Cueca Virada e outras receitas práticas de massa dura

Publicada em: 12/04/2021 15:34

Uma iguaria que na sua simplicidade encanta a todos, pois acaba sendo uma boa pedida para um lanche rápido, a cueca virada é esse docinho que você vai comendo e quando vê já acabou com uma fornada.

Prepare-se para aprender como fazer em casa, e também algumas outras dicas de receitas que utilizam esse tipo de massa mais durinha.

Cueca Virada e outras receitas praticas de massa dura

O doce do carnaval

Especula-se que historicamente essa receita surgiu onde hoje é a Polônia e a Alemanha, e era uma forma de ter uma massa que aguentasse um armazenamento maior, em uma era onde não existia geladeira para guardar os alimentos. 

Depois, esse doce chegou à Itália, e passou a ser muito feito em épocas de carnaval, pois era fácil de distribuir e de comer enquanto celebravam a data festiva. 

Veio para o Brasil junto com a imigração italiana, mas aqui acabou sendo totalmente desassociado do carnaval e passou a figurar nas padarias e confeitarias como mais um doce para ser escolhido.

Por aqui, também pode ser encontrado com o nome cavaquinho pois lembra o formato do instrumento ou também de calça virada, mas o nome é o de menos, o que importa é que esse doce é uma delícia, e você vai poder fazer ai na sua casa com essa receita super fácil e prática, confira:

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de vinagre branco ou pinga
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 1 unidade de ovo
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 6 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sobremesa) de fermento químico em pó
  • Açúcar misturado com canela, para polvilhar a gosto
  • Óleo de milho a gosto

Como Fazer

  1. Misturar os ingredientes até ficar uma massa que não grude nas mãos.
  2. Se for necessário, coloque um pouco mais de farinha de trigo.
  3. Abra com rolo em superfície enfarinhada.
  4. Corte tiras no tamanho desejado.
  5. Faça um corte no meio e passe uma ponta por dentro, virando, para dar o formato torcido característico
  6. Frite em óleo não muito quente para que possa assar bem por dentro e criar a crosta por fora.
  7. Descanse sobre papel toalha.
  8. Polvilhe açúcar e canela.

Essas quantidades vão render cerca de 65 unidades, o que é uma boa para quem pretende fazer uma grana extra, pois você pode por em saquinhos de 10 cada e vender por ai, clientes não vão faltar para apreciar essa delícia.

E até nessa ideia de ter opções para vender se for seu desejo, temos algumas variações de cueca virada que são maravilhosas:

Massa crocante com praticidade

Além da cueca virada que utiliza esse tipo de massa mais robusta, tem outras receitas nessa mesma linha que talvez você possa gostar e aumentar o seu portfólio.

Massa crocante com praticidade

Confira três delas que separamos com todo carinho para você:

Chipa

A chipa é um prato que usa uma massa parecida com a do pão de queijo, mas a consistência é mais durinha, mais crocante e tem o formato característico de lua. A normal é uma delícia, essa versão recheada então é um nível acima. Experimente.

Bolinho de Sol

Também pode ser chamado de bolinho de chuva salgado. Essa receita é ótima pois é super prática para ser um lanche para as crianças, já que não vai açúcar e a massa é bem leve. 

Sirva quentinho com café e tenha um lanchinho delicioso de meio de tarde.

Bread sticks / palitos de pão

Para finalizar uma opção maravilhosa para os happy hour, esses palitos de pão são gostosos, crocantes e deliciosos para comer com um patezinho tomando uns drinks.

Nesses tempos de ficar em casa, é uma ótima opção para beliscar tomando uma cerveja e ouvindo umas músicas da sua preferência. Experimente.

Por fim, além da receita simples e prática de cueca virada, você também levou algumas dicas ótimas para fazer snacks caseiros para beliscar na hora do lanche, ou até, quem sabe, fazer uma renda extra, que é sempre muito bem vindo.

Faça essas receitas em casa e compartilhe os resultados com a gente.

Bon appetit!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: