Para rechear (com perdão do trocadilho) a sua lista de receitas para o fim de ano, hoje vamos trazer uma batata gratinada que tem na sua simplicidade seu maior trunfo.
Coloque na sua ceia uma travessa com esse preparo que além de delicioso é lindo, pois um bom gratinado sempre dá água na boca.
Boa leitura.
A magia do gratinado
Praticamente todo e qualquer preparo que vai ao forno, pode ficar muito melhor com um bom gratinado por cima.
Aliás essa técnica é bem antiga e sempre funcionou, pois como sabemos, a boa cozinha tem que explorar os 5 sentidos, não só o paladar, e portanto uma técnica que deixa o prato com um visual apetitoso é totalmente a prova de falhas.
A técnica tem suas origens na França e apesar de simples, pode ter usos bem sofisticados tanto para pratos doces quanto salgados, deixando aquela cor dourada que tanto nos encanta.
A técnica funciona com vários tipos de queijo, porém com mais eficiência quanto vem no formato ralado, assim é possível dar o visual gratinado sem correr o risco de queimar e amargar a receita.
Receita de batata gratinada
Para nossa batata gratinada vamos partir do simples, com o gratinado de queijo mussarela que sempre funciona bem, e no recheio, aí sim vamos caprichar colocando tudo que tem direito, para ter além da crosta crocante, um interior super cremoso.
Se mais delongas, vamos ao passo a passo:
Ingredientes
- Batata 500 gramas
- Creme de Leite 1 caixinha
- Leite 200 mililitros
- Ovo 2 unidades
- Margarina 1 colher (sopa)
- Farinha de trigo 1 colher (sopa)
- Atum sólido em óleo 2 latas
- Mussarela 100 gramas
- Sal a gosto
- Pimenta Preta a gosto
Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa .
Como fazer batata gratinada
- Cozinhe as batatas no microondas. Basta colocá-las em um saquinho limpo, fazer dois furinhos no saquinho e levar ao microondas por 5 minutos.
- Descasque as batatas e corte-as em rodelas. Reserve.
- No liquidificador, bata o creme de leite, o leite, o sal, a pimenta, os ovos, a margarina e a farinha de trigo.
- Em um refratário untado com margarina, distribua camadas de batata.
- Por cima, espalhe o atum e despeje a mistura.
- Cubra com a mussarela e asse no forno, preaquecido, a 220ºC durante 15 minutos, aproximadamente.
Mais receitas batata gratinada
- Batata Gratinada Fácil
- Batata Gratinada com Molho Branco e Calabresa
- Batata Gratinada com Bacon
- Batata Gratinada com Queijo Gruyere
Forno ou maçarico, qual melhor gratinado?
Nas técnicas de cozinha, é difícil fazer uma relação de melhor ou pior, pois na grande maioria dos casos vai depender de qual objetivo está sendo buscado em cada preparo.
Para a nossa batata gratinada, por exemplo, o forno funciona super bem, pois é um cozimento bem rápido para a mussarela atingir o ponto desejado, mas em alguns casos, o maçarico pode facilitar muito a vida do cozinheiro, principalmente na correria.
O que é quase um consenso entre os cozinheiros, amadores e profissionais, é que o maçarico funciona melhor para fazer trabalhos mais delicados, por exemplo gratinar o queijo em um sanduíche, já o forno, funciona para receitas maiores, em travessa, onde o resultado precisa ser mais uniforme.
Independente do caso, o maçarico é um equipamento que pode ser muito útil na cozinha, mas não é tão fundamental, por isso se tá começando nesse mundo agora, vale mais a pena ter um bom forno, assim você já consegue fazer muita coisa boa.