Filé de pescada: o sucesso econômico do Maranhão

Publicada em: 05/10/2021 11:46

Das espécies de peixes mais utilizadas na cozinha, a pescada sem dúvida é uma das mais populares, pois fica ali no meio termo entre um peixe acessível porém com sabor diferenciado para pratos mais rebuscados.

Hoje você conhece mais dessa delícia e aprende uma receita infalível para um filé de pescada perfeito.

Boa leitura.

Filé de Pescado

Importância na economia maranhense

No Brasil a pescada amarela é amplamente encontrada no estado do Maranhão e é parte importantíssima da economia local que gira bastante em torno da pesca.

Tanto que, por lá, se desenvolveram medidas de preservação da espécie e também técnicas de reprodução em cativeiro que permitiram que a pescada atingisse essa popularidade que tem hoje.

Para se ter noção dos números, a produção maranhense de pescada atingiu a marca de mais de 14 mil toneladas na última década, o que é um volume muito expressivo para uma única espécie.

Outro aspecto comercial relacionado a pescada é sua bexiga natatória que é usada para fazer emulsificantes e clarificantes, por isso é um peixe tão requisitado na indústria alimentícia como um todo.

Mas para gente o que interessa mesmo é essa delícia no prato, então acompanhe a seguir a receita de um filé de pescada maravilhoso.

Receita de Filé de pescada

Para esse preparo escolhemos a pescada branca e não a amarela, apenas pelo fato de um sabor menos intenso é uma carne mais tenra, que absorve bem os temperos utilizados.

Sem mais delongas, vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Pescada Branca 400 gramas
  • Sal 1 pitada
  • Pimenta-do-Reino Preta 1 pitada
  • Alho 2 dentes
  • Limão 1 unidade
  • Manteiga 2 colheres (sobremesa)
  • Salsinha 2 colheres (sopa)

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa Comprar os ingredientes.

Como fazer Filé de pescada

  1. Tempere os filés com sal, alho, suco de limão, pimenta-do-reino. Reserve por pelo menos 15 minutos.
  2. Numa vasilha à parte, misture a manteiga e a salsinha, se quiser pode acrescentar qualquer outro condimento de sua preferência.
  3. Retire os filés do tempero e espalhe a manteiga de salsa por cima de cada filé.
  4. Corte retângulos de papel alumínio que dê para embrulhar um a um.
  5. Acomode-os numa fôrma e leve ao forno para assar por 40 minutos a 180ºC.
  6. Retire o papel alumínio e sirva com arroz branco ou batatas assadas.

Mais receitas

Descamando e limpando peixes

Um aspecto que refreia muitos cozinheiros amadores no preparo de peixes é o fato de ter que descamar e limpar as entranhas, que convenhamos não é um dos trabalhos mais divertidos, porém é importante ao menos entendermos a técnica por trás.

A primeira coisa é desmistificar esse processo, pois não tem nada de complicado, só que não pode ter medo de se sujar, pois tem que pôr a mão na massa de fato para fazer o processo.

Começando pela descamagem que é mais simples: com o uso de uma faca sem fio ou mesmo uma colher, raspe as escamas no sentido oposto delas, normalmente indo da cauda para a cabeça.

Movimentos sempre delicados e curtos para não danificar a carne, faça dos dois lados e passe na água corrente para ir removendo as escamas e deixando o peixe lisinho.

Agora vamos à limpeza das entranhas, e aqui é necessário uma faca devidamente afiada para fazer um corte horizontal de fora a fora na barriga do peixe. Tente manter o corte o mais superficial possível para não cortar nenhum órgão, senão vira uma bagunça.

Retire as entranhas com delicadeza usando a mão mesmo e depois lave todo o interior do peixe com água corrente sempre observando se está bem limpo.

Isso tudo feito, cabe a você cortar no formato que quiser, seja cubos, tirinhas ou no caso da nossa pescada, belos filésComprar os ingredientes .

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: