7 receitas para a Quaresma: saiba o que comer nesse período!

Publicada em: 12/03/2020 15:27

O período de 40 dias entre o fim do carnaval e a Páscoa é conhecido como Quaresma pelas religiões de base cristã. Esse intervalo de tempo serve como um tipo de sacrifício no qual os fiéis se privam de luxos como o consumo de carne vermelha, simbolizando o tempo que Jesus Cristo passou no deserto em jejum, antes de celebrar a sua última ceia.

Então é disso que se trata todo ritual religioso da Quaresma e da Páscoa, uma referência aos sacrifícios feitos pelo próprio Cristo, para que possamos celebrar e reforçar seus ensinamentos e seu exemplo de vida, passando de geração em geração.

Mesmo quem não é religioso, ou ao menos não de base cristã, tende a comer mais peixe durante o período, justamente pela maior oferta e às vezes até por costume cultural, pois a prática já está muito enraizada e difundida no Brasil. 

Sendo assim, nada mais vem a calhar do que essas 7 receitas especiais para você preparar durante a Quaresma e comer muito bem.

Prepare-se e confira essas receitas incríveis.

Variedade para fugir do básico

No dia da Páscoa a estrela que brilha soberana é a do Bacalhau, porém, durante a quaresma outros peixes participam, o que é um alívio no bolso e também uma forma de diversificar as opções para o paladar.

Independente do aspecto religioso desse período de 40 dias, a mensagem por trás é muito relevante, pois o consumo mais equilibrado e consciente dos alimentos é ótimo não só para nossa saúde mas para o bem comum e, às vezes, todos nós devemos nos privar de alguns luxos em favor de causas maiores, como Cristo faria.

Bom, mensagem dada, vamos conhecer as 7 receitas que nós do CyberCook separamos com todo cuidado e carinho, pensando na praticidade, sabor e economia para esse período de Quaresma:

Filé de Tilápia na Frigideira

Filé de Tilápia na Frigideira

Recentemente falamos por aqui o quanto a tilápia é um peixe versátil para usar na cozinha, então durante a Quaresma, é ideal para usar em várias receitas, pois tem ótimo custo benefício, é fácil de encontrar e é muito saboroso.

Com esse preparo do filé de tilápia na frigideira, você terá uma refeição prática e deliciosa, que não foge dos preceitos religiosos. 

Vale a pena experimentar. 

Filé de Pescada Assada

Filé de Pescada Assada

Esse filé de pescada é uma ótima opção de peixe não apenas na quaresma mas para o ano todo, inclusive fizemos um post com dicas para deixá-lo saboroso, suculento e saudável.

E para essa receita em si, pensamos em trazer algo simples, mas de sabor marcante. É tão gostoso que pode ir além desse período e figurar no almoço de domingo de Páscoa, principalmente para quem busca uma alternativa ao bacalhau.

Confira a receita completa para preparar nos próximos 40 dias de Quaresma.

Filé de Merluza Frito

Filé de Merluza Frito

A merluza é um peixe de carne delicada e muito saborosa. Dá para ser feito assado, cozido, desfiado como recheio ou nessa versão de Filé empanado e frito que fica sequinho, crocante e delicioso.

É muito prática de preparar e é ideal para variar os pratos durante a quaresma. 

Experimente aí na sua casa e nos conte o que achou.

Salmão Ao Molho de Maracujá

Essa é uma das receitas mais incríveis de salmão que temos, pois o sabor do peixe combinado com cítrico do maracujá cria um prato sensacional que cabe em várias ocasiões. 

Recentemente trouxemos algumas dicas para turbinar seu molho e ter o salmão perfeito em 30 minutos, confira.

Torta de Sardinha Fácil

Torta de Sardinha Fácil

Agora uma dica boa para o almoço, jantar e também para o lanche. Essa torta de sardinha é prática e muito fácil, pode ser feita no liquidificador e o recheio você pode até improvisar.

Então acesse agora a receita completa para preparar aí na sua casa.

Risoto de Bacalhau

Risoto de Bacalhau

Para finalizar, trouxemos um prato mais sofisticado para suas refeições. O risoto de bacalhau é delicioso e não chega a ser tão complicado 

Atente-se a alguns detalhes do preparo principalmente para acertar no ponto do arroz e nos temperos.

Na receita completa temos algumas dicas para seu risoto de bacalhau ficar incrível, confira.

Agora é com você, preparamos essas receitas, primeiramente para você ter opções e variar durante a quaresma caso seja sua crença, e segundamente para te inspirar a colocar mais peixes e frutos do mar na sua dieta cotidiana, fazendo assim que sua alimentação seja mais variada e mais equilibrada, sem deixar de ser gostosa.

Aproveite sua Quaresma e sua Páscoa para cozinhar mais, divirta-se e bon appetit!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: