Das espécies de peixes mais utilizadas na cozinha, a pescada sem dúvida é uma das mais populares, pois fica ali no meio termo entre um peixe acessível porém com sabor diferenciado para pratos mais rebuscados.
Hoje você conhece mais dessa delícia e aprende uma receita infalível para um filé de pescada perfeito.
Boa leitura.
Importância na economia maranhense
No Brasil a pescada amarela é amplamente encontrada no estado do Maranhão e é parte importantíssima da economia local que gira bastante em torno da pesca.
Tanto que, por lá, se desenvolveram medidas de preservação da espécie e também técnicas de reprodução em cativeiro que permitiram que a pescada atingisse essa popularidade que tem hoje.
Para se ter noção dos números, a produção maranhense de pescada atingiu a marca de mais de 14 mil toneladas na última década, o que é um volume muito expressivo para uma única espécie.
Outro aspecto comercial relacionado a pescada é sua bexiga natatória que é usada para fazer emulsificantes e clarificantes, por isso é um peixe tão requisitado na indústria alimentícia como um todo.
Mas para gente o que interessa mesmo é essa delícia no prato, então acompanhe a seguir a receita de um filé de pescada maravilhoso.
Receita de Filé de pescada
Para esse preparo escolhemos a pescada branca e não a amarela, apenas pelo fato de um sabor menos intenso é uma carne mais tenra, que absorve bem os temperos utilizados.
Sem mais delongas, vamos ao passo a passo:
Ingredientes
- Pescada Branca 400 gramas
- Sal 1 pitada
- Pimenta-do-Reino Preta 1 pitada
- Alho 2 dentes
- Limão 1 unidade
- Manteiga 2 colheres (sobremesa)
- Salsinha 2 colheres (sopa)
Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa .
Como fazer Filé de pescada
- Tempere os filés com sal, alho, suco de limão, pimenta-do-reino. Reserve por pelo menos 15 minutos.
- Numa vasilha à parte, misture a manteiga e a salsinha, se quiser pode acrescentar qualquer outro condimento de sua preferência.
- Retire os filés do tempero e espalhe a manteiga de salsa por cima de cada filé.
- Corte retângulos de papel alumínio que dê para embrulhar um a um.
- Acomode-os numa fôrma e leve ao forno para assar por 40 minutos a 180ºC.
- Retire o papel alumínio e sirva com arroz branco ou batatas assadas.
Mais receitas
Descamando e limpando peixes
Um aspecto que refreia muitos cozinheiros amadores no preparo de peixes é o fato de ter que descamar e limpar as entranhas, que convenhamos não é um dos trabalhos mais divertidos, porém é importante ao menos entendermos a técnica por trás.
A primeira coisa é desmistificar esse processo, pois não tem nada de complicado, só que não pode ter medo de se sujar, pois tem que pôr a mão na massa de fato para fazer o processo.
Começando pela descamagem que é mais simples: com o uso de uma faca sem fio ou mesmo uma colher, raspe as escamas no sentido oposto delas, normalmente indo da cauda para a cabeça.
Movimentos sempre delicados e curtos para não danificar a carne, faça dos dois lados e passe na água corrente para ir removendo as escamas e deixando o peixe lisinho.
Agora vamos à limpeza das entranhas, e aqui é necessário uma faca devidamente afiada para fazer um corte horizontal de fora a fora na barriga do peixe. Tente manter o corte o mais superficial possível para não cortar nenhum órgão, senão vira uma bagunça.
Retire as entranhas com delicadeza usando a mão mesmo e depois lave todo o interior do peixe com água corrente sempre observando se está bem limpo.
Isso tudo feito, cabe a você cortar no formato que quiser, seja cubos, tirinhas ou no caso da nossa pescada, belos filés .
Bom apetite.