Das várias formas de reaproveitar aquele pão dormido, sem dúvidas o pudim de pão é a mais prática e saborosa delas, muito pelo uso de poucos ingredientes e pela rapidez do preparo, que faz dessa sobremesa uma das preferidas da galera.
Vem aprender esse preparo e um pouco mais da história dessa sobremesa incrível.
Boa leitura.
Clássico do Sul dos Estados Unidos
A cozinha sulista dos Estados Unidos é muito famosa pela sua fartura e pelas suas receitas que tem forte influência da cultura dos escravizados que viveram por muito tempo na região.
É de lá que surgiram os principais assados e guisados que fazem sucesso no país e até no mundo todo.
O pudim de pão foi uma dessas iguarias inventadas por lá, muito por conta da escassez de alimentos que havia em um determinado período, que fazia com que o pão tivesse que ser aproveitado por completo antes de estragar.
Das versões americanas clássicas de pudim de pão, tem a de Nova Orleans, que é preparado com cubos de baguete ou pão francês torrados, embebidos em creme com bastante Bourbon (tipo de uísque americano) e depois é misturado a camadas de uvas passas.
Essa sobremesa é muito apreciada no estado de Nova Orleans e você pode encontrar por lá em vários restaurantes (o segredo tanto para esse quanto para qualquer pudim de pão, é usar cubos grandes para que a textura fique bem mais agradável).
Receita de pudim de pão
O nosso pudim de pão é bem brasileiro mas não vai ficar devendo em nada para o americano. Aqui o creme vai ser de leite condensado, porém as passas estarão presentes para harmonizar essa receita.
Chega de papo e vamos ao preparo.
Ingredientes
Calda
- Açúcar 1/2 xícara (chá)
Pudim
- Pão francês 3 unidades
- Leite condensado 1 lata
- Ovo 3 unidades
- Leite 1/2 xícara (chá)
- Uva Passa 1 xícara (chá)
- Nozes 1/2 xícara (chá)
Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa .
Como fazer pudim de pão
Calda
- Numa fôrma para pudim pequena, distribua o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até derreter.
- Reserve.
Pudim
- Bata no liquidificador o pão, o leite condensado, os ovos e o leite.
- Desligue o liquidificador.
- Junte a uva passa e as nozes.
- Vire o pudim na forma caramelizada.
- Cubra-o com papel-alumínio e leve ao forno médio, em banho-maria, por 30 minutos.
- Espere esfriar e vire em um prato grande ou travessa.
Mais receitas de pudim de pão
O dia nacional do pudim
Pudim é um nome muito abrangente para todas aquelas receitas que emulsionadas ficam com a textura gelatinosa característica, tanto que na Inglaterra, país que deu origem ao prato, o clássico é o black pudding, feito com sangue bovino ou suíno e temperos.
Por aqui, a gente convencionou mais com o pudim enquanto sobremesa, então quando falamos esse nome, o que vem a mente é sempre um doce de consistência firme e gelatinosa, acompanhado de uma calda bem docinha.
Nessa leva temos o pudim de leite condensado, pudim de chocolate, o pudim de pão que trouxemos a receita, entre outros, sempre como uma opção de sobremesa para várias ocasiões.
O que talvez você não saiba é que temos também um dia nacional do pudim.
Isso mesmo, o dia 22 de maio é considerado dia do pudim, que acreditamos ser uma data ótima de se comemorar fazendo um delicioso pudim, seja o de pão, chocolate, leite condensado ou o que você quiser, receita aqui no CyberCook tem aos montes.