Como ajudar grupos de risco durante a quarentena

Publicada em: 20/04/2020 18:00

Por causa das medidas de isolamento social tomadas para conter a proliferação do Coronavírus, as pessoas estão tendo que se adaptar a novas realidades, saindo menos de casa e se protegendo mais na rua. Só que existem pessoas que estão ainda mais vulneráveis nestas condições: são os chamados grupos de risco.

São considerados grupos de risco pessoas diabéticas, hipertensas ou com alguma doença crônica e todos os indivíduos acima de 60 anos. Os mais jovens ainda podem ir ao supermercado (desde que se atentem às regras de higienização), mas os mais velhos estão mais suscetíveis a correr risco de vida caso saiam na rua e nem todos sabem usar ferramentas como a internet.

Para você que não pertence aos chamados grupos de risco, o CyberCook separou algumas dicas para ajudar o próximo durante a quarentena, seja um vizinho, amigo ou parente. Só não esqueça de se higienizar, pelo seu bem e do próximo!

1. Vá ao mercado por um vizinho

Você pode se oferecer para fazer as compras e deixar na porta, por exemplo, evitando que seu vizinho saia na rua ou que tenha contato direto com você ou outra pessoa. Existem várias formas criativas de combinar isso: você pode perguntar pelo WhatsApp se ele está precisando de alguma coisa ou deixar um bilhete na porta do elevador com suas informações de contato.

Vizinho solidário/CyberCook

2. Você também pode fazer compras on-line, para você e para o próximo

Muita gente está usando os aplicativos de supermercado online durante a quarentena. Que tal ajudar um vizinho que não sabe usar a internet? Você pode sugerir uma compra conjunta, por exemplo, em vez de dois vizinhos comprarem separadamente. Assim, você ajuda o outro e apenas um entregador se mobiliza para a mesma região.

3. Cozinhe para outra pessoa 

Cozinhar é uma atividade que faz bem para quem cozinha e também demonstra cuidado por quem recebe. Sobrou um pouco de comida? Planeja fazer uma refeição, mas não quer comer sozinho? Ficou sabendo de um vizinho que não tem o que comer em casa? Existem diversas oportunidades de ajudar o próximo e evitar que ele corra um risco.

4. Ofereça um ombro amigo

Embora o contato físico entre pessoas deva ser evitado a todo custo, existem ferramentas pela internet como os aplicativos de conversa e as chamadas de vídeo que proporcionam conversas "ao vivo", para além das mensagens escritas. Falar com outra pessoa reduz o sentimento de solidão e isolamento e pode fazer bem para os outros e para você também. Vocês também podem cozinhar juntos pela internet, compartilhando receitas!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: