Uma boa taça de vinho tinto depois de um dia cansativo já é benefício o suficiente para maioria das pessoas, mas quando você aprende como essa bebida pode funcionar ainda melhor em pratos e harmonizações, um mundo novo se abre.
É sobre isso que vamos falar hoje, os benefícios do vinho tinto e também como usá-lo na cozinha em ótimos molhos.
Os benefícios incríveis de vinho tinto
Uma boa taça de vinho tinto oferece muitos benefícios à saúde, além do relaxamento natural que comentamos, pois a bebida é rica em compostos nutricionais muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo.
Funções antioxidantes, anti-inflamatórias e vasodilatadoras, são alguns dos benefícios do vinho que auxiliam por exemplo no controle da pressão arterial.
No entanto, é sempre importante ressaltar que esses benefícios são observados com o consumo moderado de vinho. Na cozinha e na saúde, equilíbrio e moderação sempre serão os guias para nosso bem estar.
No mais, o vinho tinto ainda pode ser consumido de outras formas, como incorporado em um belo molho.
Receita de Molho branco com vinho tinto
Dentre as variações da receita do molho de vinho tinto, há quem utilize cogumelos, queijo parmesão ou creme de leite, por exemplo. Todos esses acréscimos vão depender do gosto do cozinheiro, e o melhor: você pode ir criando o seu próprio molho, testando ingredientes e adicionando ervas na receita.
Aqui vamos trazer uma base que já testamos e sabemos que funciona bem, depois você pode dar o seu toque pessoal e ver o que mais agrada seu paladar.
Ingredientes
- Tomilho 1 1/4 xícaras (chá)
- Caldo de carne natural 1 1/4 xícaras (chá)
- Cebola 1 colher (sopa)
- Salsinha 1 colher (sopa)
- Louro 1 folha
- Vinho Tinto 1/4 xícara (chá)
- Farinha de trigo 2 colheres (sopa)
- Manteiga 2 colheres (sopa)
- Sal a gosto
- Pimenta-do-Reino Branca a gosto
Como fazer molho de vinho tinto
- Numa panela pequena coloque a margarina e manteiga derretida, fogo baixo; junte a farinha de trigo e deixe corar ligeiramente, mexendo.
- Acrescente a cebola ralada, a salsinha, o louro e o tomilho, o sal e a pimenta do reino a gosto.
- Junte aos poucos o caldo de carne e o vinho tinto mexendo bem.
- Deixe cozinhar, até que a mistura esteja grossa e retire a folha de louro.
Além deste molho, o vinho tinto cai bem com outras receitas, confira a seleção que separamos abaixo:
Tipos de vinho tinto para harmonizar
Quem começa se aventurar no mundo dos vinhos rapidamente vai se deparar com o termo “harmonização” que nada mais é que a combinação de tipos da bebida com alimentos que vão potencializar os sabores de ambos.
Em geral, o que dá sabor ao vinho é o tipo da uva, que vão das mais ácidas às mais doces, então, para um vinho doce por exemplo, um alimento mais ácido traz um equilíbrio interessante, que pode ser chamado de harmonização.
Os vinhos tintos da uva cabernet sauvignon, por exemplo, combinam muito bem com carnes vermelhas, tanto no molho quanto para acompanhar.
Os queijos são uma categoria à parte, pois para cada tipo sempre terá um vinho mais adequado.
Via de regra, os vinhos brancos são os que mais casam com o sabor dos queijos.
Sopas também são uma ótima combinação, ainda mais nesses dias de friozinho do inverno, então para acompanhar, aposte num vinho tinto do tipo merlot, que vai harmonizar bem com várias sopas.
Enfim, essas são apenas algumas dicas para te dar um direcionamento, pois a bem da verdade, o melhor vinho tinto sempre será aquele que mais agrada o seu paladar, por isso é importante ir experimentando até achar o seu ideal.
Usá-lo em molhos como este que ensinamos é um bom começo para entender quais sabores mais agradam o seu paladar.
Bom apetite e beba com moderação.