Uma iguaria que na sua simplicidade encanta a todos, pois acaba sendo uma boa pedida para um lanche rápido, a cueca virada é esse docinho que você vai comendo e quando vê já acabou com uma fornada.
Prepare-se para aprender como fazer em casa, e também algumas outras dicas de receitas que utilizam esse tipo de massa mais durinha.
O doce do carnaval
Especula-se que historicamente essa receita surgiu onde hoje é a Polônia e a Alemanha, e era uma forma de ter uma massa que aguentasse um armazenamento maior, em uma era onde não existia geladeira para guardar os alimentos.
Depois, esse doce chegou à Itália, e passou a ser muito feito em épocas de carnaval, pois era fácil de distribuir e de comer enquanto celebravam a data festiva.
Veio para o Brasil junto com a imigração italiana, mas aqui acabou sendo totalmente desassociado do carnaval e passou a figurar nas padarias e confeitarias como mais um doce para ser escolhido.
Por aqui, também pode ser encontrado com o nome cavaquinho pois lembra o formato do instrumento ou também de calça virada, mas o nome é o de menos, o que importa é que esse doce é uma delícia, e você vai poder fazer ai na sua casa com essa receita super fácil e prática, confira:
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de vinagre branco ou pinga
- 1 colher (sopa) de margarina
- 1 unidade de ovo
- 1 pitada de sal
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sobremesa) de fermento químico em pó
- Açúcar misturado com canela, para polvilhar a gosto
- Óleo de milho a gosto
Como Fazer
- Misturar os ingredientes até ficar uma massa que não grude nas mãos.
- Se for necessário, coloque um pouco mais de farinha de trigo.
- Abra com rolo em superfície enfarinhada.
- Corte tiras no tamanho desejado.
- Faça um corte no meio e passe uma ponta por dentro, virando, para dar o formato torcido característico
- Frite em óleo não muito quente para que possa assar bem por dentro e criar a crosta por fora.
- Descanse sobre papel toalha.
- Polvilhe açúcar e canela.
Essas quantidades vão render cerca de 65 unidades, o que é uma boa para quem pretende fazer uma grana extra, pois você pode por em saquinhos de 10 cada e vender por ai, clientes não vão faltar para apreciar essa delícia.
E até nessa ideia de ter opções para vender se for seu desejo, temos algumas variações de cueca virada que são maravilhosas:
Massa crocante com praticidade
Além da cueca virada que utiliza esse tipo de massa mais robusta, tem outras receitas nessa mesma linha que talvez você possa gostar e aumentar o seu portfólio.
Confira três delas que separamos com todo carinho para você:
Chipa
A chipa é um prato que usa uma massa parecida com a do pão de queijo, mas a consistência é mais durinha, mais crocante e tem o formato característico de lua. A normal é uma delícia, essa versão recheada então é um nível acima. Experimente.
Bolinho de Sol
Também pode ser chamado de bolinho de chuva salgado. Essa receita é ótima pois é super prática para ser um lanche para as crianças, já que não vai açúcar e a massa é bem leve.
Sirva quentinho com café e tenha um lanchinho delicioso de meio de tarde.
Bread sticks / palitos de pão
Para finalizar uma opção maravilhosa para os happy hour, esses palitos de pão são gostosos, crocantes e deliciosos para comer com um patezinho tomando uns drinks.
Nesses tempos de ficar em casa, é uma ótima opção para beliscar tomando uma cerveja e ouvindo umas músicas da sua preferência. Experimente.
Por fim, além da receita simples e prática de cueca virada, você também levou algumas dicas ótimas para fazer snacks caseiros para beliscar na hora do lanche, ou até, quem sabe, fazer uma renda extra, que é sempre muito bem vindo.
Faça essas receitas em casa e compartilhe os resultados com a gente.
Bon appetit!