Categorias
Cardápios

Salada de bacalhau: tire suas dúvidas e o sal!

Se é março ou abril, então tem gente procurando por bacalhau. Esse peixe super especial costuma dar as caras nessa época do ano para a comemoração da Páscoa e mesmo que não seja um dos ingredientes mais baratos do mercado, ainda assim permite uma variedade enorme de receitas deliciosas, inclusive de aproveitamento, o que costuma reduzir bastante os custos.

Uma das principais receitas para se fazer com o bacalhau, seja ele em lascas, postas ou desfiado, mesmo se já tiver sido usado em outro preparo, é a salada de bacalhau. Uma opção bastante refrescante e que pode ser entrada, acompanhamento ou até prato principal do seu almoço de páscoa.

Acabe com algumas dúvidas e confira uma receita bem simples e fácil de salada de bacalhau!

salada de bacalhau

Como dessalgar bacalhau?

A primeira coisa que você precisa pensar se tem a intenção de fazer bacalhau é como dessalgar e quanto tempo vai precisar para isso. A dessalga costuma demorar no mínimo 12 horas, mas pode ser feita mais rápido se você tiver perdido o tempo. O negócio é se organizar para ter o bacalhau pronto para seus preparos!

Aqui nós temos um Guia Definitivo para fazer Bacalhau, com dicas de dessalga, de preparo e muitas receitas deliciosas! Confira!

Como fazer salada de bacalhau à portuguesa

Ingredientes

  • 300 gr de bacalhau em lascas dessalgado e desfiado
  • 1 colher (sopa) de maggi da horta mix de cebola e alho com ervas finas
  • 1 unidade de tomate em rodelas
  • 1/2 xícara (chá) de azeitona preta
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 colher (chá) de vinagre branco

Modo de preparo

  1. Cozinhe o bacalhau em água fervente.
  2. Coloque o bacalhau desfiado em uma saladeira ainda quente.
  3. Acrescente o Maggi da Horta Mix de Cebola e Alho com Ervas Finas, a pimenta, o azeite e o vinagre.
  4. Mexa e finalize com azeitonas e o tomate.
  5. Prove e, se necessário, acrescente o sal.

A Salada de bacalhau ficou salgada, o que fazer?

É muito importante experimentar o seu bacalhau antes de misturar a salada. Às vezes você precisa salgar mais ou não salgar nada, de acordo com o peixe.

  • Se você está reaproveitando o bacalhau, a chance dele não estar tão salgado é grande. Se é novo, tente seguir bem as dicas de dessalga e também não terá muitos problemas.
  • Caso aconteça de qualquer maneira, uma boa opção é aumentar a receita sem aumentar o bacalhau, e misturar muito bem. Use outros ingredientes que não sejam temperados, como as azeitonas e o tomate na nossa receita, ou então coloque folhas!
  • Os ingredientes estavam contados? Você pode procurar outros ingredientes para equilibrar sua salada, como frutas doces ou cítricas em pedaços ou como suco.

Com o que servir a salada de bacalhau?

A salada de bacalhau à portuguesa combina muito bem com os outros pratos do almoço de páscoa, principalmente os com peixes. Quer algumas receitas para aproveitar da melhor maneira as combinações com a sua? Dá uma olhada:

Arroz à grega prático

Arroz à grega prático
Arroz à grega prático

Um arroz bem fresquinho e soltinho com temperos e legumes do à grega não pode faltar de maneira alguma no seu almoço de páscoa. Com a salada de bacalhau fica uma delícia e pode ser a primeira pratada antes dos pratos mais pesados.

Veja a receita

Como fazer grão-de-bico

Como fazer grão-de-bico
Como fazer grão-de-bico

O grão-de-bico é um dos ingredientes mais utilizados em saladas de bacalhau. Ele dá volume, saciedade e combina muito bem com os sabores do peixe. Se tiver um pouco sobrando por aí, vale muito a pena colocar na sua salada.

Veja a receita

Farofa de banana fácil

Farofa é igual ao arroz: não pode faltar! E se estamos falando de um prato com peixe, então mais ainda! Farofa e salada fica uma delícia, não só porque a banana traz o doce bem de leve para equilibrar o prato, mas também porque complementa com a textura mais crocante.

Farofa de banana fácil
Farofa de banana fácil

Veja a receita

O que fazer com as sobras da salada de bacalhau?

A ideia é que a salada já seja feita com as sobras de bacalhau de outras receitas, até porque você usa ele cozido ou cozinha na hora. Porém, essa receita de salada de bacalhau à portuguesa, que não leva salada, pode ser facilmente transformada nessas outras duas aqui:

Moqueca de bacalhau

Moqueca de bacalhau
Moqueca de bacalhau

A moqueca de bacalhau é boa opção porque aproveita bem dos temperos que você vai ter utilizado na salada, já que é um prato cheio de aromas diferentes. Para essa moqueca, o ideal é utilizar um bacalhau em lascas ou pedaços.

Veja a receita

Croquete de bacalhau

Croquete de bacalhau
Croquete de bacalhau

Como sempre, os bolinhos aparecem como a melhor receita de reaproveitamento. Diferentemente da moqueca, esse preparo aqui fica sensacional se o seu bacalhau estiver desfiado. Lembre-se de tirar os caroços das azeitonas e delicie-se!

Veja a receita

Já que o bacalhau é um peixe mais caro, é muito importante usar até a última raspa da travessa, seja no prato ou para outra receita. Aproveite o melhor desse ingrediente maravilhoso e tenha uma Feliz Páscoa!

Rocambole de bacalhau

Rocambole de bacalhau
Rocambole de bacalhau

Quer uma receita mais diferente e curiosa, mas igualmente deliciosa? Apostamos que você ainda não fez um rocambole de bacalhau para a sua Páscoa e esse é o momento! Ainda mais se você tiver um bacalhau bem temperadinho com azeitonas e tomate igual ao que trouxemos aqui!

Veja a receita

Veja mais alguma receitas que você pode gostar: