A moda da gastronomia funcional

Publicada em: 12/07/2016 14:30

Quando o assunto é alimentação, parece haver uma divisão entre quem opta comer alimentos saudáveis, mas considerados com pouco sabor, e que prefere comidas calóricas e fast food, com muito sabor e poucos nutrientes. Mas a gastronomia encontrou o meio termo entre se alimentar de forma saudável sem deixar o sabor de lado com a chamada gastronomia funcional.

A gastronomia funcional alia a nutrição funcional com alimentos que promovem a saúde, com a gastronomia, que traz todo sabor, apresentação, aromas e texturas. Assim nasce uma modalidade de cozinha que não abre mão do sabor dos pratos e é atenta ao selecionar alimentos ricos em nutrientes, que alimentam o organismo.

O foco é o bem-estar e saúde da pessoa e não na criação do prato em si. Nesta culinária são utilizados os chamados alimentos funcionais que são aqueles que contêm substâncias ou nutrientes que forneçam benefícios à saúde, seja como prevenção ou tratamento de doenças.

Com a nova modalidade gastronômica, muitas receitas clássicas e deliciosas são adaptadas por grandes chefs para torna-se funcional. Coxinha de batata-doce, brigadeiro de biomassa de banana verde, substituição de temperos prontos por ervas e especiarias frescas e a troca de alimentos refinados e processados por ingredientes integrais, naturais e ricos em nutrientes.

Confira algumas receitinhas funcionais e cheias de sabor:

Nega Maluca Integral

A clássica receita de bolo de chocolate com cobertura ganhou uma versão funcional e cheio de nutriente. A receita de bolo Nega Maluca Integral leva farinha integral, rica em fibras, açúcar mascavo rico em ferro, potássio e vitaminas. A principal substituição é do achocolatado pelo cacau em pó, rico em vitaminas, proteína, fibra alimentar, ferro, magnésio entre outros.

Nega Maluca Integral

Muffin Integral de Banana

Que tal saborear um muffin deliciosamente saudável? O Muffin Integral de Banana leva farinha integral, aveia, banana in natura, nozes, açúcar mascavo e óleo de canola, considerado mais saudável do que o comum óleo de soja. Todos esses ingredientes são ricos em fibras e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, experimente!

Muffin Integral de Banana

Pão de Queijo de Inhame

Quem não gosta de um pão de queijo quentinho saindo do forno? Deixe o quitute mais nutritivo incluindo o inhame na receita. O Pão de Queijo de Inhame leva também iogurte natural, deixando a massa ainda mais leve!

Pão de Queijo de Inhame

Chips de Batata Doce

Batatinha chips é um dos petiscos mais saborosos de todos! Esqueças as batatas industrializadas e aposte no Chips de Batata Doce caseiro, assadas e aromatizadas com alecrim! Elas ficam crocantes e deliciosas, não deixe de experimentar.

Chips de Batata Doce

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: