As medidas de distanciamento social, tomadas para combater a proliferação do Coronavírus, têm causado impactos na rotina de todo mundo. Mais especialmente, na vida de quem convive ou faz parte dos chamados "grupos de risco": pessoas com doenças crônicas ou acima dos 65 anos, que têm mais chances de desenvolver casos graves da doença se entrarem em contato com o vírus.
Uma dessas pessoas em grupo de risco é a Dona Áurea da Ponte, de Teresópolis, que aos 78 anos está se protegendo em casa, ao lado da família. Para se divertir durante a quarentena, a Dona Áurea faz palavras cruzadas, tricô e assiste novelas na TV. As caminhadas, que ela costumava fazer na rua, agora são na garagem do prédio onde mora. Áurea também participa de alguns vídeos e brincadeiras que você pode conferir no Instagram e YouTube da neta dela, a Duda (https://www.instagram.com/dudaromanhol/).
Dona Áurea e a neta Duda
Para entender um pouco como anda a vida das pessoas em grupos de risco nessa quarentena, Dona Áurea falou com o CyberCook sobre sua rotina de compras e na cozinha.
As idas ao supermercado e à feira
Para fazer as compras, a Dona Áurea conta com a ajuda da filha, Heloísa, que vai ao mercado e à feira para a mãe. Assim como na mesa de muitos brasileiros, o ingrediente que não pode faltar é o arroz, que rende diversas receitas além do arroz cozido simples.
Como estão as refeições na quarentena?
"Eu cozinho para todas da casa, sempre", avisa D. Áurea, que adora cozinhar. Os horários de comer são diferentes entre elas, por causa das rotinas de home office, mas ela tenta manter a normalidade no cardápio apesar da quarentena.
Dona Áurea prefere fazer receitas básicas e rápidas, de preferência as que a família gosta desde sempre. "Faço strogonoff, que a Duda adora. E peixe frito com limão! Ela ama."
Dicas de receitas na quarentena
Uma dica especial da Dona Áurea é a receita dela de empadão: a massa leva um tablete de manteiga, 19 colheres de trigo, uma pitada de sal e gema de ovo. O recheio você faz da forma que quiser, com camarão ou carne.
E ela tem outra dica valiosa para quem está começando a cozinhar em casa agora: "[A dica é] tomar conta das panelas direito, para não queimar."
Ela pede ainda para que, durante a quarentena, "todos fiquem em casa quietinhos, bebendo, comendo e descansando com suas famílias." Dica valiosa!
Dona Áurea durante a quarentena, em casa
Esta é a rotina da Dona Áurea, que assim como muitos brasileiros, faz parte do grupo de risco e está passando a quarentena com sua família.
Se você conhece alguém que pertence ao grupo de risco e precisa de ajuda para fazer as compras ou mesmo preparar um prato, o CyberCook tem uma matéria especial sobre como ajudar pessoas em grupo de risco.