Dicas para harmonizar molho branco

Publicada em: 08/04/2021 12:02

Os molhos são parte da culinária pois agregam muito valor e transformam alguns pratos simples em iguarias sofisticadas e saborosas. Destes, o molho branco é um dos mais versáteis que temos, já que combina com vários preparos e harmoniza com vários ingredientes e proteínas.

Confira com a gente os detalhes para aprender a fazer um molho branco simples e delicioso.

Dicas para harmonizar molho branco

Diferenças do bechamel e molho branco

O molho bechamel é o tradicional molho branco francês e tem algumas variações, mas na sua base ele é muito semelhante ao molho branco que vamos trazer aqui. O que diferencia-os em essência  é o uso de algumas especiarias que são mais comuns na França do que por aqui, mas você pode utilizar ambos sem problemas, pois cumprem a mesma função de levar cremosidade e sabor aos pratos.

Outra técnica muito utilizada na culinária francesa com relação aos molhos é o espessante chamado de roux (pronuncia-se "ru") que nada mais é do que uma mistura feita de partes iguais de farinha e gordura (tradicionalmente se usa a manteiga clarificada, mas pode ser substituída pela gordura residual de um assado por exemplo) transformando-o em uma excelente forma de deixar os molhos mais encorpados. Estes dois ingredientes são levados juntos na panela até que a farinha cozinhe e comece a mudar sua coloração, variando do roux claro, que tem um tom bege quase caramelo, até o escuro com tom mais para o chocolate. Quanto mais escurecido, mais espesso deixa o molho e com sabor mais acentuado.

Agora voltemos a nossa receita de hoje, para você aprender fazer um molho branco de respeito:

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 unidade de cebola picada
  • 1 dente de alho esmagado
  • Leite a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino branca a gosto
  • Noz-moscada a gosto

Como Fazer

  1. Em fogo médio, refogue a cebola e o alho na manteiga
  2. Quando a cebola estiver transparente, coloque a farinha de trigo e misture bem por aproximadamente 1 minuto para incorporar por completo
  3. Tire do fogo e continue mexendo até sumirem todos os grumos da farinha. Não se preocupe pois o calor residual continua cozinhando tudo
  4. Volte a panela para o fogo médio e acrescente o leite aos poucos, sempre mexendo, até obter a consistência desejada
  5. A consistência é mais cremosa que a de um mingau e se quiser uma textura mais espessa, pode utilizar a técnica de roux que falamos lá em cima
  6. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada a seu gosto
  7. Somente depois de tudo pronto, acrescente as suas opções (queijo ou outros temperos, por exemplo).

Voilá! Essa é a versão mais básica do molho branco, sem muito segredo, agora para você que quer mais, separamos abaixo ótimas variações desse preparo para você experimentar em casa:

Pratos que vão bem com molho branco

Molho branco feito e reservado, é hora de encontrar alguns pratos para harmonizar bem com essa delicia.

Pensamos em algumas opções práticas para você fazer e dar bom uso ao seu molho.

Primeiro, temos esse bauru ao forno com molho branco, que é uma delícia. Este prato esbanja sabor e praticidade, acrescente bastante queijo para que ele dê aquela gratinada especial. 

Em seguida, vamos partir para a combinação mais tradicional que é o macarrão ao molho branco. Super simples porém cheio de sabor, esse prato é ideal para incrementar seu molho polvilhando bacon ou mesmo uma calabresa, que fica mais gostoso e ainda agrega um elemento de crocância. 

Finalizando com uma receita vegetariana, que são esses aspargos ao molho branco, uma opção leve e muito nutritiva, na qual a combinação desse legume com a cremosidade do molho formam um prato delicioso, muito válido de se experimentar, seja você vegetariano ou não, até porque pode funcionar bem como um acompanhamento na sua refeição. 

Por fim, você tem algumas opções de molho branco para experimentar e algumas combinações para testar. No nosso site temos muito mais receitas que você pode navegar e colocar no seu cardápio.

No mais, prepare seu molho branco e mande para gente, vamos adorar compartilhar.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: