Renovando a Panqueca americana com criatividade

Publicada em: 28/07/2021 11:33

Os cafés da manhã americanos sempre tem a panqueca como carro chefe na maioria das situações.

De preparo simples e rápido, é realmente uma massa que se destaca tanto para coberturas doces ou recheios salgados, e apesar de estar entre nós há muito tempo, a panqueca está sempre se renovando com a criatividade dos cozinheiros.

Então vem com a gente aprender a base da panqueca americana para poder dar o seu toque especial a elas.

Boa leitura.

Panqueca Americana

Panquecas super decoradas

A panqueca americana em geral é muito simples, pois a proposta é ser uma massa rápida, fofinha e gostosa para um café da manhã reforçado.

Porém, mais recentemente tem surgido tendências de panquecas decoradíssimas, com massas coloridas que formam até personagens da cultura pop.

A técnica em si não difere muito das panquecas tradicionais, basta adicionar corante comestível às massas. Porém o que conta de verdade é a criatividade do cozinheiro na hora de criar formatos diferentes e divertidos.

Isso mostra como ter o domínio da base de uma receita, por mais simples que seja, pode abrir caminho para criações incríveis artisticamente e saborosas também.

Receita de panqueca americana

A nossa receita de panqueca americana é a básica, com 5 ingredientes para você  ter o necessário para criar depois:

Ingredientes

  • Farinha de trigo 1 xícara (chá)
  • Margarina 1 colher (sopa)
  • Fermento químico em pó 1 colher (chá)
  • Ovo 1 unidade
  • Leite 1 xícara (chá)

Como fazer panqueca americana

  1. Misture todos os ingredientes numa tigela e coloque uma quantidade de massa na frigideira aquecida.
  2. Se a frigideira for antiaderente, não é necessário untar com manteiga.
  3. Em fogo médio para baixo.
  4. Deixe a massa até que se formem bolhas por toda a superfície, o que significa que a panqueca já pode ser virada.
  5. Deixe o outro lado dourar e sirva, quentinha, com a cobertura de sua preferência.

A panqueca americana é naturalmente alta e não deve ser amassada quando virada na frigideira. Fica fantástica com sorvete, geleias ou manteiga e mel.

As versões em formatos de personagem não são altas, pois não levam fermento químico.

Se quiser, ainda tem mais variações da receita para você colocar no seu repertório, confira:

Panqueca Americana

Truques para massas doces

Na culinária as massas são um desafio para muita gente, por isso a ideia de começar pela confeitaria pode parecer mais fácil, porém é aí que muita gente se dá mal.

Quando pensamos em bolos simples ou mesmo nessa panqueca que ensinamos, realmente estamos falando de algo mais fácil de se preparar do que pizzas e tortas que tomam mais tempo, porém ainda assim alguns truques podem te ajudar a fazer preparos melhores de massas variadas.

Para tortas, por exemplo, usar a massa podre é um ótimo começo, pois não é tão complexa e simplesmente desmancha na boca. A dica aqui é amassar bem nas bordas da forma para fixar e não ficar quebradiça.

Liquidificador também pode ser um aliado perfeito para os iniciantes em massas, pois tanto doces quanto salgadas podem ser feitas no utensílio, fazendo a preocupação com o ponto ser mínima.

Por fim, você pode partir para o passo além e se arriscar nas massas de batedeira, que aí é onde suas receitas vão subir de nível de verdade. Nessa etapa também podem surgir receitas que exijam a técnica de sova, e para isso não tem outra forma de aprender que não a de botar a mão na massa e tentar até dominar o preparo.

Em suma, na cozinha, mais do que fazer pratos chiques que envolvem variadas técnicas, o foco principal tem que ser em dominar o básico. 

Muitas vezes uma panqueca americana simples, mas bem feita, vai te dar mais satisfação do que encomendar uma massa industrializada qualquer, então investir na cozinha é investir em você.

Prepare essa panqueca americana e inicie sua jornada pelo mundo das massas, nossas receitas estarão sempre aqui para auxiliar.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: