Um bom pudim é aquele bem gelatinoso, lisinho (ou com furinhos, se você preferir) e com uma calda de açúcar brilhante e tostada por cima. Para ter isso, nós precisamos de algo que dê o ponto, açúcar e leite. Porém, ninguém disse que precisava ser ovo para dar o ponto e muito menos que o leite precisava ser animal! Uma receita tão tradicional e deliciosa merece ter sua versão inclusiva não só para veganos, como também para quem tem intolerância à lactose.
É por isso que uma receita de pudim vegano de leite condensado vai tão bem! Mas não vamos apenas mostrar a receita, aqui você aprende a fazer um leite condensado sem nada de lactose ou ingredientes com fontes animais.
Vamos lá!
Receita de pudim vegano de leite condensado
Ingredientes
- Açúcar Demerara 1 xícara (chá)
- Água 1/4 xícara (chá)
Massa
- Leite condensado de soja 1 lata
- Creme de Leite de Soja 400 gramas
- Leite de Soja 350 mililitros
- Agar-agar 1 colher (chá)
- Essência de baunilha 1 colher (chá)
Modo de preparo
Caramelo
- Numa fôrma redonda de furo no meio (20 cm), coloque a água e o açúcar.
- Mexa apenas para misturar e leve ao fogo baixo até o açúcar derreter e atingir a coloração dourada, enquanto a calda estiver no fogo não mexa para não cristalizar o açúcar.
- Retire do fogo rapidamente, antes do caramelo endurecer, e regue, com uma colher, toda a lateral e o cone central da fôrma.
- Reserve.
Massa
- Coloque o leite e o ágar-ágar em uma panela média, misture e leve ao fogo baixo. Depois que ferver, cozinhar por mais 3 minutos, mexendo sempre. Desligue o fogo e deixe amornar.
- Depois que o leite com ágar-ágar amornar, transfira para o liquidificador e junte o leite condensado, o creme de leite e o extrato de baunilha, bata até ficar liso.
- Despeje a massa na fôrma caramelizada e leve à geladeira por no mínimo 4 horas ou até endurecer. Se preferir, prepare no dia anterior.
- Desenforme sobre um prato raso e sirva a seguir.
Você tem todos os ingredientes na palma da sua mão. É só conferir o site do Carrefour .
Outros leites para o seu pudim
O nome da receita é pudim vegano de leite condensado, mas, como dissemos lá em cima, pode ser qualquer leite! Para essa receita a dica é variar e utilizar leite de amêndoas ou de coco para substituir o de soja e trazer sabores bem diferentes e interessantes para o seu preparo.
Mas nós vamos além. Existe uma opção ainda mais barata para substituir o leite condensado em si:
- Você só precisa de água (½ xícara), açúcar cristal (1 xícara) e aveia (¾ de xícara).
- Bata a água fervente e o açúcar no liquidificador por 3 minutos e acrescente a aveia, batendo até que a textura se assemelhe ao do leite condensado tradicional.
Muito fácil, não é? Você pode sentir uma diferença por essa mistura ser mais leve do que o leite condensado tradicional, então vale entender se aumenta o açúcar, a aveia ou se é mais fácil ficar com os leites vegetais industrializados, mesmo.
Quer ainda mais tipos de leite? Aqui ó
E os emulsificantes?
O ovo é um ingrediente essencial para a receita de pudim, porém a função dele pode ser feita também por outros ingredientes. O mais direto é o agar-agar da receita que trouxemos, uma versão de algas da gelatina (que usa partes animais) que funciona muito bem como emulsificante para dar o ponto gelatinoso do pudim.
Porém, uma outra opção muito rentável e prática é a Aquafaba, que é a água do cozimento do grão-de-bico reaproveitada. Ela tem uma textura parecida com a clara do ovo e também funciona aqui. Como o grão-de-bico também é um ingrediente bastante comum em receitas veganas, já são dois problemas resolvidos com uma solução!
Aproveite as dicas, diga-nos o que achou e equilibre a sua alimentação!