Leite condensado caseiro para não passar perrengue

Publicada em: 22/10/2021 11:27

Deu aquela vontade de um brigadeiro de panela no meio da noite, você vai na despensa e descobre que acabou o leite condensado. Sem problemas, com a nossa receita você faz uma versão caseira de dar gosto.

Fique até o final que tem a dica para ir um passo além nesse preparo.

Boa leitura.

Leite condesado caseiro

O truque é o açúcar

Estamos tão acostumados a entrar no mercado e pegar a latinha ou caixinha de leite condensado prontinha para usar que nem paramos para pensar no processo em como é feito esse doce.

Se pararmos para pensar um pouquinho, veremos que vários doces que hoje levam o ingrediente, como o brigadeiro, já existem muito antes do processo industrial de fazer leite condensado, então, como faziam antigamente?

Fácil, o truque é o açúcar

Não apenas isso, pois para fazer uma versão caseira bem cremosa, o leite em pó também é fundamental, pois a ideia é justamente usar esse leite concentrado para misturar com água morna, o que vai fazer o líquido ficar mais denso do que normal, então entra o açúcar para encorpar tudo e dar a cremosidade e sabor característicos do ingrediente.

Esse processo é o que faziam antigamente e é como você pode fazer hoje para quebrar um galho quando não tiver leite condensado em casa.

Outro ponto interessante desse preparo, é que a mesma lógica se aplica para quem quer fazer leite condensado vegano. Nesse caso é só substituir por um leite de origem vegetal, como de coco ou de arroz. 

Nossa recomendação é usar o de amêndoas, pois é bem mais cremoso.

Receita de leite condensado caseiro

Vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • 2 litros de leite
  • 900 gr de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa Comprar os ingredientes.

Como fazer leite condensado caseiro

  1.  Dissolva a Maizena, o fermento e o açúcar no leite e leve ao fogo; dê uma mexida, de vez em quando, para não pegar no fundo da panela.
  2. Quando a mistura ficar no ponto, isto é, quando ela adquirir a consistência do leite condensado, estará pronto. Após esfriar, acondicione em potes de vidro ou plástico

Mais receitas de leite condensado caseiro

A um passo do doce de leite

O leite condensado é um dos coringas da confeitaria brasileira, pois é extremamente versátil e saboroso, e há quem saboreie direto da lata mesmo, sem nenhum complemento.

Não vamos te julgar se você é desses que toma puro, afinal, seu leite condensado, suas regras. No entanto, queremos apontar que dessa forma você perde um pouco do potencial dessa delícia que num processo simples pode se tornar um doce ainda mais incrível.

Por exemplo o doce de leite, que tem aquela técnica popular de colocar a lata na panela de pressão com água, e em poucos minutos você tem um doce cremoso. 

Mas, se o simples ainda não for o suficiente, a nossa sugestão é fazer um doce de leite caseiro ao estilo argentino, que é extremamente saboroso e cremoso.

O processo lembra o do leite condensado, com a adição do bicarbonato e da fava de baunilha, que fazem uma grande diferença nesse preparo.

Portanto, agora você tem na mão os caminhos para um leite condensado caseiro simples e gostoso, que com um pouquinho de técnica pode virar um doce de leite maravilhoso.

Experimente ambos e bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: