo sem ovo e sem leite na receita! Veio por um Bolo de Fubá Vegano? Encontrou!

Bolo de Fubá Vegano

Como funciona o bolo sem ovo e sem leite?

A base de qualquer bolo é a farinha, fermento e uma liga para juntar os ingredientes. Normalmente usa-se o ovo e óleo para dar essa liga, mas você sabia que pode fazer cola caseira com duas xícaras de água e duas colheres de farinha de trigo? O glúten da farinha é o que junta com a água para ficar grudento como o ovo. Ou seja, tá aí a liga que seu bolo precisa.

Para ter uma textura fofinha e molhadinha neste bolo, a receita só precisa equilibrar as quantidades de farinha, fubá e água (que você pode também substituir por leite de coco, para trazer um pouco mais de sabor), complementar com o óleo e finalmente temperar com o doce do açúcar e o floral delicioso da erva-doce.

Vamos à receita deste Bolo de Fubá Vegano?

A receita aqui, os animais lá!

Ingredientes

  • Farinha de trigo com fermento 1 1/2 xícaras (chá)
  • Fubá 1 xícara (chá)
  • Óleo de soja 1 xícara (chá)
  • Açúcar 1 xícara (chá)
  • Fermento químico em pó 1 colher (sopa)
  • Água 2 xícaras (chá)
  • Erva-doce 1 pacote
  • Óleo de soja a gosto

Modo de preparo:

  • Primeiramente unte e enfarinhe uma fôrma média redonda com aro, dessas para pudim, usando o óleo de soja e o fubá e preaqueça o forno na temperatura máxima por 10 minutos.

  • Enquanto isso, bata todos os ingredientes, menos o fermento, em uma batedeira na segunda velocidade até ficar homogêneo, sem pedaços de farinha ou manchas de óleo. Depois, diminua a velocidade e acrescente o fermento em pó.
  • Coloque a massa na fôrma já untada e enfarinhada, sacuda com cuidado a fôrma para não formar bolhas de ar, diminua o forno para a temperatura mínima e leve a massa para assar por cerca de 45 a 50 minutos.
  • Não abra o forno antes de 45 minutos (seu bolo vai murchar se abrir!!)
  • Após esse tempo seu bolo vai estar assado, mas ainda clarinho, então aumente a temperatura para média alta e deixe mais 10 minutos.
  • Desligue o forno e retire o bolo, deixe esfriar, leve à geladeira para terminar de se estabelecer e sirva no dia seguinte!

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa Comprar os ingredientes.

Ou então você pode querer outras variações de bolos veganos, dá uma olhada:

  1. Bolo Vegano integral
  2. Bolo de banana vegano
  3. Bolo de cenoura vegano

Vai uma cobertura?

Já que temos que esperar algumas boas horas o bolo se estabelecer na geladeira, que tal pensar em uma cobertura bem gostosa e igualmente vegana para complementar seu bolo?

  • Goiabada: Uma das combinações mais clássicas é a goiabada, que você pode comprar como geléia ou fazer o doce com a fruta in natura e deixar bem cremoso para cobrir seu bolo.
  • Açúcar e limão: Essa cobertura é super simples de fazer: só espremer um limão (ou dois, dependendo do limão) em uma quantidade equivalente de açúcar, misturar bem e pincelar no seu bolo. Vale a pena dar uma esquentada no bolo antes de passar, para ficar mais uniforme.
  • Coco: Outra fruta que combina muito bem com o Bolo de fubá é o coco e com ele você pode criar à vontade: pode ser ralado, com leite de coco (aproveitando os que utilizaram na receita), ou até mesmo uma cocada vegana de colher.
  • Chocolate: Gosto não se discute, nem chocolate. Principalmente quando ele também é uma opção vegana para o seu Bolo! Aqui você pode fazer misturando uma xícara de leite de soja, uma colher de amido de milho e outra de chocolate em pó.

Cocada Vegana

Uma alternativa mais leve

Não consumir nenhum produto de origem animal é uma filosofia muito importante para o planeta e cada vez mais fácil de executar. Se antes era muito difícil encontrar produtos veganos nas lojas, hoje quase todas as receitas têm uma versão vegana. Mas mesmo para quem o foco é apenas comer com mais leveza, as opções sem ingredientes de origem animal podem ser também práticas, com menos gordura ou açúcares. Então vale muito a pena experimentar e equilibrar a sua alimentação da melhor maneira, ainda mais com todo o sabor desse Bolo de fubá vegano maravilhoso!

Às vezes você já come receitas veganas há muito tempo e nem sabe! 

Não se esqueça: sempre divirta-se comendo e cozinhando!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: