Todo corte de carne é bom desde que tenha uma boa procedência e seja preparado da forma adequada..
Atualmente, o bem-estar animal é algo presente na pauta dos produtores de bovinos e suínos e também a preocupação com o meio ambiente, evitando o desmatamento por meio de certificado de origem da carne.
Essas iniciativas visam não só um produto final de melhor qualidade, mas também a sustentabilidade desse mercado, portanto vamos ver um pouco mais dessas ações e como você pode fazer a sua parte buscando carnes com certificado de procedência
Boa leitura.
Qualidade ligada ao bem-estar animal
Já se sabe que o bem estar do animal implica diretamente na qualidade da sua carne, mas a indústria que visava o volume de produção em detrimento da qualidade acabava por oferecer um produto abaixo da média e com outras implicações colaterais muito danosas.
Na contramão dessa produção desenfreada, iniciativas como a Sabor e Qualidade do Carrefour chegam para provar que dá para produzir com qualidade, respeitando a saúde física e mental dos animais e ainda contribuindo para a preservação do meio ambiente.
A iniciativa conta com a Plataforma de Pecuária Sustentável, que visa fornecer carnes não oriundas de áreas de desmatamento, ou seja, de criadores responsáveis e compromissados com a sustentabilidade.
Os fornecedores de carne bovina são monitorados em tempo real por um sistema de controle de procedência baseado em tecnologia de geolocalização que permite acompanhar, via satélite, a localização das fazendas para inibir a produção em regiões desmatadas, áreas de proteção ambiental e terras indígenas.
Além disso, inclui-se o acompanhamento constante da cadeia da pecuária visando à melhoria dos procedimentos pelos fornecedores, que devem seguir estritamente os critérios definidos na Política de Carne Sustentável da companhia e assegurar a confiabilidade, o monitoramento, a verificação e o repórter do processo de compra de bovino.
Conclui-se, então, que o respeito aos critérios de bem-estar animal durante a criação e o abate, e controle da alimentação dos animais, garantem que as carnes que chegam ao mercado com o Selo Sabor e Qualidade sejam produtos de procedência com benefícios para cadeia produtiva, meio ambiente e consumidores.
Receita de peito de boi braseado
O corte do peito de boi tem bastante sabor, por isso, nessa receita de braseado ele vai brilhar muito. Só não esqueça de adquirir sua carne com o selo Sabor e Qualidade para garantir ainda mais sabor ao prato.
Ingredientes
Marinada e cocção
Bouquet Garni 1 maço
Alho 6 dentes
Manteiga 15 gramas
Peito bovino 800 gramas
Salsão 100 gramas
Vinho Tinto 750 mililitros
Farinha de trigo 60 gramas
Óleo de girassol 50 mililitros
Sal Marinho 1 colher (café)
- Pimenta-do-Reino Preta a gosto
Guarnição bourguignon
Bacon 250 gramas
Cebola 1 unidade
Cenoura 1 unidade
Champignon em conserva 250 gramas
Manteiga 35 gramas
Óleo de girassol 20 mililitros
- Vinho Branco 30 mililitros
Como fazer peito de boi braseado
Marinada e cocção
Faça uma marinada com o vinho tinto e a guarnição aromática cortada e mirepoix, cubra a carne com o vinho tinto e deixe por 24 horas.
Sele a carne com óleo quente e retire o excesso de gordura da panela.
Deglace só com a marinada, e completar com água e mais vinho se precisar, cobrindo à altura.
Colocar no forno à 170º na própria panela com tampa ou com papel alumínio, deixe cozinhar por 2h30.
Separar a carne do caldo e peneirar, reservar as cenouras.
Retirar o excesso de gordura e verificar a cremosidade do molho (se for preciso passar em uma peneira).
- Fatiar a carne e voltar na panela com molho e reservar para finalizar a guarnição.
Guarnição bourguignon
Cortar as cenouras cozidas em tiras de 3 cm.
Cozinhe as cebolas pequenas com a água e a manteiga cobrindo-as com uma tampa de papel manteiga até secar e começar a corar.
Corte o bacon em lardon e escalde na água fria até ferver a fim retirar o excesso de sal, depois salteie-os na frigideira com óleo até corar., retire o excesso de gordura para saltear o champignon
Cozinhe os champignons por 10 a 15 min com uma tampa de papel manteiga sem água com um bouquet garni e com vinho branco. Reserve-os no próprio caldo com a tampa de papel manteiga, depois salteie na manteiga e reserve.
- Juntar o bacon, as cebolas, o champignons e a cenouras para fazer a guarnição bourguignon então reserve.
Disponha os filés no prato enfileirados, coloque o molho e sirva a guarnição bourguignon em volta, que dá um visual lindo ao prato e muita água na boca.
Os suínos também fazem parte da iniciativa sabor e qualidade, e se quiser uma receita boa, temos esse guisado de costela suína com legumes deliciosos para você experimentar.
Preparos para cortes mais duros
Alguns cortes bovinos são conhecidos por serem mais duros e por isso muitas vezes custam menos, o que faz deles uma opção econômica para se ter a mesa.
Com o preparo certo não tem carne ruim, um exemplo disso é o coxão duro: uma carne mais fibrosa, porém extremamente saborosa, perfeita para uma receita de carne de panela com um cozimento mais lento.
Já o patinho, outro corte mais em conta, é o queridinho do pessoal de academia, por ser uma carne bem magra e muito utilizada para fazer pratos como ensopados, hambúrgueres e almôndegas, cheios de proteína.
Por fim temos a alcatra com um excelente custo-benefício e, justamente por isso, é um dos cortes mais procurados também pelo seu baixo teor de gordura. É importante tomar cuidado no preparo pois pode ficar muito seca, então o ideal é cortar bifes mais altos e fazer na grelha para manter um pouco de suculência.
Enfim, carne boa é carne bem feita e de procedência, então independente do corte preferido, comprando com selo Sabor e Qualidade é meio caminho andado para um preparo delicioso.
Aproveite para fazer esse peito de boi à la bourguignon braseado que é aquela receita que encanta a todos.
Bom apetite.