Para alguns, o processo de empanar pode parecer um passo mais avançado na cozinha, porém o que você precisa é uma técnica simples mas bem executada e uma farinha de rosca de qualidade, pois a crocância é o que buscamos num empanamento de respeito.
Vem com a gente porque vamos apresentar o passo a passo de um bom empanado e em conjunto com os parceiros do Dica Amiga traremos um comparativo entre fogão e cooktop para você dar um up no seu equipamento de cozinha.
Boa leitura.
Fogão ou cooktop?
Antigamente a dúvida era: 4 ou 6 bocas?
Hoje, com a tecnologia de eletrodoméstico avançando freneticamente, muitas são as opções de fogões e acaba deixando a gente perdido na hora de escolher o que é melhor.
Para não embaralhar tanto, junto com o Dica amiga, vamos falar da comparação de dois tipos que estão mais em alta no momento, o fogão tradicional e o cooktop.
Para começar, tudo vai depender de quais são os seus objetivos para usar o equipamento, então vamos partir da ideia de que é algo para o dia a dia mesmo, sem muitas pretensões.
Começando pelo fogão, ele é a opção ideal para quem tem cozinha pequena, pois é um equipamento que se sustenta por si só, podendo ser facilmente transportado para outro cômodo caso seja necessário.
Alguns modelos contam até com display visual moderno com timer e controle de temperatura digital, sem falar que o fogão já vem com o forno à gás junto.
Já o cooktop traz consigo um componente estético que é o que tem atraído muita gente, porém é necessário que sua cozinha seja pensada para receber o equipamento, pois ele precisa ser sustentado por uma bancada de mármore com espessura mínima de 20 mm para aguentar o calor que será propagado ali.
Além de todo estilo estético do cooktop, de modo geral economiza bastante espaço na sua cozinha, mas este não vem com o forno, portanto é uma peça que você terá que adquirir separadamente.
Aqui fizemos um breve resumo, então se ainda não se decidiu, corre lá no Dica Amiga que lá as vantagens e desvantagens estão bem mais detalhadas
Empanado que não solta
Seja no fogão tradicional ou no cooktop, um bom empanado vai ficar delicioso, por isso conhecer a técnica é fundamental.
Em geral, os principais e melhores empanamentos são feitos com a incomparável e crocante farinha de rosca, e para trabalhar com esse ingrediente é importante saber um pouco mais de suas características.
O que faz a farinha aderir ao empanado é a umidade (ou a falta dele para ser mais específico) pois quanto mais sequinha a farinha, mais crocante a crosta e melhor fica seu empanado, por isso busque um produto de qualidade que já vai ser meio caminho andado.
Também é possível fazer uma versão caseira utilizando pão francês, principalmente aquele de dias que já endureceu. Basta cortar em fatias e levar ao forno médio para secar bem, e uma vez sequinho triture e utilize nos seus preparos a milanesa, fica uma delícia.
Por fim, o empanado perfeito precisa ser frito na temperatura correta, que é algo entre 170 a 180 graus, pois se muito fria a gordura encharca o prato e se muito quente pode queimar e aí amargar a crosta.
Então, vá na paciência e conheça a potência do fogão ou do seu cooktop, dependendo de qual foi sua escolha.
A farinha de rosca é ótima para a milanesa e empanados em geral, mas também pode emprestar suas crocância a outros pratos, então para fechar deixaremos a seguir algumas receitas com esse ingrediente indispensável na cozinha:
Bom apetite.