Vinagrete: a emulsão perfeita para seu churrasco

Publicada em: 07/12/2021 10:35

Até o churrasco mais simples e básico tem que ter um vinagrete para acompanhar as carnes, então, é melhor ter uma boa receita para não deixar faltar essa delícia nos seus encontros.

Conheça nossa versão que é bem colorida e saborosa, que vai se tornar sua favorita.

Boa leitura.

Vinagrete de Frutas

Mistura que não se mistura

O processo de preparação de um bom vinagrete é uma técnica culinária muito usada chamada emulsão, que é basicamente misturar ingredientes que não se misturam.

Neste caso, estamos falando do azeite e do vinagre (ou limão), pois como é um óleo e um líquido bem ácido, a mistura não fica uniforme, porém cria um sabor único aos pratos.

Esses ingredientes, associados com o sal e uma pimentinha do reino, já são o suficiente para ter um molho vinagrete, então onde fica o tomate nessa história?

Aí é que está, como o nome sugere, o molho é apenas o vinagre (ácido) e o azeite (óleo), então o que vem junto pode ser a escolha de cada cozinheira, claro, sendo o mais popular e utilizado o tomate.

Contudo, é possível fazer com todo tipo de legume e até de frutas, o que mostra que se quisermos ser bem técnicos, vinagrete é um molho para saladas, e você usa com o que achar melhor.

No caso, como o assunto é churrasco, vamos falar do tradicional vinagrete com tomate e algumas outras delícias que vão deixar seu molho inigualável.

Receita de vinagrete

Prepare-se para oferecer aos convidados do seu churrasco um molho vinagrete de sabor intenso e visual colorido, que com certeza vai conquistar até os paladares mais exigentes.

Então, chega de papo e vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Repolho 1/2 unidade
  • Tomate 2 unidades
  • Pimentão Verde 1/2 unidade
  • Pimentão Vermelho 1/2 unidade
  • Cebola 1 unidade
  • Salsinha 1/2 xícara (chá)
  • Suco de Limão 1/2 xícara (chá)
  • Azeite 5 colheres (sopa)
  • Sal a gosto
  • Água 100 mililitros

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa.

Como fazer vinagrete

  1. Em um recipiente bata com o garfo o sal com o azeite acrescente o suco de limão com a água,misture com os outros ingredientes misturando bem.
  2. Leve a geladeira até a hora de servir.

Mais receitas de vinagrete

Vinagrete é a campana?

Muitos acreditam que chamar vinagrete de molho à campanha é uma forma mais chique de se referir a receita, mas na verdade não é exatamente assim.

Como já mencionamos lá no ínicio, o vinagrete é um molho de origem francesa, daí o seu nome (na terra da Torre Eiffel considera-se vinaigrette apenas a emulsão de azeite e vinagre, o que vem depois é basicamente uma salada).

Aqui no Brasil, como a gente não está para brincadeira quando o assunto é turbinar as receitas importadas, pegamos o molho vinagrete e transformamos em um maravilhosomolho à campanha, agregando algumas especiarias e ingredientes presentes na cozinha mexicana, como os pimentões e as ervas frescas, sem falar do bom e velho tomate.

Então, trocando em miúdos, enquanto é azeite, vinagre e sal, chamamos de vinagrete, começou entrar os legumes, aí já passamos a ter um molho à campanha que é de fato quando a mágica acontece.

O acompanhamento para churrascos e para vida

Não espere só ter um churrasco envolvido para ter essa receita de vinagrete preparada na sua casa, pois essa delícia vai combinar perfeitamente com várias outras refeições.

Desde um simples arroz branco com filé grelhado até como recheio de um belo sanduíche, o vinagrete consegue deixar tudo melhor, por isso faça esse prato incrível e nos conte o que achou.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: