Batata gratinada: a técnica culinária que enche os olhos

Publicada em: 07/12/2021 11:36

Para rechear (com perdão do trocadilho) a sua lista de receitas para o fim de ano, hoje vamos trazer uma batata gratinada que tem na sua simplicidade seu maior trunfo.

Coloque na sua ceia uma travessa com esse preparo que além de delicioso é lindo, pois um bom gratinado sempre dá água na boca.

Boa leitura.

A magia do gratinado

Praticamente todo e qualquer preparo que vai ao forno, pode ficar muito melhor com um bom gratinado por cima.

Aliás essa técnica é bem antiga e sempre funcionou, pois como sabemos, a boa cozinha tem que explorar os 5 sentidos, não só o paladar, e portanto uma técnica que deixa o prato com um visual apetitoso é totalmente a prova de falhas.

A técnica tem suas origens na França e apesar de simples, pode ter usos bem sofisticados tanto para pratos doces quanto salgados, deixando aquela cor dourada que tanto nos encanta.

A técnica funciona com vários tipos de queijo, porém com mais eficiência quanto vem no formato ralado, assim é possível dar o visual gratinado sem correr o risco de queimar e amargar a receita.

Receita de batata gratinada

Para nossa batata gratinada Comprar os ingredientes vamos partir do simples, com o gratinado de queijo mussarela que sempre funciona bem, e no recheio, aí sim vamos caprichar colocando tudo que tem direito, para ter além da crosta crocante, um interior super cremoso.

Se mais delongas, vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Batata 500 gramas
  • Creme de Leite 1 caixinha
  • Leite 200 mililitros
  • Ovo 2 unidades
  • Margarina 1 colher (sopa)
  • Farinha de trigo 1 colher (sopa)
  • Atum sólido em óleo 2 latas
  • Mussarela 100 gramas
  • Sal a gosto
  • Pimenta Preta a gosto

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa Comprar os ingredientes.

Como fazer batata gratinada

  1. Cozinhe as batatas no microondas. Basta colocá-las em um saquinho limpo, fazer dois furinhos no saquinho e levar ao microondas por 5 minutos.
  2. Descasque as batatas e corte-as em rodelas. Reserve.
  3. No liquidificador, bata o creme de leite, o leite, o sal, a pimenta, os ovos, a margarina e a farinha de trigo.
  4. Em um refratário untado com margarina, distribua camadas de batata.
  5. Por cima, espalhe o atum e despeje a mistura.
  6. Cubra com a mussarela e asse no forno, preaquecido, a 220ºC durante 15 minutos, aproximadamente.

Mais receitas batata gratinada

Forno ou maçarico, qual melhor gratinado?

Nas técnicas de cozinha, é difícil fazer uma relação de melhor ou pior, pois na grande maioria dos casos vai depender de qual objetivo está sendo buscado em cada preparo.

Para a nossa batata gratinada, por exemplo, o forno funciona super bem, pois é um cozimento bem rápido para a mussarela atingir o ponto desejado, mas em alguns casos, o maçarico pode facilitar muito a vida do cozinheiro, principalmente na correria.

O que é quase um consenso entre os cozinheiros, amadores e profissionais, é que o maçarico funciona melhor para fazer trabalhos mais delicados,  por exemplo gratinar o queijo em um sanduíche, já o forno, funciona para receitas maiores, em travessa, onde o resultado precisa ser mais uniforme.

Independente do caso, o maçarico é um equipamento que pode ser muito útil na cozinha, mas não é tão fundamental, por isso se tá começando nesse mundo agora, vale mais a pena ter um bom forno, assim você já consegue fazer muita coisa boa.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: