Talvez o doce brasileiro mais popular e acessível seja o bolinho de chuva, e isso está ligado diretamente ao seu surgimento.
Hoje, além de uma receita para um bolinho de chuva legítimo, tem um pouco mais da sua história e no final uma forma de turbinar essa iguaria incrível.
Boa leitura.
Um lanche completo com tudo que você tem em casa
As histórias por trás da criação do bolinho de chuva está envolta de muitas lendas e causos, então é difícil cravar com precisão quem inventou essa maravilha.
O mais provável é que seja adaptação de alguma outra massa de confeitaria que acabou dando certo e ganhando popularidade.
Um dos atributos mais incríveis dessa receita é justamente esse fato de que normalmente temos os ingredientes em casa a qualquer momento, tanto que há quem diga que aí está o surgimento do nome, pois era um bolinho que você fazia quando não podia sair para ir no mercado por conta da chuva, então a solução era se virar com o que tinha em casa.
Se essa é ou não a versão oficial, o fato é que faz bastante sentido e que dessa forma, podemos ter bolinhos de chuva macios e gostosos sempre que quisermos, basta seguir nossa receita a seguir.
Receita de bolinho de chuva
Prático, simples e gostoso, para fazer um bolinho de chuva você não precisa de muito, basta seguir nosso passo a passo que terá uma receita bem feita.
Ingredientes
- Farinha de trigo 3 xícaras (chá)
- Açúcar 1 1/2 xícaras (chá)
- Fermento químico em pó 1 colher (sopa)
- Ovo 3 unidades
- Leite 200 mililitros
- Óleo de soja a gosto
- Canela-da-China em pó 1/2 colher (sopa)
Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa .
Como fazer bolinho de chuva
- Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento e as raspas de limão.
- Junte os ovos, o leite e misture até obter uma massa lisa e homogênea.
- Aqueça o óleo numa panela média, mas mantenha em fogo médio e controle a chama para que o óleo não fique nem frio, nem quente demais ( se frio, os bolinhos encharcam e, se quente, eles escurecem muito rápido por fora e ficam crus por dentro).
- Pegue ½ colher de sopa ou 1 colher de chá bem cheia de massa, deixar cair na panela e, com uma escumadeira, vá banhando com o óleo até que os bolinhos estejam crescidos, macios por dentro e dourados por fora (frite, no máximo uns 8 por vez).
- Retire os bolinhos da panela, deixe escorrer sobre papel absorvente, passe para um prato, polvilhe com açúcar e canela ainda enquanto estiver morno e sirva.
Mais receitas de bolinho de chuva
- Bolinho de Chuva Leve e Crocante
- Bolinho de Chuva Simples
- Bolinho de Chuva da Vovó
- Bolo de Chuva Sequinho
Bolinho turbinado
O mais incrível de receitas simples e diretas ao ponto como o bolinho de chuva é que elas permitem inúmeras oportunidades de serem incrementadas e ficar ainda mais gostosas.
O mais comum é rechear a massa do bolinho de chuva com banana ou goiabada, que combinam bem com a massa neutra e com a cobertura de açúcar e canela, mas a ideia hoje é elevar o nível e turbinar ainda mais.
Para isso, separamos essa receita espetacular de bolinho de chuva recheado com doce de leite cremoso que vai te lembrar mini churros de tão incríveis.
O processo de preparo não muda muito, só ao final, quando ainda quentes você coloca o doce de leite, de preferência gelado para ter a cremosidade mas ainda assim trazer uma consistência incrível para o seu paladar.
Faça essa versão simples do bolinho de chuva e turbine com doce de leite ou o recheio do seu agrado, tenho certeza que seu lanche será muito mais gostoso dessa forma.
Bom apetite.