Faça Pão Caseiro de dar inveja ao padeiro

Publicada em: 21/07/2021 18:11

Sabemos que o pão é um dos alimentos mais antigos da humanidade e sua presença é massiva em praticamente todas as culturas de todos os países.

Por isso, dominar a técnica para fazer pão caseiro é uma mão na roda para ter um café da manhã mais saboroso e saudável, com pão de massa fofinha sempre fresquinho.

Então vem com a gente aprender a receita para um pão caseiro delicioso.

Boa leitura.

Pão Caseiro

12 mil anos de história

Estima-se que o pão tenha surgido há 12 mil anos, na Mesopotâmia, juntamente com o cultivo do trigo, porém eram totalmente diferentes do que vemos hoje. Os pães eram feitos de farinha misturada com o fruto do carvalho, sendo os primeiros exemplares bem achatados, duros, secos e muitos amargos, bem mais próximos a um pão sírio do que um pão francês.

Com as viagens de exploradores, a receita foi sendo passada através de outras culturas, recebendo adaptações e aprimoramentos, dando origem às mais diversas receitas de pão. Tem pães doces, salgados, macios, duros e por aí vai, tendo mantendo basicamente a base dos ingredientes que são farinha de trigo e água.

Atualmente há quem faça pão também com outros tipos de farinhas, mas por hoje vamos focar no mais tradicional, com o trigo para te dar a base mais precisa de preparo.

Receita de pão caseiro

Antes de começar a preparar a sua massa, tem um ponto importante a considerar: a temperatura ambiente. Em dias mais quentes a tendência é a massa crescer mais rápido, por isso observe bem o seu pão e certifique-se de usar um fermento de qualidade para ter uma receita fofinha para servir.

Ingredientes

  • Água 500 mililitros
  • Farinha de trigo 1 quilo
  • Ovo 1 unidade
  • Fermento biológico fresco 20 gramas
  • Manteiga 2 colheres (sopa)
  • Açúcar 2 colheres (sopa)
  • Sal 1 colher (sopa)

Como fazer pão caseiro

  1. Dissolva o fermento no açúcar, acrescente metade da água morna, mexa bem e incorpore o sal, a manteiga e o ovo.
  2. Despeje a farinha peneirada e o restante da água aos poucos, regulando para a massa chegar ao ponto de desgrudar das mãos.
  3. Coloque toda a água somente se necessário.
  4. Esta massa fica meio mole.
  5. Trabalhe bem a massa por aproximadamente 20 minutos.
  6. Coloque para descansar em local protegido da luz e do vento até dobrar de volume.
  7. Fure a massa para abaixar e modele os pães.
  8. Acomode-os em uma assadeira untada e deixe dobrar de volume em local protegido da luz e do vento.
  9. Asse em forno pré aquecido a 180 graus até dourar.

Algumas dicas de proporção para facilitar o preparo: 20 gr de fermento biológico fresco equivalem a 7 gr de fermento biológico em pó seco, ou um pacotinho.

Como mencionamos, a temperatura ambiente influencia, então em um dia frio, pode colocar 30 gramas de fermento fresco ou um sachê inteiro (10gr) do seco, para garantir que sua massa vai crescer no tamanho certo.

Uma vantagem do fermento seco é que ele pode ser adicionado diretamente na farinha, sem precisar dissolver, isso adianta bastante as coisas, e também evita o contato direto do fermento com o sal (isso vale tanto para o fermento fresco como para o seco), pois o sal diminui a ação do fermento biológico. A dica é colocar o sal durante a sova da massa, depois que o fermento já está incorporado, assim não ocorre interferência.

Por fim, se quiser um pão com casquinha, você pode colocar uma pequena assadeira com uns dois dedos de água no forno para fazer vapor enquanto o pão assa, o resultado é nível pão de padaria.

Também há formas mais simples de fazer pão, para isso vamos deixar aqui mais 4 ótimas opções de variação da receita, confira:

Pão Caseiro

E o pão francês?

Se o pão surgiu na antiga Mesopotâmia, o pão francês nosso de cada dia surgiu na França, certo?

Na verdade não, e essa é uma confusão antiga. 

O consenso histórico é de que o pão francês na realidade é criação 100% brasileira. 

Quer dizer, para sermos mais justos, é criação brasileira com inspiração forte na panificação francesa.

O que acontecia é que no final do século XIX as famílias mais abastadas, que podiam viajar pela Europa, se encantavam por alguma receita de lá, e quando retornavam pediam para seus cozinheiros tentar replicar, e foi isso que aconteceu com o pão francês, que é uma tentativa de replicar uma espécie de baguete francesa que era um pouco menor que as tradicionais, tinha casca crocante e miolo macio.

Tanto é, que o nome pão francês é completamente regional, pois em alguns estados é chamado de filão, cacetinho ou até média, em alusão a ser uma “baguete média.”

Enfim, independentemente da origem histórica, o fato é que o pão está no nosso dia-a-dia, sendo parte integrante do café da manhã, por isso, com essa receita de pão caseiro você terá sempre um exemplar fresquinho para passar aquela manteiga e saborear com café passado na hora.

Adicione esta receita ao seu repertório e nos conte os resultados nos comentários.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: