Rosh Hashaná: Receitas para o Ano Novo Judaico

Publicada em: 23/09/2021 16:14

Na maioria das vezes, o natal e ano novo são tradicionalmente cristãos, porém sempre absorvemos outros aspectos culturais e religiosos de outros povos, pelo sincretismo inerente a formação do brasileiro.

Contudo, uma passagem de ano judaica pode ser muito mais restrita, mas não menos gostosa, por isso separamos algumas dicas para um rosh hashaná tradicional e bem gostoso, para refeições mais inclusivas.

Boa leitura.

Ceia sem porco

O fim de ano do brasileiro, tanto no natal quanto no ano novo, tem por tradição o consumo do peru, do tender, da farofa com bacon, presunto no arroz e por aí vai, prática essa que não existe na culinária judaica pelo simples motivos de não consumirem a carne suína.

Basicamente, esta é uma tradição judaica e também islâmica, que faz com que seja proibido pelos seus valores religiosos o consumo de carne de porco, pois acreditam se tratar de um animal sujo devido a seus hábitos alimentares e comportamento.

Há quem aponte os perigos sanitários da carne suína para justificar o fato, porém, é provado que não tem diferenças da carne de porco para de nenhum outro animal, sendo assim algo mais voltado às tradições deste povo, o que é altamente compreensível e deve ser respeitado.

Por isso que numa comemoração de ano novo judaica, nada dos derivados do porco é consumido, porém eles tem as suas próprias receitas que compõem um jantar delicioso também, que vale muito a pena conhecer.

Receita tradicionais

Os pratos tradicionais judaicos possuem características únicas e temperos com muita influência da cozinha mediterrânea, pois é a região de origem dos judeus.

Por isso, vamos ver pratos com especiarias e também aquele frescor que vai combinar bem com nosso fim de ano que é sempre no verão.

Kugel de Legumes

Kugel de Legumes

O kugel de legumes é uma ótima opção de entrada, pois é deliciosa e leve, sendo feita apenas de vegetais.

A massa é de batata com outros legumes ralados, o que deixa o resultado dessa delícia com aspecto que lembra os tempurás japoneses, porém com maior variedade de vegetais.

Veja a receita completa aqui

Frango com Mel e Maçã

Frango com Mel e Maçã

Frango com mel é uma combinação que sempre funciona, e nesta versão ainda leva as maçãs ao molho de vinho que deixa tudo ainda mais delicioso.

O vinho é importantíssimo para balancear com o sabor agridoce das maçãs e do mel.

Veja a receita completa aqui

Chalá G’ulá

Chalá G’ulá

De modo simples, podemos dizer que o chalá g’ulá é um tipo de pão judaico, porém com uma massa incrivelmente aerada.

Isso se deve ao uso da esponja, preparada com fermento biológico granulado, farinha e água, pois entrega a massa a levedura perfeita para essa massa incrível.

Não é um dos preparos mais simples, porém o resultado é fantástico e vale a pena experimentar.

Veja a receita completa aqui

Celebração Ecumenica

Se tem algo que podemos exaltar do nosso Brasil é a diversidade que temos de culturas e religiões que na maior parte do tempo convive bem e tem muitas trocas entre si.

Hoje em dia já podemos imaginar uma ceia de natal com várias pessoas à mesa de várias crenças diferentes, portanto tem opções que atendam a todos é a melhor forma garantir que todos vão comer bem, o que promove a união que a época de fim de ano busca.

O nosso objetivo com essas e outras dicas é proporcionar opções para judeus que queriam uma refeição de fim de ano tradicional, mas também mostrar como outras culturas fornecem receitas incríveis e que esse intercâmbio culinário vale muito a pena.

Esperamos que a sua celebração de fim de ano seja diversa e inclusiva.

Boas festas.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: