Merluza é um peixe de água salgada muito saboroso e versátil. É o terceiro pescado que o Brasil mais importa, ficando atrás só do bacalhau e do salmão, por isso é tão comum encontrá-lo por aí.
Seu sabor é delicioso e pode ser usado numa variedade grande de preparos. Um deles é o Filé de Merluza empanado que vamos trazer aqui para você.
Crocante, sequinha e saborosa, essa receita é ideal para qualquer ocasião, dos jantares mais simples até os mais chiques reunindo os amigos.
Importância do marinado
A técnica de marinar carnes tem o objetivo de fazer com que o sabor dos líquidos e os aromas dos temperos penetrem nas fibras, mas quando falamos de peixes tem uma função além. Principalmente com o suco do limão, que serve para fazer um pré cozimento devido a alta acidez da fruta, deixando a textura do peixe ainda mais macia e saborosa, pois absorve os temperos de maneira uniforme.
O merluza é um tipo de peixe de carne bem delicada, que não possui espinhas e se solta em lascas, fazendo dele um ingrediente ideal para o preparo de filés, postas assadas ou até desfiado como recheio de outras receitas, como nesse Escondidinho de Merluza com Requeijão.
Então, ao marinar o seu filé de merluza, você vai perceber que esse processo traz uma suculência maior para carne e, principalmente nessa receita de empanado, vai fazer esse delicioso contraste do crocante com o suculento do peixe, por isso é importante respeitar o tempo de marinar desse preparo.
Sugerimos sal, pimenta e coentro como especiarias, pois são as mais comuns de encontrar, porém fique a vontade para acrescentar o seus temperos favoritos como salsinha, alecrim, páprica, pimenta da Jamaica e por aí vai.
E como sempre a gente fala aqui, não se esqueça de ir experimentando durante o preparo, assim você pode ajustar as quantidades, inclusive no marinado.
Como dissemos, o Filé de Merluza é incrivelmente versátil, por isso temos várias outras receitas para você conferir:
- Filé de Merluza Frito
- Filé de Merluza ao Leite de Coco
- Filé de Merluza Assado
- Escondidinho de Merluza e Requeijão
- Filé de Merluza Grelhado
O Empanamento Perfeito
Pode parecer algo simples, mas muita gente se enrola na hora de empanar.
Seja para fazer salgadinhos, bife à milanesa ou esse filé de merluza empanado, o processo é o mesmo, mas é importante ter muita atenção.
Um pouquinho de bagunça é inevitável, então não tenha medo de sujar as mãos, cozinhar é isso, depois é só lavar (antes também hein, higiene é fundamental ao cozinheiro).
Sem mais delongas, vamos ao empanamento dos seus filés de merluza.
Separe em três vasilhas diferentes a farinha, o ovo levemente batido e o fubá. Uma dica aqui: pode colocar um pouco de tempero, como sal e pimenta do reino na farinha e também no fubá, o que deixa não só o peixe como também o empanado muito bem temperado.
Em seguida pegue seus filés já temperados e marinados, passe primeiramente na farinha, certificando que todas as partes entrem em contato, depois dê leves batidinhas para tirar o excesso. Passe o peixe no ovo batido, garantindo que toda a superfície fique coberta e deixe escorrer também o excesso do ovo. Por fim, passe no fubá, envolvendo bem o seu filé para garantir a crocância que estamos buscando.
O ideal é fritar os filés por imersão, cobrindo inteiramente com o óleo, mas pode fritar dos dois lados também se quiser economizar na gordura.
Outra dica: depois de frito, coloque o peixe sobre uma grade para escorrer a gordura para que o ar corra melhor, pois o papel toalha tende a deixá-lo um pouco encharcado, e o que queremos é um filé sequinho e crocante.
Se preferir, ao invés do fubá pode usar a farinha panko, deixando seu peixe ainda mais crocante.
Lembrando que as medidas e quantidades você pode acessar aqui na receita completa
Por fim, essa receita é ótima tanto para os iniciantes da cozinha quanto para quem é mais experiente, pois é simples de fazer e é muito saborosa.
Além disso, apesar de ser frita, estamos usando peixe que é uma carne mais saudável, então é uma receita bem equilibrada em todos os aspectos.
Experimente aí na sua casa e mande para gente.