Só existe uma flor que é dourada, nasce no campo sem ser semeada. Além de cantiga infantil, esse tempero também é base para receitas maravilhosas e perfumadas que vão de entradas e pratos principais a sobremesas e bebidas. Como o título já adiantou para todos nós, é do alecrim que estamos falando!
Você já deve ter usado essa flor em algum preparo, mas para contribuir ainda mais com o seu interesse pelo alecrim, trouxemos ideias de receitas, como essa de batata rústica, benefícios e até um pouco de ciência por trás desse tempero único!
Flor ou erva: o que é o alecrim?
O nome científico do alecrim é Salvia Rosmarinus e em várias línguas ele é chamado de algo próximo a rosmarino. É uma erva aromática que cresce muito no mediterrâneo (Portugal, Espanha, Itália e etc) e a denominação veio dos romanos, que usam rosmarinus, ou seja, Orvalho do Mar.
Além de todo o potencial aromático que o Alecrim tem, a planta em si é muito bonita quando floresce e fica bem parecida com a lavanda, com flores pequenas e levemente arroxeadas. Por isso, se você quiser plantar algo em casa, escolha essa planta que decora a casa e seus pratos!
Benefícios do alecrim
O alecrim, assim como várias ervas, traz alguns benefícios ao ser consumido, mas diferente das outras esse consumo não precisa ser necessariamente na comida. Muito se utiliza o alecrim em perfumes e águas-de-colônia e até no ar ele pode fazer bem. Confira:
- Um dos benefícios desse tempero é para o sistema nervoso, melhorando a memória, a concentração e o raciocínio. Inclusive é bastante utilizado em aromaterapias para pacientes idosos que começam a perder a memória.
- Além disso ele também ajuda na digestão com suas propriedades que diminuem os gases e que aliviam azia, queimação e ainda ajudam a prevenir gastrites.
- Por fim, e esse é bem presente na aromaterapia que comentamos, o alecrim é usado junto com a lavanda para gerar aromas calmantes e anti estressantes, diminuindo o batimento cardíaco e a pressão arterial.
Você já deve ter ouvido falar do chá de alecrim. Uma das maneiras mais diretas de aproveitar esses benefícios é nesse formato, porém colocá-lo em vários pratos que combinem, principalmente caldos (com o bouquet garni, ou ervas finas) também traz um resultado bom e fica mais comum no seu dia a dia.
Por isso mesmo aqui vai uma receita de batata rústica, que muda completamente com o alecrim, e mais algumas para você conhecer todas as aplicações desse tempero delicioso!
Receita de Batatas no forno com alecrim
Ingredientes
- Batata bolinha 2 quilos
- Alho 5 dentes
- Azeite de oliva a gosto
- Flor de Sal a gosto
- Alecrim 1 ramo
- Alho 5 dentes
- Azeite a gosto
- Flor de Sal a gosto
Modo de preparo
- Levar as batatas a uma fervura prévia de 10 minutos.
- Depois, colocar numa assadeira ou travessa com o alho picado e esmagado com flor de sal.
- Por cima coloque raminhos de alecrim e regue com um fio de azeite.
- Leve ao forno até as batatas dourarem.
Não tem todos os ingredientes à mão? Sem problemas! Só clicar aqui, ir direto para o site do Carrefour e receber em casa!
Mais receitas para aproveitar seu alecrim
Focaccia com alecrim e tomatinhos
A focaccia é uma receita muito fácil e que mostra toda a força do aroma do alecrim em uma receita de 5 ingredientes para servir de entrada de um jantar especial.
Pão de queijo vegano com batata de alecrim
Até o pão de queijo fica uma delícia com o perfume do alecrim. Essa receita deliciosa ainda é vegana e usa uma massa com batata para não ter quem não queira!
Sal para hipertensos
Que tal essa ideia de sal para quem não pode com muito sódio? Até para quem pode, esse tempero feito com sal, alecrim, louro e manjericão é uma delícia e te ajuda a diminuir os níveis de sal da sua comida sem ficar inssosso!
Frango à provençal
Essa receita super aromática de frango precisa de bastante alecrim. Fresco, ele se sobressai bastante aos outros temperos, mas sem ficar enjoativo. Com a pele do frango tostada fica sensacional!
Azeitonas temperadas
Não há muito segredo nessas azeitonas, mas a dica é sempre válida, principalmente para um petisco maravilhosamente saboroso como esse!
Deixe-os à mostra
Nossa última dica é em relação ao armazenamento dos seus temperos. Potinhos de geléia são ótimos para guardar seus temperos secos e uma boa ideia é deixá-los bem perto do seu fogão (longe do sol) para que você nunca se esqueça deles e esteja sempre temperando sua comida de maneiras diferentes.
Para os frescos, ter vasinhos plantados também é uma ótima opção decorativa e de economia (inclusive podem ser plantados no mesmo vaso, com alguma distância. Você pode fazer um jardim vertical ou o que der para absorver o sol.
Isso sem falar que é muito bonito e elegante ter todas aquelas cores de temperos que perfumam o ambiente quando você abre os potinhos!
Além disso:
Temperos secos devem entrar no começo da receita, já que é com a água e o calor que eles se reidratam e oferecem todo o aroma que você quer.
Já os frescos precisam de atitudes rápidas, pois estragam com muita facilidade. Você pode picar e congelar ou usar na hora (no fim do processo, já que o calor pode comprometer o aroma deles).
Temperos dão vida e cor para sua comida e existem muitas receitas clássicas de temperos que são super importantes para a culinária mundial, então não poderia ser diferente com você! Se não tiver espaço em casa para plantar, pode comprar os secos com tranquilidade porque muitas vezes continuam naturais e sem conservantes.