Para falar de símbolos da culinária regional brasileira, é impossível não colocar o baião de dois na lista.
A receita que tem raízes fincadas na cultura nordestina, merece toda a apreciação que possui, e ainda tem que ser mais consumida pelo país.
Por isso, hoje vamos contar mais das histórias e influência desse prato e trazer a receita para você fazer o seu baião de dois totalmente caseiro.
Boa leitura.
Prato com som de música
O baião é o ritmo musical consagrado por Luiz Gonzaga ( o rei do baião), Gonzaguinha, Dominguinhos e tantos outros artistas nordestinos que com seu talento e musicalidade únicos, conquistaram o Brasil.
O prato surgiu justamente dessa criatividade do povo nordestino, que de fronte as adversidades desenvolve soluções incríveis, que no caso do baião de dois, era uma forma de contornar a escassez de alimentos, preparando uma refeição que usava o máximo dos ingredientes disponíveis para não deixar estragar.
E mesmo em meio a esse revés, tendo que fazer algo para sobreviver a fome, o povo de lá não abria mão de comer bem, por isso o baião de dois se destaca pelos seus temperos e sabor inconfundíveis, que ressaltam que o talento nordestino não é só para música.
Tem influência árabe?
Sobre a origem do baião de dois ser no sertão nordestino, isso não se discute.
Contudo, a primeira versão do prato não era exatamente como conhecemos, e assim como muitos preparos, foi incorporando influências variadas ao longo dos anos.
Muitos enxergam uma grande influência da culinária árabe no prato, pois o uso de feijão verde e não da lentilha é um traço cultural desse povo que migrou para região no século XIX.
De fato não é possível cravar se há uma mãozinha árabe no preparo do baião de dois, o que sabemos é que essa receita é tradição nacional e merece ser passada para frente com todas as honras.
Por isso, trouxemos a receita testada e aprovada para você fazer o seu baião de dois.
Receita de Baião de dois
Essa versão leva ingredientes e temperos que são mais fáceis de encontrar em praticamente todas as regiões do Brasil, assim você não vai ter desculpa para não fazer essa maravilha nordestina.
Chega de conversa e vamos ao passo a passo:
Ingredientes
- Óleo de soja 3 colheres (sopa)
- Cebola 1 unidade
- Alho 2 dentes
- Feijão carioquinha 3 xícaras (chá)
- Arroz cozido 3 xícaras (chá)
- Paio 1 unidade
- Bacon 100 gramas
- Queijo de Coalho 100 gramas
- Coentro 2 colheres (sopa)
- Pimenta Dedo-de-Moça 1 unidade
- Sal 1 pitada
Como fazer Baião de dois
- Em uma panela coloque o óleo e refogue a cebola e o alho.
- Adicione o bacon e o paio e deixe dourar bem.
- Junte o arroz, o feijão e a pimenta. Refogue por 5 minutinhos.
- Acrescente o queijo, o coentro e acerte o sal.
- Mexa bem e já está pronto.
Essa é só uma das formas de se preparar o baião de dois, como dissemos, influências e variações são sempre bem vindas para melhorar as receitas, por isso, confira outras versões desse prato:
Indo fundo na culinária nordestina
O mergulho na cultura e gastronomia nordestina é um caminho sem volta. Parece que tudo que vem de lá tem essa energia contagiante, e basta ouvir uma música ou apreciar um prato típico, que a alegria fica com a gente o dia inteiro.
Por isso, coloque sua playlist de baião, forró, brega, pisadinha e afins, e aproveite mais algumas receitas para ir fundo na culinária nordestina e principalmente para acompanhar este baião de dois que acabou de aprender:
Cuscuz Nordestino
Começamos pelo melhor acompanhamento possível, ou se quiser pode ser uma refeição inteira, pois é uma delícia.
Para fazer um cuscuz nordestino verdadeiro, é ideal o uso da famosa cuscuzeira, mas se não tiver pode improvisar com um prato bem amarrado a um pano, que vai conseguir um bom resultado.
O que não pode é ficar sem cuscuz, então faça do jeito que conseguir.
Paçoca de Carne de Sol
A carne de sol é outra iguaria nordestina, e para fazer essa paçoca ela é fundamental.
Use a carne seca para ter esse complemento dos sabores, e se tiver um pilão para pilar a farinha com os ingredientes, terá um resultado impecável. Senão, o processador vai dar conta do recado sem problemas, só que com um pouco menos do charme tradicional.
Finalize com o coentro fresco que realça muito os sabores dessa paçoca.
Buchada De Bode
Por fim, um outro símbolo da gastronomia nordestina, a buchada de bode.
Temos que adiantar que esse não é dos pratos mais simples, então é importante ter muita atenção ao preparo para chegar mais preto do resultado desejado.
Em outros estados é mais difícil encontrar o bucho de cabra ou bode, por isso é possível adaptar e fazer com o bucho bovino, porém por ser maior, alguns ajustes terão de ser feitos para o prato funcionar.
Se preferir pode fazer trouxinhas menores e assim aproveitar toda a pele.
Esse preparo é um grande desafio para qualquer cozinheiro, mas vale muito a pena tentar fazer pois é repleto de sabores únicos.
Os sabores do Brasil
O que todas essas receitas têm em comum, é que representam não só o nordeste mas o Brasil como um todo, pois estamos falando de pratos que unem os mais variados sabores e texturas de forma harmoniosa, o que reflete muito do nosso clima hospitaleiro que abraçou imigrantes do mundo inteiro de braços abertos.
Por isso que receitas tão identificadas com as nossas raízes, merecem ser celebradas e passadas adiante, então fazer essa receita de baião de dois é uma forma de manter vivas as tradições e ainda ampliar o seu cardápio e ter nele pratos com os principais sabores do Brasil.
Bom apetite