Acabei de fazer um polvo a vinagrete... simplesmente fantástico! O polvo ficou surpreendentemente macio. Vou relatar como preparei:
-Comprei um polvo limpo, de mais ou menos 1,5 kg.
-Numa tábua de carne, separei a cabeça (já limpa) dos tentáculos e em seguida separei cada tentáculo e cortei a cabeça em duas partes.
-Numa panela coloquei água para ferver (até ferver!) com um punhado generoso de sal (encher a palma da mão).
-Assim que abriu fervura comecei o tratamento de "choque" do polvo, peça por peça.
-Com um instrumento qualquer (uma pinça preferencialmente) mergulhei cada peça na água fervente por 5 a 10 seguntos (é só contar seguidamente e pausadamente de 1 até 5 ou 10), retirando em seguida e afastando do vapor e aguardando por mais ou menos 20 segundos. Repetí isso por 5 vezes para cada peça do polvo, que em seguida eu coloquei num prato.
-A água da panela ficou naturalmente avermelhada, mas descartei aquela água.
-Naquele momento o polvo já dava água na boca, todo enrugado e com aquela carne branquissima.
-Descasquei 2 cebolas médias inteiras e coloquei numa panela de pressão, coloquei também as peças de polvo e mais duas folhas de louro, cobrí com água e, novamente, coloquei um punhado generoso de sal. Adicionalmente, coloquei uma boa dose de cachaça 51 (um pouco menos que meio copo americano).
-Tampei a panela de deixei cozinhar. Assim que a panela de pressão começou a "chiar", abri sua tampa vez por outra para verificar como estava o cozimento.
-Quando percebi que a cebola estava macia retirei tudo da água. O polvo estava incrivelmente macio.
-Numa tábua de carne cortei o polvo em pedaços e os coloquei num recipiente para temperá-los com o vinagrete (não sem antes comer alguns desses pedaços. Aliás, comí também toda a cebola cozida junto com o polvo, que estava maravilhosa!).
-Piquei uma cebola pequena e um tomate em pedacinhos, e os coloquei sobre o povo.
-Acrescentei mais sal, pimenta-do-reino, caldo de meio limão, vinagre branco, e azeite de oliva e mexi.
-Tampei a vazilha com papel celofane e coloquei na geladeira para degustar mais tarde...
-Só posso dizer que, na hora de comer, foi uma festa! Ficou muito bom. E nem foi necessário "dar porradas" no polvo (isso é maldade!).
Essa receita está absolutamente aprovada. Finalmente conseguí preparar um polvo macio.
Abraços