A ceia de natal tem que ter assados, os tradicionais são as aves e os suínos, porém você pode dar aquela inovada e adicionar um peixe nas opções.
E não é qualquer peixe não, essa festa merece um salmão ao forno bem temperado e na textura certa.
Vem com a gente para aprender essa receita incrível para ter mais uma opção na ceia natalina.
Boa leitura.
Alcaparras são fundamentais
Esse botãozinho de flor é amplamente utilizado na culinária do mediterrâneo, tem um sabor super suave e deixa qualquer assado de peixe mais gostoso.
As alcaparras não são tão comuns no dia a dia do brasileiro, mas uma vez que experimentar vai entender o porquê do seu sucesso na gastronomia mediterrânea.
Além de saborosa, é riquíssima em nutrientes que funcionam como antioxidantes poderosos, muito benéficos para nosso organismo.
Se não bastasse isso, as alcaparras ainda possuem baixíssimo teor calórico, por isso nossa dica é usar no seu dia a dia em várias refeições, pois combina com carne bovina e com saladas, porém é no peixe que ela rouba a cena.
Receita de Salmão de natal
Esse preparo é bem simples, pois o salmão é um tipo de peixe muito saboroso, que funciona até cru, então para um assado , jogar seguro é o melhor caminho para o sucesso.
Caso queira usar as alcaparras nesse prato, a dica é colocar só ao servir, pois quanto mais frescas, melhor o sabor.
Sem mais delongas, vamos ao passo a passo:
Ingredientes
- Salmão 1 unidade
- Sal a gosto
- Alho 4 dentes
- Cebola 1 unidade
- Vinho Branco 1 dose
- Batata 6 unidades
Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa .
Como fazer Salmão de natal
- Regue o fundo da assadeira com azeite, arrume as batatas e, por cima coloque o salmão.
- Sobre o peixe, ponha mais ou menos três colheres de café de margarina.
- Cubra-o com papel alumínio e leve-o ao forno.
- Após assado derreta 2 colheres de margarina com alcaparras e jogue sobre o peixe.
- Enfeite a gosto.
- Sirva ainda quente.
Mais receitas com salmão
Salmão para agradar a todos
O jeito mais comum de vermos o salmão é em finas fatias de um bom sashimi, servidas cruas com um molho shoyo, porém apesar de mais famoso, não é o único preparo nem mesmo na cozinha japonesa, onde é amplamente consumido.
O salmão assado, como da nossa receita de hoje, não é muito utilizado na cultura oriental, pois optam por formas diferentes para o cozimento do peixe. Uma delas é o papelote, onde você enrola as postas de salmão em papel alumínio já com os temperos e leva ao cozimento.
Na tradição japonesa a cocção é feita no vapor, pois assim tanto o peixe quanto os legumes atingem a textura ideal, porém pode ser feita também no forno convencional que vai funcionar bem.
Outra maneira de cozinhar salmão é uma bem brasileira, que é na grelha. Os temperos são o mesmos, porém na churrasqueira é ideal ter o acessório certo, para conseguir atingir o ponto de textura ideal.
Portanto, do churrasquinho de fim de semana até a ceia de natal, o salmão pode ser uma ótima opção de receita, com preparos que vão agradar a todos.
Bom apetite.