O parceiro de festas do brigadeiro, que por muitas vezes rouba a preferência dos convidados, chegou até você com uma receita infalível.
O beijinho é essa delícia de coco que merece destaque, então vamos aprender mais sobre suas origens, e claro, uma receita ótima para ter docinhos em casa quando quiser.
Boa leitura.
Um beijo para o branquinho do sul
Assim como o brigadeiro, o beijinho é um doce de origem brasileira, e mais uma vez é daquelas receitas que se beneficiou da fartura de ingredientes que nosso país tem.
O que se sabe sobre sua origem é que José Ferreira Mendes, um homem rico que estudou gastronomia na França e resolveu experimentar a área da confeitaria, e dentre as várias receitas, descobriu algo semelhante ao que é o beijinho hoje.
Na sua época o preparo não fez o sucesso que ele esperava, o que o fez se desiludir com a culinária. Porém, anos depois, quando sua filha Isabelle encontrou as anotações do pai e, intrigada, resolveu adicionar o leite condensado à receita original para deixar uma consistência mais mole.O resultado foi o beijinho que temos até hoje, e esse sim fez sucesso não só no Brasil, mas também na França, pois Isabelle fez questão de levar o legado do pai adiante e com certeza deu orgulho a família.
Uma curiosidade: o brigadeiro era chamado também de “negrinho” antigamente, e nos estados do Sul do país o beijinho também pode ser encontrado pelo nome de “branquinho”, o que reforça mais uma vez como esses docinhos se complementam, sendo quase um yin-yang da confeitaria brasileira, rs.
Receita de beijinho
O beijinho tem suas variações, então optamos pela receita mais básica para você aprender e fazer. Depois pode incrementar como quiser.
Ingredientes
- Leite condensado 1 lata
- Manteiga 1 colher (sopa)
- Coco ralado 100 gramas
- Coco ralado a gosto
Como fazer beijinho
- Em uma panela adicione a manteiga e adicione o leite condensado.
- Leve ao fogo e mexa sem parar até desgrudar da panela.
- Desligue o fogo e adicione o coco ralado.
- Passe para um prato e deixe esfriar.
- Enrole os beijinhos e passe no coco ralado.
Essa em si é a versão mais comum, mas se quiser mais praticidade ou sabores diferentes, confira essas 4 opções que separamos:
- Beijinho de Coco com leite em Pó
- Beijinho e Bicho de Pé no Potinho
- Beijinhos com Flocos Crocante
- Beijinho de Microondas
Receitas que representam aconchego
Um docinho com nome de beijinho já denota um carinho envolvido, fora que tem uma identificação grande com a nossa infância, então ao comermos não é apenas o sabor que encanta, mas também as memórias que vem junto.
E nessa linha surgiu o conceito de comfort food que basicamente são pratos que representam essa experiência aconchegante de se alimentar bem, de forma mais lenta, indo na contramão da correria dos fast foods.
Mas um prato não precisa ser rebuscado ou demorado para ser comfort, basta representar algo bom para quem vai comer, como uma sensação de aconchego ou mesmo memórias de um momento feliz.
Por isso, separamos receitas que têm essa característica deliciosa e aconchegante de comer bem.
Ovos Mexidos com Presunto e Queijo
Para começar o dia bem alimentado, uma ótima ideia são os ovos mexidos com presunto e queijo, que é um preparo simples, mas cheio de sabor.
Essa é uma boa opção para quando você quer surpreender uma pessoa querida e levar um café na cama, pois tem tudo que precisa para começar o dia bem alimentado.
Misto Quente no Tostex
Esse tem gostinho de infância para quem cresceu nos anos 90, começo dos anos 2000, apesar de existir até hoje.
O misto quente no tostex é um dos sanduíches mais simples que tem, porém tem tanto aconchego e sabor envolvido que se torna um dos melhores.
Uma dica para turbinar ainda mais é usar mais de um queijo, por exemplo, mussarela e prato combina bem com o presunto magro.
Bolo de Fubá Cremoso Simples
Para finalizar um bolo com sabor de sossego e aroma de fazenda.
O bolo de fubá cremoso dispensa comentários e é tão simples de fazer que é difícil acreditar que fica tão gostoso.
É um prato que desperta memórias boas e pode ser servido em família para que vocês criem novas lembranças de comer juntos essa delícia.
Conforto é comer bem
Comer melhor é um hábito, que não quer dizer abdicar das coisas que a gente gosta. Tem mais a ver com equilibrar nossos cardápios e ter os momentos para extravasar.
Portanto, podemos definir que para cada pessoa pode existir um tipo de comfort food diferentes, porém apostamos que o beijinho é quase uma unanimidade, pois se você foi em algum aniversário quando criança, ele estava lá na mesa lado a lado com o brigadeiro.
Faça essa receita de beijinho em casa e resgate o sabor desses momentos deliciosos.
Bom apetite.