Pudim vegano de leite condensado: como substituir o leite e os ovos

Publicada em: 21/02/2022 15:02

Um bom pudim é aquele bem gelatinoso, lisinho (ou com furinhos, se você preferir) e com uma calda de açúcar brilhante e tostada por cima. Para ter isso, nós precisamos de algo que dê o ponto, açúcar e leite. Porém, ninguém disse que precisava ser ovo para dar o ponto e muito menos que o leite precisava ser animal! Uma receita tão tradicional e deliciosa merece ter sua versão inclusiva não só para veganos, como também para quem tem intolerância à lactose.

É por isso que uma receita de pudim vegano de leite condensado vai tão bem! Mas não vamos apenas mostrar a receita, aqui você aprende a fazer um leite condensado sem nada de lactose ou ingredientes com fontes animais. 

Vamos lá!

Pudim Vegano de Leite Condensado

Receita de pudim vegano de leite condensado

Ingredientes

  • Açúcar Demerara 1 xícara (chá)
  • Água 1/4 xícara (chá)

Massa

  • Leite condensado de soja 1 lata
  • Creme de Leite de Soja 400 gramas
  • Leite de Soja 350 mililitros
  • Agar-agar 1 colher (chá)
  • Essência de baunilha 1 colher (chá)

Modo de preparo

Caramelo

  1. Numa fôrma redonda de furo no meio (20 cm), coloque a água e o açúcar.
  2. Mexa apenas para misturar e leve ao fogo baixo até o açúcar derreter e atingir a coloração dourada, enquanto a calda estiver no fogo não mexa para não cristalizar o açúcar.
  3. Retire do fogo rapidamente, antes do caramelo endurecer, e regue, com uma colher, toda a lateral e o cone central da fôrma.
  4. Reserve.

Massa

  1. Coloque o leite e o ágar-ágar em uma panela média, misture e leve ao fogo baixo. Depois que ferver, cozinhar por mais 3 minutos, mexendo sempre. Desligue o fogo e deixe amornar.
  2. Depois que o leite com ágar-ágar amornar, transfira para o liquidificador e junte o leite condensado, o creme de leite e o extrato de baunilha, bata até ficar liso.
  3. Despeje a massa na fôrma caramelizada e leve à geladeira por no mínimo 4 horas ou até endurecer. Se preferir, prepare no dia anterior.
  4. Desenforme sobre um prato raso e sirva a seguir.

Você tem todos os ingredientes na palma da sua mão. É só conferir o site do Carrefour Comprar os ingredientes.

Pudim Vegano

Outros leites para o seu pudim

O nome da receita é pudim vegano de leite condensado, mas, como dissemos lá em cima, pode ser qualquer leite! Para essa receita a dica é variar e utilizar leite de amêndoas ou de coco para substituir o de soja e trazer sabores bem diferentes e interessantes para o seu preparo.

Mas nós vamos além. Existe uma opção ainda mais barata para substituir o leite condensado em si:

  • Você só precisa de água (½ xícara), açúcar cristal (1 xícara) e aveia (¾ de xícara).
  • Bata a água fervente e o açúcar no liquidificador por 3 minutos e acrescente a aveia, batendo até que a textura se assemelhe ao do leite condensado tradicional. 

Muito fácil, não é? Você pode sentir uma diferença por essa mistura ser mais leve do que o leite condensado tradicional, então vale entender se aumenta o açúcar, a aveia ou se é mais fácil ficar com os leites vegetais industrializados, mesmo.

Quer ainda mais tipos de leite? Aqui ó

E os emulsificantes?

O ovo é um ingrediente essencial para a receita de pudim, porém a função dele pode ser feita também por outros ingredientes. O mais direto é o agar-agar da receita que trouxemos, uma versão de algas da gelatina (que usa partes animais) que funciona muito bem como emulsificante para dar o ponto gelatinoso do pudim. 

Porém, uma outra opção muito rentável e prática é a Aquafaba, que é a água do cozimento do grão-de-bico reaproveitada. Ela tem uma textura parecida com a clara do ovo e também funciona aqui. Como o grão-de-bico também é um ingrediente bastante comum em receitas veganas, já são dois problemas resolvidos com uma solução!

Aproveite as dicas, diga-nos o que achou e equilibre a sua alimentação!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: