Passo a passo de como fazer arroz soltinho

Publicada em: 08/04/2021 10:37

O prato que não falta na mesa do brasileiro, que é simples em essência, mas muitas pessoas ainda penam para deixar soltinho: o arroz. Sempre falta atenção em alguma das etapas.

Por isso, preparamos esse conteúdo especial desvendando todos os mistérios para fazer um arroz soltinho e finalmente dominar essa técnica básica e muito eficiente.

Boa leitura.

Passo a passo de como fazer arroz soltinho

O que influencia no arroz soltinho?

Basicamente o que forma o arroz chamado de “unidos venceremos” é a água e o fato dos grãos não estarem impermeabilizados. E essa palavra difícil significa só que é preciso criar uma camada com o óleo para que não absorva tanto líquido e depois respeitar o tempo correto para secagem.

Por isso, as etapas do preparo e o tempo de cozimento são muito importantes, assim como as quantidades também têm de ser precisas para maiores chances de sucesso de deixar o arroz soltinho.

Outra coisa que influencia muito é o fogo alto e baixo, muitas pessoas tem o costume de usar sempre no máximo, mas alguns alimentos precisam de um cozimento mais lento, como no caso do arroz em algumas etapas. Inclusive, ao final é necessário deixá-lo cozinhar com o fogo desligado, apenas usando o calor residual da panela, esse truque é a peça final para um arroz bem soltinho.

Agora vamos por a mão na massa finalmente, e dessa vez separamos quantidades bem precisas e você deve seguir com atenção, e assim com certeza terá o arroz soltinho que sempre quis:

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de arroz
  • 1 colher (sobremesa) de Óleo de girassol, pois tem sabor mais neutro que o de soja. Vale usar óleo canola também e até azeite.
  • 1 colher (chá) de sal (aqui não tem essa de tempero a gosto, vai ser tudo com medidas)
  • 1 colher (sobremesa) de cebola picada
  • 2 xícaras (chá) de água

Como Fazer 

  1. Coloque a panela no fogo com o óleo e a cebola, recomendamos fogo baixo para não ter risco de queimar. Quando começar a fritar ou seja, a fazer aquele chiado, coloque o arroz. Mexa para misturar os ingredientes e impermeabilize o arroz, em seguida coloque o sal, mexendo mais um pouco para incorporar tudo. Coloque então as duas xícaras de água (este é o segredo, sempre será o dobro de água para a medida do arroz).
  2. Tampe a panela e, quando começar a borbulhar, abaixe o fogo. Deixe a panela entreaberta, senão vai ficar escorrendo a água. Não mexa mais no arroz.
  3. De 5 a 8 minutos depois, dependendo do seu fogão, olhe se ainda há água aparecendo, enfia a colher até encostar no fundo da panela, fazendo uma fenda para certificar-se que não há líquidos por ali também.
  4. Se estiver completamente seca, desligue o fogo e tampe a panela, o arroz vai cozinhar mais um pouco com o calor residual.

Com essas medidas você tem duas porções generosas de arroz para fazer uma refeição bem caprichada, mas se quiser aumentar a quantidade, a regra é para cada medida de arroz, serão duas de água, então se for fazer com 4 xícaras do grão, serão necessárias 8 de água e assim por diante. O que vai mudar também será o tempo para essa água secar e a quantidade de óleo para impermeabilizar esses grãos, mas acreditamos que o caminho das pedras você já entendeu e agora é se jogar na cozinha e testar.

Também fique livre para aromatizar seu arroz com algumas ervas e mesmo acrescentar especiarias como pimenta do reino, cardamomo ou o que mais tiver na sua casa.

Uma última dica: se você vai fazer arroz com guisado, com frango, com couve ou com o que quiser, esse item deve ser adicionado na hora que você baixe o fogo. Em caso de carnes, já deve estar cozida. Em caso de verduras ou legumes, coloque os cru pois vão cozinhar no vapor

Aprenda mais formas de inovar no preparo do arroz

Uma vez dominada a arte de fazer um arroz soltinho, você pode começar a variar nos preparos, ter opções mais práticas e também mais refinadas e completas. Confira algumas receitas que separamos para você aproveitar em casa:

Como fazer Arroz no microondas

Seu equipamento não está aí apenas para esquentar a marmita não, também pode ser muito bem utilizado para fazer esse arroz no micro-ondas. 

Em cerca de 30 minutos você tem um prato saboroso e soltinho com toda praticidade que o micro-ondas proporciona.

Como fazer Arroz no microondas

Leite de Arroz Caseiro

O arroz também é uma opção para veganos e intolerantes a lactose, pois é possível fazer leite usando este ingrediente, de forma caseira.

É uma opção para quem não quer usar leite de soja ou de coco, ou mesmo quer economizar, pois leites veganos em geral custam mais, com essa opção caseira você tem leite de arroz para consumir tranquilamente.

Leite de Arroz Caseiro

Arroz Tropeiro

Não, não estamos malucos, realmente existe o arroz tropeiro além do feijão. E em teoria é isso mesmo, apenas substituir um grão por outro, porém o arroz fica mais soltinho e não tão cremoso, então a dica é aproveitar esse prato e comê-lo junto com um belo feijão cozido na hora, que só isso basta para uma refeição dos deuses. Experimente.

Arroz Tropeiro

Bolinhos de Arroz Assado

Sempre sobra uma boa quantidade de arroz independente do quanto fazemos, parece que é um sinal da natureza para que reutilizemos em outras coisas, e no topo das receitas que usam arroz de ontem, o bolinho é com certeza uma das mais práticas e gostosas.

Esta versão aqui vai ao forno, ou seja, é mais saudável, mais leve e mais gostosa. Faça esse bolinho de arroz assado, acrescente além do parmesão um queijo minas padrão ou uma mussarela, que vai ficar maravilhoso.

Bolinhos de Arroz Assado

Arroz com Cenoura

Por fim, uma opção mais simples, com apenas um toque de legume para deixar seu prato mais colorido.

Essa receita de arroz com cenoura é bem gostosa e nutritiva, e é muito prática para inserir mais legumes na alimentação das crianças, por exemplo.

Experimente e nos conte o que achou.

Arroz com Cenoura

Quando o arroz empapado funciona?

Apesar de todos amarmos um arroz soltinho, se o seu ficar empapado não é o fim do mundo. Primeiramente que dá para consertar com algumas técnicas simples que podemos falar num futuro.

Para o momento, queremos trazer algumas opções para que você possa reutilizar um arroz que ficou empapado com outras receitas deliciosas.

Vamos a elas?

  • Bolinho de arroz: como já falamos aqui, esse prato é ideal para reutilizar o que sobrou de arroz, e aí tanto faz se é soltinho ou empapado, na verdade é até melhor na segunda textura, pois fica melhor para modelar os bolinhos. Confira nossa receita especial e otimizada desse bolinho de arroz para aproveitar o arroz empapado.
  • Arroz Doce: também é possível aproveitar um arroz empapado para fazer essas receitas de arroz doce, inclusive temos um receita prática aqui que você pode fazer no microondas, confira.
  • Sushi: aqui é bom colocar um adendo, pois na verdade para fazer sushi é utilizado um tipo de arroz especial, mas não deixa de ser preparado numa textura mais empapadas, justamente para dar o formato das peças. 

Temos aqui algumas boas receitas de sushi para você experimentar ai na sua casa, aproveite.

Resumindo, agora você tem o passo a passo ideal para fazer um arroz bem soltinho, além de algumas receitas para incrementar seu cardápio, e no fim das contas, se o arroz ficar empapado, você ainda sabe como reaproveita-lo de forma saborosa e prática.

Experimente essas dicas e nos conte se deu certo o seu arroz.

Bon appetit!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: