Almôndega vegetariana com a textura de sempre

Publicada em: 18/01/2022 11:20

Almôndegas vegetarianas são apenas mais uma das variações simples e deliciosas de pratos clássicos que podem ser feitas sem carne. Assim como boa parte dos pratos vegetarianos e veganos, existe mais de uma maneira de “imitar” os tradicionais feitos com proteína animal e isso acontece não pelo sabor, mas por outra característica muito importante: a textura!

O espaguete com almôndegas e molho vermelho super italiano pode facilmente ser replicado com proteína de soja, uma lasanha à bolonhesa também. Ambos podem ser feitos também com feijão, cogumelos e muitos outros ingredientes vegetais ou que pelo menos não tenham origem animal. Isso porque o sabor é constituído por várias características de um ingrediente. Continue lendo para entender essa ideia e aproveite para anotar a receita de almôndega vegetariana!

Gosto + sensação = sabor

Uma regrinha bem legal de lembrar é que “Gostos” só existem cinco: salgado, doce, azedo, amargo e umami (com espaço questionável para a gordura, que não se encaixa bem em nenhum deles) e aromas e sabores são infinitos. Os aromas são substâncias no ar que normalmente tem cheiro e que a gente também sente quando são liberadas de um alimento.

Já os sabores são a combinação de Gosto básico, aromas e as sensações de boca, ou seja, a textura! É por isso que muitas pessoas que querem diminuir o consumo de carne não veem tanto problema com um hambúrguer vegano ou vegetariano, porque a textura é muito parecida e o cérebro traz essa sensação de ser parecido (mesmo que o sabor de um hambúrguer de feijão não tenha nada a ver com o de carne bovina).

Claro que temperos, acompanhamentos e bebidas auxiliam a sensação completa do prato ser bem parecida, mas ali dentro é a textura que manda!

Nem mesmo o mais conservador dos italianos consegue dizer não para um belíssimo spaguetti con le polpette vegetariane, então que tal experimentar também?

Receita de Almôndegas vegetarianas

Ingredientes

  • Proteína de soja 400 gramas
  • Ovo 1 unidade
  • Farinha de rosca 1/2 xícara (chá)
  • Cebola 1/2 unidade
  • Alho 1 dente
  • Cheiro-verde 1 colher (sopa)
  • Sal 1 pitada
  • Pimenta Preta 1 pitada

Modo de preparo

  1. A proteína de soja, a cebola picada, o alho picado, a farinha de rosca, o cheiro-verde picado, o ovo batido, sal e pimenta a gosto em um recipiente resistente para manuseio.
  2. Misture bem os ingredientes até terem um aspecto de massa e seja possível modelar. Quanto mais misturada a massa, mais saborosa e homogênea será sua receita.
  3. Preaqueça a Fritadeira Elétrica por 3 min a 180º.
  4. Coloque as almôndegas espaçadas na cesta, faça o possível para que elas não se toquem.
  5. Frite por 15 minutos a 180º.

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa.

Vegetarianos, mas não menos tradicionais

Que tal mais algumas ideias práticas e deliciosas de pratos tradicionais em suas versões vegetarianas ou veganas?

Polpetone de aveia vegetariano

Polpetone de aveia vegetariano

Os bolos de carne no geral gostam de um ovo para dar liga, e esse polpetone tem como protagonista o queijo derretido dentro, então fica na terra dos vegetarianos. Porém sempre dá para ir além com tofu e outros ingredientes de liga para uma versão vegana!

Veja a receita completa aqui

Lasanha low-carb vegana de brócolis

A lasanha é aquele prato sempre relacionado à fartura e não poderia ser diferente, inclusive com a massa de farinha de arroz e leite de soja e o recheio deliciosamente cremoso de brócolis!

Veja a receita completa aqui

Brownie de chocolate e abobrinha

Brownie de chocolate e abobrinha

Mais um ótimo argumento a favor da textura! Pode parecer estranho colocar abobrinha em um brownie de chocolate, mas por ser um legume bem neutro e resultar em uma textura macia e molhadinha como a do brownie clássico, passaria despercebido por muitos adoradores do doce!

Veja a receita completa aqui

Hambúrguer de shimeji

Hambúrguer de shimeji

Falou em receita em versão vegetariana ou vegana, falou em hambúrguer. De todas as versões, uma das mais saborosas e interessantes de se fazer é a de shimeji. Colocar fungos como esses tradicionais na culinária oriental é uma opção muito saborosa e versátil também!

Veja a receita completa aqui

De vez em quando, saudabilidade

Para quem é vegetariano e vegano pode não ser novidade, mas para quem está diminuindo o consumo de carne ou deixando de comer de vez (também conhecidos como flexitarianos) vale saber que a dieta sem consumo de proteínas animais ou com ele em equilíbrio é sim mais saudável. Principalmente pois a maior parte dos ingredientes que constituem as receitas vegetarianas são completos em fibras, vitaminas, gorduras e vários outros nutrientes que talvez as carnes nem sempre tenham.

Receitas que usam legumes como a abobrinha e a berinjela já tem uma textura consolidada e são muitas vezes utilizadas para dietas low-carb, por exemplo. E olha que você pode testar aos poucos e manter a carne, ou o presunto e queijo de uma lasanha enquanto usa a abobrinha como massa, para deixar mais leve sem perder a percepção do tradicional. Você vai se surpreender.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: