Pastel vegetariano e mais dicas para o máximo de crocância

Publicada em: 07/02/2022 15:01

Não há feira ou praia, para muitos brasileiros, sem um pastel bem quentinho e crocante. Muitas vezes qualquer saída de casa já é suficiente para dar vontade de comer pastel – hoje com delivery nem sair de casa precisa mais! Essa paixão nacional tem vários tipos de recheios e acompanhamentos e é sobre eles de quem falaremos hoje.

Já separa seu caldo de cana ou refrigerante de guaraná gelado que hoje é dia de pastel vegetariano.

Pastel Vegetariano

Dicas para um bom pastel

Algumas dicas podem ajudar seu pastel a chegar no nível mais alto de sabor e crocância. 

  • Óleo: como na maioria das frituras o óleo deve estar bem quente e limpo para receber seu pastel. Confira sempre a temperatura e se tem restos de alguma coisa no óleo.
  • Massa: duas coisas são importantes para uma massa de pastel especial: peneirar a farinha (parece pouco, mas faz muita diferença) e colocar cachaça. Outras bebidas também funcionam, mas a cachaça, até pelo preço, vale muito a pena. 
  • Grade: outra técnica muito importante para seu pastel ficar sequinho é colocá-lo em uma grade acima da superfície. O objetivo é deixar o ar fluir por todo o pastel. Depois, coloque em papel-toalha para secar de vez o óleo
  • Recheio: para o recheio, a melhor dica é tomar cuidado com ingredientes que tenham muita água ou sejam gordurosos demais. Qualquer coisa que possa interferir na integridade da massa na hora de ser colocada no óleo.

Já que citamos recheio, vamos para a receita de pastel vegetariano e logo depois algumas versões vegetarianas e veganas para te ajudar com as ideias!

Receita de pastel com proteína de soja

Ingredientes

  1. Farinha de trigo 500 gramas
  2. Ovo 2 unidades
  3. Óleo de soja 2 colheres (sopa)
  4. Cachaça 1/2 dose
  5. Água a gosto
  6. Sal a gosto

Recheio

  • Proteína de soja 100 gramas
  • Tomate 1 unidade
  • Azeitona verde a gosto
  • Orégano a gosto

Modo de preparo

  1. Peneire a farinha de trigo e faça um montinho.
  2. Abra um buraco no meio e coloque os ovos, óleo, a pinga, sal a gosto e um pouquinho de água.
  3. Amasse tudo muito bem e se necessário junte mais um pouco de água, para que a massa fique lisa e homogênea.
  4. Coloque a massa em uma vasilha funda, cubra com um guardanapo úmido e deixe descansar por pelo menos uma hora.
  5. Abrir com um rolo, ou de preferência abrir a massa com cilindro ou mesmo a máquina de massa, para que a espessura da mesma fique bem fininha, e o resultado seja um pastel bem crocante!

Recheio

  1. Misture bem todos os ingredientes, coloque-os na massa dos pastéis e feche utilizando um garfo, com cuidado para ficarem bem vedados.
  2. Depois só fritar em óleo quente até ficarem corados.
  3. Servir quentes.

Recheios vegetarianos e veganos para seu pastel

Pastel de forno vegano

Pastel de forno vegano

Esse pastel sai da ideia da fritura em óleo e parte para uma massa mais próxima das empanadas argentinas, mas o recheio de palmito funciona bem para os fritos em óleo também.

Veja a receita completa aqui

Pastel assado com recheio de cebola

Pastel assado com recheio de cebola

Essa outra versão vegetariana dá o foco do recheio para a cebola e fica sensacional. Se quiser você pode caramelizar metade da cebola para trazer ainda um pouco de dulçor.

Veja a receita completa aqui

Pastel de rap10 no forno

Pastel de rap10 no forno

Assim como os outros, o recheio desse pastel também funciona para a versão frita em óleo, mas vamos combinar que essa receita é de uma praticidade inigualável! Os vários legumes ficam uma delícia, mas é a azeitona que traz o sabor principal!

Veja a receita completa aqui

A proteína de soja é uma ótima opção para manter a textura da carne moída para quem ainda está se acostumando com uma alimentação vegetariana ou vegana. Ela dá muitas opções de pratos que você pode fazer da mesma maneira de sempre sem perder o sabor, como esse pastel vegetariano

Aproveite que um dos sabores mais adorados de pastel (o de queijo) é vegetariano e faça essas receitas para vários momentos!

Bom apetite!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: