Todo cozinheiro, amador ou profissional, sabe da importância de ter no repertório receitas como a de bolinhos de arroz, pois é um jeito prático de aproveitar as sobras e ainda agregar bastante sabor criando um aperitivo que pode ser simples ou até bem rebuscado.
Por isso, hoje vamos aprender a fazer um delicioso bolinho de arroz para que as sobras acabem no seu estômago e não no lixo.
Boa leitura.
Usando as sobras com criatividades
Normalmente as referências na hora de cozinhar são as medidas, porém é muito comum acabarmos fazendo mais do que deveríamos e ficarmos olhando para aquela sobra nada apetitosa no fundo da geladeira por dias e dias até estragarem.
O arroz é um dos alimentos que mais sofre com proporções desmedidas no preparo, e acaba tendo esse mesmo destino enquanto queremos um novo e fresquinho.
Jogar fora é algo fora de questão, afinal desperdício não tá com nada, então, que tal usar um pouco de criatividade e mais meia dúzia de ingredientes para criar uma receita nova, prática e deliciosa?
É para isso que estamos aqui, para trazer um bolinho de arroz perfeito para dar fim as sobras do arroz, confira:
Receita de bolinho de arroz
Esta é a versão base para um bolinho de arroz prático, sem firula, mas que quando dominada você vai ficar livre para turbinar seus bolinhos como preferir.
Ingredientes
- Fermento químico em pó 1/2 colher (chá)
- Cheiro-verde 1 colher (sopa)
- Farinha de trigo 4 colheres (sopa)
- Ovo 1 unidade
- Leite 3 colheres (sopa)
- Arroz cozido 1 xícara (chá)
- Sal a gosto
Como fazer bolinho de arroz
- Misture todos os ingredientes do bolinho de arroz em um recipiente.
- Faça as bolinhas com a ajuda de duas colheres e frite em óleo quente.
Uma colher de sopa de queijo ralado na receita vai deixar o seu bolinho especial, e além do cheiro verde, você pode colocar orégano ou outro tempero seco que gostar e dar o seu toque pessoal de sabor.
Para essas medidas, 2 colheres de sopa de cebola bem picadinha vai muito bem e o óleo deve ser deixado, depois de quente, em fogo médio, para seus bolinhos cozinharem por dentro antes de dourarem.
Uma dica final: frite aos poucos, imaginando que somente metade da superfície do óleo está sendo usada, assim você não esfria o óleo nem gruda seus bolinhos.
Experimente servir os bolinhos com um molho à base de maionese ou creme de leite, tipo molho tártaro, e terá um aperitivo ótimo para um encontro entre amigos.
Também temos outras formas de preparar os bolinhos, inclusives mais práticas, confira:
- Bolinho de Arroz Assado
- Bolinho de Arroz na Airfryer
- Bolinho de Arroz com Queijo Minas
- Bolinho de Arroz com Queijo
Arroz de ontem, delícia de hoje
Nosso objetivo é incentivar cada vez mais a cozinha sustentável, que consiste basicamente em diminuir os impactos ambientais desde a cadeia produtiva até o consumo de fato, para isso, um dos pilares é fazer com que haja menos desperdício, já que o Brasil é um dos países que mais jogam comida fora no mundo.
Estamos entre os 10 países que mais jogam fora alimentos, com cerca de 25 milhões de toneladas desperdiçadas por ano, o que por si só é um absurdo, ainda mais em um Brasil onde ainda há pessoas que passam fome.
Podemos fazer a nossa parte de várias maneiras, uma delas e talvez a mais simples é reaproveitar os alimentos como o caso do arroz e fazer bolinhos gostosos.
Não apenas isso, o arroz de ontem também pode participar de outras receitas bastante interessantes, como um delicioso arroz frito, com uma seleta de legumes variadas, ou também aquele arroz de forno com presunto e queijo derretido que todos amamos, e claro, para sobremesa pode rolar um arroz doce bem cremoso.
E estas são apenas algumas dicas mais básicas, pois o intuito é te mostrar que não precisa jogar fora se souber como transformar. Esse é o conceito principal por trás da sustentabilidade que temos abordado na nossa série com o chef Laurent Suaudeau, que está imperdível, vale a pena conferir.
Transformando a cozinha para mudar o mundo
Todas as iniciativas governamentais e corporativas para diminuir os impactos ambientais são válidas e são providenciais, mas o que precisa é acontecer essa mudança de pensamento coletiva, até para incentivar que novos projetos sustentáveis surjam.
Da nossa parte, mostrar que a cozinha pode ser um ponto de transformação na sua vida sempre foi o objetivo maior, e agora também estamos nos juntando para mostrar como isso pode ter impactos no mundo.
A cozinha sustentável é um projeto que repensa nossa alimentação e reforça a importância de consumir os alimentos em sua totalidade, procurando os pequenos produtores e seus métodos mais naturais e orgânicos, já engajados nessa mudança.
Você em casa pode ajudar de duas formas, a primeira é consumindo produtos sustentáveis e incentivando os produtores a continuarem o trabalho e a segunda maneira é olhando para os alimentos pensando sempre no desperdício zero.
Então, uma receita de bolinho de arroz que impede uma panela cheia de ir ao lixo já é um ótimo início, depois é só aumentar o repertório de receitas para evitar o desperdício, e nessa tarefa, o CyberCook está aqui para ajudar constantemente.