Faça Temaki caseiro com seu recheio favorito

Publicada em: 09/11/2021 16:16

O temaki é basicamente o fast food da cozinha japonesa, pois é bem prático de fazer e de comer, podendo ser saboreado sem talheres, apenas com um bom molho shoyu.

Aprenda a fazer um temaki caseiro bem recheado, com tudo que se tem direito.

Boa leitura.

Temaki

Conheça o nori

Presente nos sushis em geral e também no temaki, o nori é um tipo de alga marinha muito saborosa e nutritiva.

O nori vem das algas vermelhas, uma espécie vegetal abundante nos litorais japoneses que ganhou ainda mais importância na culinária local, quando desenvolveram o processo de cultivo em fazendas, usando técnicas avançadas de agricultura que permitem a produção em larga escala dessa alga.

Mas ela não vem naquele formato de folha quadradinho que estamos acostumados, na verdade as algas vermelhas são colhidas no seu formato de folha mesmo, depois são desidratadas e reorganizadas para formar o nori como conhecemos.

As algas são riquíssimas em cálcio, ferro, vitaminas A, B e C e de quebra contém mais proteínas do que algumas carnes, sendo uma boa opção para substituir carne numa dieta mais restrita ou totalmente vegana.

Nori significa literalmente alga, e foi tão importante na história do Japão que após as Segunda Guerra Mundial quando o país sofreu com a fome extrema, a alga passou a ficar escassa por lá, então todas as autoridades se mobilizaram para que pudessem ser feitos estudos avançados sobre como era o ciclo de cultivo do nori, o que propiciou as fazendas modernas que se tem hoje, e recolocou o Japão como maior produtor desse alimento incrível.

Receita de temaki

Agora que você sabe bastante sobre a alga que envolve o temaki, é hora de fazer o seu em casa, com muito recheio para preencher o nori.

Para te inspirar, trouxemos a versão califórnia, que leva vários ingredientes que tem esse frescor litorâneo e ao mesmo tempo muito sabor.

Fique a vontade para fazer versões com seu recheio predileto e compartilhe com a gente.

Então, vamos ao passo a passo.

Ingredientes

  • Arroz Japonês 55 gramas
  • Nori 1/2 unidade
  • Gergelim 1 colher (café)
  • Manga 12 gramas
  • Pepino 6 gramas
  • Kani-kama 20 gramas

Como fazer temaki

  1. Pegar o nori (alga) e colocar na palma da mão, espalhar o shari (arroz) do lado esquerdo da alga, espalhar o gergelim sobre o arroz.
  2. Colocar o pepino e a manga cortados em tiras e o kani-kama desfiado em cima do arroz e enrolar em forma de um cone.
  3. Se desejar, coloque por cima do temaki um pouco de molho tarê e salpique com gergelim.

Temaki Califórnia

Mais receitas de temaki

O arroz é importante

Talvez tão ou mais importante que a alga nos sushis e temakis, seja o arroz, que é bem diferente do nosso que vai com feijão.

O arroz japonês é um tipo específico do grão que é mais curto e redondinho e possui muito mais amido concentrado, que é o que permite que ele fique naqueles formatos próprios para ser enrolado. 

Ou seja, não é fazer um arroz empapado e achar que vai dar certo no temaki, pois não vai, é imprescindível que seja o arroz do tipo japonês.

Antigamente só se encontrava esse arroz importado aqui para o Brasil, e em casas específicas de cozinha japonesa, porém, como a popularidade da gastronomia nipônica tem crescido, já é possível encontrar esse arroz em supermercados em geral, o que vai facilitar a vida de quem quer fazer sushis ou mesmo nosso temaki califórnia delicioso.

Prática e delicadeza são o caminho do sucesso

A cozinha oriental, principalmente para os sushis e temakis, tem como característica a delicadeza nos preparos, pois segundo a cultura deles, esses alimentos precisam ter um sabor equilibrado e ser feitos no tamanho certo para serem consumidos em uma única mordida, no caso dos sushis.

Os temakis são mais uma opção de lanche, com caráter de refeição, mas mesmo assim, requer atenção a hora de enrolar e principalmente para equilibrar os sabores.

Para dominar essa arte não tem outra forma que não a prática, então se seus primeiros sushis e temakis não ficarem 100%, tente até que logo pegue as manhas e se torne um verdadeiro sushiman.

Bom apetite, ou itadakimasu, como dizem no Japão.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: