Desde a receita original que surgiu lá na Rússia do século XIX, o strogonoff passou por adaptações para caber melhor no dia a dia das pessoas. Aqui mesmo no Brasil tem vários preparos diferentes, e praticamente todos com algo em comum: o creme de leite.
Então vem com a gente aprender a fazer um strogonoff de respeito e qual o melhor uso para o creme de leite.
Boa leitura.
Posso fazer com creme de leite fresco?
Uma dúvida que às vezes surge para quem vai preparar um strogonoff é se o uso do creme de leite de caixinha ou o fresco fazem diferença no resultado final.
De maneira geral, as principais diferenças estão no teor de gordura, ou seja, quanto mais fresco mais gorduroso será o creme de leite, portanto dará mais sabor e cremosidade para o molho do seu strogonoff.
No entanto, é preciso levar em consideração qual o objetivo, pois se a ideia é fazer uma versão mais rápida, não é tão necessário usar o creme de leite fresco, principalmente pelo fato de não ser tão pasteurizado quanto o de caixinha, ele pode talhar e aí desandou a receita, sem falar que normalmente o creme fresco é um pouco mais caro.
No fim das contas, você consegue bastante sabor e cremosidade com o creme de leite de caixinha, e o que mais vai ajudar seu strogonoff ser um sucesso é usar ingredientes de qualidade como um todo.
Receita de strogonoff
Essa é a versão mais tradicional de se preparar um strogonoff aqui no Brasil, pois o frango é uma carne mais em conta, por isso esse preparo é bem mais acessível.
Vamos ao passo a passo:
Ingredientes
- Peito de Frango 500 gramas
- Óleo de soja a gosto
- Molho de tomate 1 pacote
- Cebola 1 unidade
- Alho 3 dentes
- Creme de Leite 1 caixa
- Orégano a gosto
- Sal 1 pitada
- Pimenta-do-Reino Branca 1 pitada
Como fazer strogonoff
- Em uma panela coloque o óleo e doure a cebola e o alho.
- Junte o frango e deixe refogar bem.
- Acrescente o molho de tomate e tempere com sal, pimenta e orégano. Deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutinhos.
- Abaixe o fogo e junte o creme de leite e mexa sem parar por 3 minutos.
- Ajuste os temperos e já está pronto.
- Sirva com batatinha palha, fica uma delícia!
Nessa versão também não usamos o champignon justamente para deixar mais em conta, porém fique a vontade para utilizar, e no final tem dicas de outros cogumelos.
Por ora, aproveite para aprender essas variações abaixo:
Outros cogumelos além do champignon
O preparo clássico de strogonoff por aqui leva o champignon, que é um tipo de cogumelo muito gostoso, mas é possível variar e levar novas texturas para este preparo com outros tipos de fungos.
Existe uma fauna gigantesca de cogumelos e alguns são super em conta, até mais que o champignon, como por exemplo o shimeji e o shitake, que atualmente pode ser encontrado em pequenos produtores ou mesmo ser cultivado em casa com técnicas bastantes simples.
Agora se você quer deixar o prato um pouco mais sofisticado, pode usar cogumelo paris ou porto belo, que são mais carnudos e tem uma textura mais durinha. O funghi secchi também é uma opção bastante saborosa com uma textura um pouco mais crocante.
Se possível, faça um mix de cogumelos e assim tenha várias texturas diferentes no seu strogonoff.
Por fim, use para fazer versões vegetarianas de strogonoff só com cogumelos e não carnes, e se quiser ir além e deixar vegano, pode usar creme de leite de amêndoas que fica super saboroso e cremoso.
Experimente fazer esse strogonoff e compartilhe com a gente os resultados.
Bom apetite.